Jovem brasileiro conquista estágio nas principais empresas de tecnologia no mundo

Google, Amazon e Facebook compõem programa de estágios de estudante de 21 anos

O processo para ingressar na empresa dos sonhos é difícil e requer preparo. Anualmente, cerca de 2 milhões de candidatos tentam entrar no Google, tido mundialmente como uma das melhores empresas para se trabalhar. Horários flexíveis, escritórios em mais de 40 países e diversos jogos espalhados pela companhia estimulam a criatividade e a produtividade dos funcionários e colaboradores.

Em meio a milhares de aspirantes a uma vaga, o ex-estudante do Poliedro, César Ilharco Magalhães, de 21 anos, obteve destaque na seleção de profissionais e efetuou um estágio com duração de quatro meses em uma das filiais da empresa em Estocolmo, na Suécia. Focado em pesquisa e desenvolvimento, o estágio faz parte do programa de mestrado da École Polytechnique, uma das mais prestigiadas escolas de engenharia francesa.

Mesmo com a conquista, César não se deu por satisfeito. Com o objetivo de aprender novas tecnologias e ideologias corporativas, ele participou de uma seleção na Amazon Web Services, que hoje lidera a computação em nuvem, sendo maior que seus concorrentes Microsoft, IBM, Google e Salesforce somados, e ingressou no final de agosto no novo estágio.

A ideia de César é permanecer na Amazon até dezembro deste ano, aprendendo e contribuindo ao máximo e, em janeiro de 2016, começar um estágio no Facebook, outra empresa que figura entre as mais valiosas e competitivas do mundo, e na qual já foi selecionado.

Para alcançar os empregos almejados, a preparação que teve na Turma ITA, do Curso Poliedro de São José dos Campos, foi preponderante. “Os professores e coordenadores contribuíram para viabilizar minha escolha da carreira. Na época, a decisão de prestar o vestibular do Instituto Tecnológico de Aéronautica (ITA) partiu de mim e contou com o suporte da instituição”, afirma Magalhães.

Ele explica que o preparo para ingressar no ITA, na Polytechnique e nas empresas globais foi muito semelhante. “No Poliedro aprendi que, tendo um objetivo em mente (passar no ITA), uma boa solução é ter planejamento, distribuindo o programa do vestibular ao longo do ano, e então cumprí-lo. Além dessa importante metodologia, o Poliedro me condicionou para resolver problemas de maneira rápida e correta, ponto fundamental para entrar no Google”, exemplifica.

Após análise de currículo, o processo de seleção do Google e da Amazon Web Service é feito por meio de entrevistas técnicas. As questões visam avaliar competências específicas e, principalmente, como o candidato analisa e resolve problemas. Ao decidir fazer o programa de mestrado da Polytechnique na área de computação, Magalhães percebeu que a atuação tanto no Google, quanto na Amazon Web Services e no Facebook representariam valiosas experiências. De fato, ele tem aprendido muito com essa trajetória.

De acordo com ele, é importante para os candidatos a uma vaga o conhecimento sobre o processo seletivo e a preparação, de acordo com o que a empresa espera. Neste sentido, desenvolvimento de projetos e experiência profissional em programação são pontos de destaque no currículo. Competições também contam. “Para as entrevistas, o domínio dos algoritmos e estruturas de dados mais recorrentes é requisito para escrever uma eficiente solução para os problemas. Questões de competições de programação são uma ótima forma de treinamento”, aponta.

Muito além do esperado

No trabalho desempenhado para o Google, Magalhães não precisava ter uma rotina diária. O acesso aos escritórios da empresa ocorre no modelo 24X7, ou seja, ele pode trabalhar no horário em que lhe for mais conveniente entre as 24 horas dos sete dias da semana.

A falta de regras para o horário de trabalho no Google pode parecer loucura para empresas tradicionais, porém, esse é um dos ingredientes da fórmula do sucesso da companhia. “Definir a cada dia o horário de trabalho maximiza a satisfação e ao mesmo tempo a produtividade dos funcionários. Cada hora que estive no escritório foi por espontânea vontade e gerou algum resultado. Pude visitar e trabalhar por alguns dias em Londres e Zurique”, descreve o ex-estudante do Poliedro.

E a liberdade não se limita à rotina de trabalho. Cada funcionário é responsável por escolher seus projetos e definir seus objetivos. O trabalho criativo se mistura com lazer, num ambiente com salão de jogos, sala de massagem e comidas à disposição. “Por mais que tivesse lido a respeito e conversado com colegas que já trabalhavam no Google, minhas expectativas foram superadas. É gratificante saber o impacto que se pode ter trabalhando no Google. Por exemplo, melhorias no Android podem alcançar 1 bilhão de usuários ativos”, diz Magalhães.

Na Amazon Web Services, a rotina do estudante não é muito diferente da vivenciada no Google. O ambiente de trabalho também estimula a criatividade e é bem descontraído. A empresa, segundo ele, remunera os funcionários para que possam usufruir de benefícios adicionais (academia, alimentação etc) da maneira que escolherem. “Na Amazon, utilizo novas ferramentas para diferentes objetivos, o que contribui significativamente para o meu crescimento profissional”, conclui Magalhães, com um futuro muito promissor pela frente.

Sobre o Poliedro:

O Poliedro é uma marca educacional reconhecida principalmente pelo alto índice de aprovações em universidades públicas. No Vestibular 2015, foram 4789 aprovações em 262 universidades do país, entre elas a USP (484), Unesp (292) e Unicamp (276).

Além disso, há 19 anos, o Poliedro também é o curso que mais aprova no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Em 2015, os alunos conquistaram 65 das 170 vagas disponíveis no Instituto.