Dica — Fugindo da Rotina

Matéria publicada na edição 95 | Fevereiro  2014 – ver na edição online

O estresse já é um velho conhecido dos adultos. A correria cotidiana, prazos, pressão de todos os lados, trânsito, mil afazeres. Mas você sabia que as crianças também podem ser acometidas por este mal que se torna cada vez mais comum na humanidade? A mudança de rotina, adaptação em novo ambiente, bullying, excesso de atividades, são algumas causas para o estresse infantil. E sabemos, que a melhor maneira de evitar o estresse é fugindo da rotina, realizar atividades prazerosas, longe das cobranças diárias. Por isso, preparamos essas dicas de passeios. Para que adultos e crianças possam curtir e relaxar.

Anteriormente, tratamos de estudos do meio e as vantagens de se aprender brincando, como comenta Monica Bernardino Mazzo, Mestre em Educação, Arte e História da Cultura e diretora Pedagógica de conceituado Colégio em São Paulo “essa junção proporciona um aprendizado mais prazeroso. A criança incorpora os conceitos com mais facilidade porque aprende brincando. Estimula o raciocínio, a resolução de problemas, a exploração e a investigação. É a teoria caminhando com a prática”. Com certeza, passear aprendendo é um ótimo meio de explorar a capacidade da criança de modo que esta não se sinta pressionada e tenha prazer ao aprender. Mas é importante salientar que o papel dos pais é primordial, sempre. E passear é preciso!

Monica Bernardino Mazzo, cita algumas considerações para que os pais possam planejar o passeio, e o execute de modo tranquilo e cita exemplos que podem agradar a família toda.

Onde ir
Teatro infantil, passeio a lugares históricos, visita a fazendinhas com animais e plantações – ampliam a visão de mundo e a bagagem de conhecimento da criança.

O que considerar
Local apropriado à faixa etária;
Atendimento às necessidades básicas da criança;
Acompanhamento e orientações;

E vamos à diversão!

PESM – Núcleo Itutinga-Pilões:
um refúgio da natureza entre a serra e o mar Situado entre a cidade de São Paulo e a Baixada Santista, o Núcleo Itutinga-Pilões do Parque Estadual Serra do Mar é um reduto de preservação em meio a duas regiões metropolitanas. Para quem viaja da capital ao litoral paulista, nesta unidade de conservação ainda é possível encontrar um remanescente do bioma Mata Atlântica, com fauna e flora endêmicas e muita água pura. São diversas as opções de lazer e educação ambiental, voltadas para a comunidade do entorno e turistas. As trilhas oficiais contemplam o contato com a natureza e as riquezas histórico-culturais da região, representadas por monumentos e ruínas que remontam o período da colonização do Brasil. Para realizar as trilhas com conforto e segurança, a dica é agendar o passeio previamente e contar com o acompanhamento de um monitor ambiental ou guia credenciado.

Agende sua visita e divirta-se!
[email protected]
Telefones: (13) 3377-9154 / 3361- 8250, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
O endereço da sede é Estrada Elias Zarzur, Km 8 s/no – Cubatão -SP.

SESC SANTO ANDRÉ
Programa de turismo Social do Sesc São Paulo Pioneiro na modalidade, o Programa de turismo Social do Sesc São Paulo é opção para quem deseja o enriquecimento das experiências simbólicas e de vida, adquirindo conhecimentos, ao mesmo tempo em que realiza sua própria leitura do mundo. O Programa de Turismo Social do Sesc São Paulo – idealizado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) na década de 50 – tem o objetivo principal de ir além dos pontos turísticos, oferecendo produtos com conteúdo e qualidade operacional, capazes de atuar como instrumentos de educação informal, valorizando o indivíduo ao estimular a autonomia pessoal, a interação e o contato com expressões e modos diversos de pensar e agir.

Mais informações sobre programa- ção completa acesse:
www.sescsp.org.br
Unidade Santo André: rua tamarutaca, 302, Vila Guiomar | tel: 4469-1200

A Cidade do Livro
É um espaço cenográfico tematizado, no qual milhares de crianças se divertem todos os anos. O grande diferencial é que este projeto é altamente educativo e ajuda a formar desde cedo o hábito da leitura. Nos vários ambientes distribuídos por uma área de dois mil metros quadrados com forte apelo visual, os visitantes aprendem a importância dos livros e abordam temas transversais: saúde, meio ambiente, pluralidade cultural, ética e cidadania.

Projeto Kids – Faixa etária de 3 a 8 anos
Uma viagem inesquecível!
Em uma livraria infantil, as crianças embarcam para uma cidade cenográfica por meio de uma coleção de livros gigantes, com personagens que interagem e ensinam a importância do livro e ajudam a formar, desde cedo o hábito da leitura.

Projeto Teens – Crianças entre 9 e 12 anos
Mistério e conhecimento!
O passeio é marcado pelo clima de mistério, aventura e descoberta. com a ajuda do Detetive Xerox Holmes, os alunos iniciam uma investigação em uma editora abandonada. A cada novo mistério desvendado, o grupo aprende sobre o universo do livro e da leitura, explora o trabalho em equipe, a percepção e seus conhecimentos gerais, trabalhando medos, ansiedades e limites.

Mais informações: (11) 5627-6500
www.cidadedolivro.com.br