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Guia para Gestores de Escolas

Fique de Olho – Sistemas eletrônicos de segurança

Matéria publicada na edição 21 | outubro 2006 – ver na edição online 

Aliados contra a violência

Escolas devem investir em equipamentos que previnam assaltos, seqüestros e vandalismo.

Infelizmente, as escolas não estão livres das ameaças da violência urbana. Equipamentos eletrônicos de segurança, como alarmes, câmeras e sistemas de proteção perimetral, são as maiores armas das escolas para a proteção do patrimônio e até mesmo para garantir a segurança de alunos e funcionários.

Estevam Barros, sócio-proprietário da Spy Segurança Eletrônica, orienta que as escolas procurem empresas com tradição no segmento, que conheçam muito bem os equipamentos disponíveis e possam oferecer as melhores soluções. “É preciso entender as necessidades de cada cliente. Um quer segurança contra invasões, outro contra vandalismo interno”, aponta. No mercado há 17 anos, a Spy desenvolve um projeto específico para cada caso, podendo incluir CFTV, proteção perimetral e controle de acesso. Segundo Barros, o Circuito Fechado de TV tem uma função inibidora e preventiva da violência. “Ao mesmo tempo, o CFTV pode ser corretivo, porque grava as imagens e o cliente tem elementos para provar quem cometeu algum delito”, diz. Conforme o empresário, a grande maioria dos sistemas de CFTV comercializados é digital. O sistema digital exige um computador, equipado com placa e software específicos para a visualização das imagens das várias câmeras. “Porém, o mercado já está migrando para o sistema stand alone, um sistema específico para gravação de imagens, que são gravadas em HD e dispensam o uso do micro”, compara.

A Embra também atua na área de segurança eletrônica, com CFTV, controle de acesso, alarmes e monitoramento de alarmes e imagens. Mário Sérgio Eleutério Sinokava, diretor da empresa, afirma que a gravação de imagens pelo sistema stand alone, também chamado de DVR autônomo, tem vantagens sobre o sistema que utiliza o computador. “O DVR autônomo tem um processador interno que faz todo o gerenciamento das imagens. Muitas vezes, o sistema digital que utiliza um micro dá problemas, pois o computador é um equipamento que não foi feito para ficar ligado o dia todo e o sistema operacional pode travar”, justifica. As câmeras também têm novidades. A Embra trabalha com câmeras tipo day/night: durante o dia as imagens são coloridas; quando escurece, as imagens passam para preto e branco. “Esse tipo de câmera une as vantagens das coloridas e das preto e branco”, conta. As câmeras também podem contar com canhão de infravermelho, permitindo melhor visualização de imagens noturnas. Mário Sérgio também recomenda para escolas os sistemas de controle de acesso, sejam os com cartão de proximidade, com código de barras ou de leitura biométrica. “Esse último sistema já está com um custo mais acessível e pode ser implementado em locais mais reservados da escola, onde só determinados funcionários têm acesso”, avalia. Outro serviço da Embra é permitir que imagens da escola sejam visualizadas pelos pais via Internet. A escola de Educação Infantil bilíngüe Bright Kids é uma das clientes da Embra. Através de uma senha, pais podem assistir a imagens de algumas câmeras. A Embra trabalha com venda e locação de equipamentos e dispõe de um show-room em sua sede, possibilitando aos clientes conhecer um sistema em funcionamento.

Oferecer imagens da escola via Internet pode se transformar num diferencial para as escolas. Eduardo Cruz, diretor da Edumac, tem percebido que esse tipo de serviço está se tornando uma tendência entre as escolas. A Edumac, há cinco anos no mercado, pertence ao mesmo grupo da Emseg, que há 15 anos atua na área de prestação de serviços. “Desde que o pai possua Internet de banda larga, ele pode visualizar imagens do filho na escola em tempo real”, diz. As câmeras nas áreas externas e na entrada do colégio funcionam como medida preventiva para atos de vandalismo e também contra seqüestros de alunos. “Costumamos instalar câmeras que acompanhem a saída dos alunos até o carro dos pais. Essas imagens gravadas podem até ajudar a polícia na solução de algum incidente”, constata.

A Edumac conta com uma central de monitoramento própria, com condições de monitorar os alarmes e as imagens. Na opinião de Eduardo, o monitoramento de alarme dá mais segurança para o diretor na defesa do seu patrimônio. Em caso de invasão, o alarme dispara na central de monitoramento. Já com o monitoramento de imagens, a empresa pode visualizar o que está acontecendo e tomar as medidas necessárias.

Para conhecer a realidade da escola a Edumac faz um levantamento técnico, apontando as necessidades de cada local. “Avaliamos a área de alcance de cada câmera. Há locais em que o sol bate de frente e precisamos de uma lente diferente para obter uma boa imagem”, diz. Outro tipo de câmeras são as IP, que não exigem estrutura de cabeamento. “As câmeras são mais caras mas o cliente economiza na infraestrutura do cabeamento”, completa.
Áreas como pátio, corredores, estacionamento, entrada e recepção são pontos fundamentais para receber câmeras. Para Letícia Tamura, da Yayosh, salas que precisam ser mais protegidas costumam receber sensores de porta ou de infravermelho ligados ao alarme. “Costumamos proteger ambientes como salas de direção, de vídeo ou de informática”, enumera. A Yayosh, há cerca de 15 anos no mercado, oferece alarme com monitoramento 24 horas, cerca elétrica e CFTV nos sistemas digital ou analógico. O sistema analógico grava as imagens em fita. Já o digital grava no HD do computador. Cada computador permite a visualização de até 16 câmeras. “Um dos problemas do analógico é que as imagens são gravadas sem interrupção, mesmo que não haja movimento no ambiente, ocupando muito espaço na fita. Já o digital só grava imagens com movimento”, compara.

Albano Lopes, consultor comercial da AMF Segurança, que em 2007 completa 10 anos de mercado, recomenda os sistemas de CFTV digitais. “Os analógicos estão ultrapassados. Seria o mesmo que comprar um videocassete. Os sistemas digitais têm grandes vantagens sobre os analógicos, tanto na qualidade como na quantidade de imagens gravadas. Há ainda a facilidade de acesso à gravação e de fazer cópias de segurança, além do recurso de acesso remoto via Internet”, garante. Albano acredita que a instalação de câmeras na escola permite ao diretor um melhor controle operacional e patrimonial. É possível proteger ambientes internos da escola, o perímetro, áreas de acesso e tesouraria, entre outros. Disponibilizar imagens para os pais é outra opção. “A procura é muito grande, especialmente das escolas de Educação Infantil”, finaliza.

SERVIÇO
AMF
(11) 6813-0400
www.amfseguranca.com.br

Edumac
(11) 4496-2628

Embra
(11) 2577-0549
www.embraseg.com

Spy
0800-117799
www.spyseg.com.br

Yayosh
(11) 6192-7311
www.yayoshalarmes.com.br
[email protected]

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