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Informe — Adolescentes da Fundação CASA e da zona rural de Votuporanga recebem as primeiras Bibliotecas Jovem do IBL

Projeto que mistura leitura, música e artes será implantado no interior paulista e também na unidade Vila Guilherme da Fundação CASA para menores infratores em São Paulo

O Instituto Brasil Leitor (IBL) inaugurará em Votuporanga, em junho, e na unidade Vila Guilherme da Fundação CASA, em São Paulo (prevista para agosto), as primeiras unidades da Biblioteca Jovem, projeto de incentivo à educação e leitura desenhado especificamente para adolescentes. A Biblioteca no interior paulista será implantada na escola CEM Profº Orozimbo Furtado Filho, zona rural do município, em parceria do IBL com a Prefeitura Municipal de Votuporanga; na Fundação CASA, a parceria é do Instituto com a própria Fundação. “Nesses espaços, os jovens deixarão de ser invisíveis e serão constantemente provocados a criar, refletir sobre o mundo e irão vivenciar experiências diferenciadas a partir da associação da leitura com outras formas de linguagens. Queremos dar voz a eles”, afirma Ivani Nacked, diretora do Instituto Brasil Leitor.

Para atender às necessidades dos jovens tanto da escola rural quanto do centro de atendimento socioeducativo, estão sendo realizados estudos específicos sobre o comportamento deles, com cuidados especiais para a escolha dos livros que formarão os acervos das duas bibliotecas. “Focaremos em obras e conteúdo que mostrem as possibilidades de evolução fora do ambiente de carência e violência comum a esses jovens. Além disso, a Biblioteca Jovem tem outras formas de expressão, como grafite e música, que remetem ao cotidiano dessa turma, demonstrando que leitura e oportunidades estão ao alcance”, explica a especialista.

Para Alaor Francisco Fonseca Junior, diretor da Casa Vila Guilherme da Fundação CASA, “a Biblioteca Jovem será uma oportunidade para estes jovens que são vistos como pessoas excluídas pela sociedade. Com ela, teremos uma estrutura adequada, com bons livros, enfim, condições para realizar trabalhos pedagógicos com mais qualidade direcionando professores e adolescentes a um contexto educativo mais profundo na perspectiva de fomentar habilidades como leitura e escrita”.

O processo de implementação das Bibliotecas Jovem na Fundação CASA e Votuporanga também prevê um acompanhamento por parte do Instituto Brasil Leitor para todos os profissionais que interagem com os jovens possam ser devidamente orientados sobre os conceitos que norteiam a construção e uso da biblioteca: educação com liberdade e protagonismo infanto-juvenil num espaço que permite o uso de múltiplas linguagens.

Em Votuporanga, a Biblioteca Jovem deve atender cerca de 131 adolescentes da região. Eles são estudantes do ensino Fundamental I e possuem entre 6 e 14 anos. Já na Fundação CASA, serão 107 jovens de primeira internação, os quais já cumpriram outras medidas socioeducativa como prestação de serviço à comunidade, liberdade assistida e internação sanção, terão acesso à novidade.

Sobre a Biblioteca Jovem

O IBL acredita que a leitura e a escrita são fundamentais para inserir o indivíduo em processos de comunicação e convivência em sociedade e a Biblioteca Jovem é o mais novo formato de projeto do Instituto. Além dos livros, e espaço dispõe de uma rica variedade de materiais com os quais os jovens poderão desenvolver o hábito e gosto pela leitura tais como: acervos de jogos, multimídia, CDs, DVDs, jornais e revistas, além de painéis de grafite e pinturas. “Tudo o que contribui para formação de um jovem crítico, criativo e protagonista associado à realidade cotidiana e aos temas de aprendizagem referente à sua etapa escolar pode ser utilizado nas atividades da biblioteca”, explica Ivani Nacked.

Cabe aos educadores das bibliotecas o papel de estimular os alunos e oferecer liberdade para que eles se tornem construtores do seu próprio processo de conhecimento. Esses profissionais também devem estar abertos às inovações propostas pelos jovens.

Sobre o Instituto Brasil Leitor (IBL)

O Instituto Brasil Leitor (IBL) destina seus esforços a projetos de educação e incentivo à leitura. Além das Bibliotecas Jovem, o Projeto “Ler é Saber” do IBL está baseado em mais dois modelos de bibliotecas, todas idealizadas e geridas pelo Instituto:

– Bibliotecas Primeira Infância – destinada a crianças de zero a 6 anos, estimula a leitura por prazer de forma a preparar a criança para a alfabetização através da ludicidade associando o ler com o brincar;

– Bibliotecas Comunitárias – implantadas em diversas cidades do Brasil, criam um novo espaço de estímulo à vida cultural em empresas, estações de metrô e trem e terminais de ônibus;

No total, as bibliotecas do IBL contabilizam mais de 1,34 milhão de empréstimos e 139 mil sócios. O acervo geral tem cerca de 243 mil livros.

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