Instituto Brasil Leitor: Livros vistos com outros olhos

A Revista Direcional Escolas visitou o Instituto Brasil Leitor que é responsável pela mudança e implantação de diversas bibliotecas em escolas espalhadas por todo o país. Além de atuar em escolas, o Instituto visa proporcionar mais leitura e cultura por meio de prestação de serviços e estudos e pesquisas usados como referências.

Conhecido por realizar projetos e construir bibliotecas que modificam a relação dos alunos com os livros, o Instituto Brasil Leitor abriu as portas para a Revista Direcional Escolas no último dia 11 de março. Desde cedo, aprendemos que biblioteca é um lugar não muito agradável por ser usada como punição para aqueles que não obedecem as regras do meio escolar. Sendo assim, muitos ainda torcem o nariz para a leitura dos livros e espaços dedicados à eles. O trabalho realizado pelo Instituto Brasil Leitor visa mudar essa mentalidade e trazer as crianças cada vez mais cedo  para o convívio com os livros.

IBL-1

A Biblioteca Primeira Infância atinge crianças de 0 a 6 anos e cria um ambiente lúdico que permite que a criança junte brincadeira com livros. Isso permite que a relação com os livros cresça naturalmente e sem grandes desafios. O mais importante é criar a mentalidade que somos seres leitores e os livros estão do nosso lado como ferramenta de um processo de aprendizagem. No final do processo, a criança aprende que é natural e divertido ler e começa a incluir os livros em suas brincadeiras diárias. Os móveis da Biblioteca Primeira Infância são planejados com o fim de ajudar a tornar a biblioteca um lugar de prazer. Toda madeira é reciclada e o planejamento  forma espaços temáticos para determinadas áreas do saber. O Instituto brasil Leitor (IBL) já implantou 80 bibliotecas em diversas escolas espalhadas pelo Brasil.

IBL-2

A Biblioteca Jovem é criada para jovens de 6 a 17 anos. O prazer da leitura é associado com arte e cultura. A biblioteca é formada com o fim de estimular o gosto pela leitura em crianças e jovens que buscam uma boa formação intelectual. Desde o começo, o espaço é criado e formulado pelos próprios alunos em parceria com os professores das escolas. A decoração e até as regras principais dos usos e empréstimos de livros, os alunos participam e opinam. O espaço não conta com somente livros e cadeiras e sim com instrumentos de cultura como computadores, instrumentos musicais, jornais, revistas, acervos multimídia e etc. Tudo isso tem como objetivo tornar o lugar mais prazeroso e tornar a biblioteca um setor de referência da escola.

ibl-3

O IBL vem ajudando crianças e jovens a desenvolverem o gosto pela leitura em mais de 144 bibliotecas criadas. Além disso, mais de 1,5 milhão de livros já foram emprestados com suas idealizações. Promovendo a leitura, já conseguiu mudar o ambiente escolas e construiu verdadeiros espaços de saber e cultura.

IBL-4

Saiba mais: