Matemática também se aprende brincando

Na rede municipal de Votorantim (SP), alunos do 5º ano participam da Oficina Matemática Inteligente, que promove o ensino da disciplina de forma fácil e divertida

Quem disse que fazer conta de multiplicação é difícil? Será que a tabuada é tão complicada assim? Em Votorantim, no interior de São Paulo, aprender matemática deixou de ser um bicho de sete cabeças para os estudantes da rede municipal de ensino.

Para tornar o aprendizado da disciplina mais prazeroso e divertido, alunos do 5º ano do Ensino Fundamental participam da Oficina Matemática Inteligente, uma das muitas que acontecem dentro do Programa Escola em Tempo Integral.

“Matematicando Números e Operações” é a temática que está sendo abordada neste momento utilizando o jogo “Contas Douradas”A partir do interesse natural pelo jogo, os alunos realizam cálculos numéricos, identificando, comparando e ordenando números naturais e decimais, interpretando cada um de seus algarismos, desenvolvendo o raciocínio lógico matemático.

O jogo estimula o pensamento individual, a criatividade e a capacidade de resolver situaçõesproblema, compreendendo os conceitos da matemática por meio da ludicidade. Além disso, promove uma grande interação. Ao jogarem em grupo, os alunos precisam argumentar, negociar e considerar as opiniões de todos, o que também é ótimo para as diversas situações da vida.

“Na oficina de Matemática, os jogos ajudam a criar contextos de aprendizagem significativos, permitindo que o aluno construa seu próprio conhecimento matemático por meio da alegria e do prazer. As atividades lúdicas contribuem muito para o processo de ensino e aprendizagem”, conta a coordenadora pedagógica Cátia Caldini, da empresa Planneta.

Ao final do semestre, para fechar com chave de ouro a oficina Matemática Inteligente, será realizada uma Gincana Matemática envolvendo todos os alunos participantes.

O Programa Educação em Tempo Integral é realizado pela Secretaria de Educação de Votorantim em parceria com a empresa Planneta, que é responsável pelas equipes e oficinas educacionais. Ele é desenvolvido à tarde, no contraturno do período regular de aulas. Com isso, o aprendizado curricular é complementado com diversas atividades, de forma a manter os alunos na escola.

Além das Oficinas de Matemática, o Programa conta com oficinas de Letramento, Informática, Capoeira, Judô, Futsal, Jogos de Mesa, Artes Visuais, Música, Dança e ainda com a oficina Atividade de Alto Desempenho, que aborda temas transversais: Educação Financeira, Meio Ambiente, Saúde e Educação Sexual.