Fique de Olho — Viagens e estudos do meio

Matéria publicada na edição 56 | Março 2010 – ver na edição online

Uma forma lúdica e divertida de aprender.

Por Rosali Figueiredo

No portfólio de serviços que as escolas costumam oferecer aos pais e alunos, os estudos do meio representam hoje item obrigatório e vão além da ação de marketing. Eles constituem uma estratégia importante da política pedagógica das instituições, pois oferecem aos estudantes a oportunidade de verificarem in loco, nas visitas a cavernas, fazendas históricas, museus, plantações de cana-de-açúcar, nascentes de rios, entre muitas outras opções, os conhecimentos apresentados nas salas de aula. Outra grande vantagem é que os alunos aprendem de maneira lúdica e descontraída, engajando-se na observação de fenômenos e objetos variados, trocando experiências e estimulando os colegas a ampliarem o foco de entendimento do assunto.

Também as viagens das turmas, especialmente nas formaturas dos ciclos escolares, representam uma agenda inevitável, a tal ponto que o mercado cresce e se sofistica para atender a demanda da área da educação. A CVC Central do Estudante, por exemplo, surgiu há cinco anos como uma unidade de negócios própria do Grupo CVC, um dos maiores do mercado de turismo e viagens no Brasil. Esta divisão foi criada especialmente para realizar “viagens de formaturas e aculturamento, estudos do meio e intercâmbios”, afirma o professor e diretor comercial Rodermil Pizzo. Mais do que garantir toda a infraestrutura e operacionalização do serviço, a CVC Central do Estudante organiza eventos durante as viagens, como colação de grau a bordo de um navio ou em um resort, além de bailes e jantares, “mas sempre associados a uma viagem”.

Segundo Robermil, a unidade de negócios é composta em sua diretoria por professores, “o que nos possibilita entender a dinâmica e a necessidade de cada grupo”. “Também ressaltamos que nossa expertise permite colocar aos alunos, professores e pais produtos turísticos nacionais e internacionais com a credibilidade de quem faz isso há 37 anos”, afirma. O fato de ser operadora, com grande volume de vendas, além de possuir frota e rede própria (avião, hotéis, pousadas, ônibus, etc.), possibilita à CVC Central do Estudante “praticar preços menores no mercado e honrar com qualidade todos os seus compromissos”.

Robermil destaca que os locais mais procurados para os estudos do meio são “o Vale da Mantiqueira, Ubatuba, Curitiba, o Circuito das Águas e hotéis instalados em fazendas no Interior de São Paulo”. Já as viagens de formatura e confraternização têm como destinos principais Porto Seguro e Fortaleza, mas cresce atualmente a procura pelos cruzeiros marítimos. O diretor observa que toda a programação é acompanhada por professores. No caso dos estudos do meio, “o acompanhante domina a região ou o local visitado” e conta também com guias especializados. Já as demais viagens contemplam a presença de um pai a cada grupo de vinte alunos.

Na Joca Eventos & Turismo o crescimento dos negócios também faz parte de sua trajetória. Iniciada em 1997 por Jorge Aparecido de Jesus, que havia atuado com produção de eventos junto a estudantes para programas de televisão, a Joca Eventos ganhou o reforço do sócio Gilmar Inocêncio de Paula, com experiência em turismo e hotelaria. “Nessa junção entramos no mercado de hotelaria e passagens aéreas”, afirma Jorge Aparecido. Atualmente, a empresa oferece viagens de formaturas, excursões diversas, incluindo estudos do meio, além de acampamentos e palestras para estudantes (motivacionais e de educação financeira), afirma Jorge.

Segundo ele, os estudos do meio e viagens às fazendas históricas estão entre os serviços mais procurados. Entretanto, a empresa não trabalha com destinos fechados, mas “desenvolve projetos conforme as necessidades de cada escola” e disponibiliza profissionais da área “para atender os estudantes com várias oficinas”, ressalta. Os roteiros ou programas variam conforme a idade dos estudantes. Trabalhar com pacotes diferenciados representa um dos seus principais diferenciais, destaca Jorge Aparecido. “Dispomos ainda de uma equipe de monitores e coordenadores altamente treinados, que acompanham o grupo durante toda a viagem, com seguro, atendimento médico e toda a assistência necessária para que os alunos sintam-se em casa”. Outros diferenciais da empresa, complementa Jorge Aparecido, são as palestras e “um atendimento voltado à preocupação constante com a satisfação de nossos clientes”.

Serviço:

CVC Central do Estudante