O Impacto da Solidão nas Escolas: Como a sociedade da solidão está afetando sua equipe, os professores e o resultado da sua escola
Por Roberta e Taís Bento
A solidão moderna é diferente de tudo o que as gerações anteriores já experimentaram. As redes sociais dinâmicas muitas vezes tomam o lugar das redes familiares. Temos robôs que funcionam como companhia para idosos e amigos virtuais que substituem os amigos humanos. Os jogos on-line mantêm as crianças sozinhas no quarto em vez de envolvidas em interações pessoais com os colegas. E tudo isso aconteceu tão rápido que poucos de nós perceberam o que essas mudanças provocaram na nossa vida social, nas nossas habilidades e em nosso estado de espírito. Na realidade, estamos sendo jogados de um lado para outro feito folhas ao vento, incapazes de manter a orientação, pois perdemos a noção do que é importante e de quem é importante para nós.
Dentro desse contexto, a parceria família-escola se torna um desafio, com demandas muitas vezes impossíveis de serem atendidas pela escola, ou posturas agressivas e de distanciamento dos adultos responsáveis, nos momentos em que a criança ou adolescente mais se beneficiaria da consistência na relação de seus pais com o professor e com a gestão escolar.
Ao mesmo tempo, professores e colaboradores de diversos setores da escola sentem-se esgotados, exaustos e acreditam estar no trabalho a fonte única de tanta angústia e ansiedade.
Eis o porquê a Gestão Escolar é uma missão ao mesmo tempo tão desafiadora quanto essencial para que possamos encontrar um caminho para dias mais leves, em que possamos, como adultos responsáveis, juntos, educar toda uma geração de estudantes para um futuro em que as relações humanas possam cumprir seu papel na vida de cada um de nós.
Muitos países já reconheceram a solidão como uma questão de saúde pública. Programas de combate a esse sentimento estão sendo implementados em várias partes do mundo, mas a maioria das pessoas ainda não se dá conta do impacto que ele tem no cotidiano. A solidão, quando não abordada, exacerba conflitos, gera esgotamento emocional e impede o desenvolvimento de relações saudáveis.
Entendendo a Solidão, o Isolamento e a Solitude
Para entender como a solidão afeta o ambiente escolar, é importante diferenciar três conceitos: solidão, isolamento e solitude. O isolamento é o estado físico de estar afastado de outras pessoas, o que pode gerar sentimentos de angústia e abandono. A solidão, por outro lado, é um sentimento subjetivo de desconexão, que pode ocorrer mesmo quando estamos cercados por pessoas, como no caso de professores sobrecarregados ou pais que se sentem impotentes em relação a educação dos filhos. Já a solitude é o estado de estar sozinho, mas em paz, conectado consigo mesmo.
O grande desafio para as escolas é lidar com a solidão, que pode se manifestar em professores, alunos e pais de maneira silenciosa. A sobrecarga de demandas e a falta de interações genuínas aumentam esse sentimento, afetando diretamente o ambiente escolar.
Para combater a solidão, as escolas precisam criar espaços de interação genuína entre seus membros. Uma sugestão prática é criar momentos de encontro para os professores, como um “poço” simbólico, onde possam se reunir, compartilhar experiências e simplesmente conversar. Esses encontros não precisam ter um objetivo específico, além de reforçar as conexões humanas e oferecer um espaço de descanso emocional.
Além disso, promover atos de gentileza entre os membros da equipe e os alunos também pode ter um impacto significativo. Um projeto de “gestos de gentileza” pode ajudar a criar uma cultura mais colaborativa e solidária, diminuindo o estresse e promovendo o bem-estar.
Os gestores também são afetados pela solidão. Estão sempre cuidando de todos, mas muitas vezes negligenciam a própria saúde emocional. É fundamental que os gestores também tirem momentos de solitude, para se reconectar consigo mesmos e lidar melhor com as pressões do dia a dia.
Tirar uma pausa para ler essa coluna é também uma forma de se reconectar; praticar o autocuidado e interagir com pessoas queridas são fontes cientificamente comprovadas de energia e bem-estar. Nós, do SOS Educação, temos um grupo de Gestores com os quais temos encontros mensais sobre algum tema relevante para o momento, além de levar conteúdo, pesquisas e sugestões práticas, o objetivo é também ser essa rede de apoio e deixar esse sentimento de “você não está sozinho.”
Entender e combater a solidão nas escolas é essencial para promover um ambiente mais saudável e equilibrado para todos. Com pequenas mudanças no dia a dia, como a criação de momentos de conexão e gentileza, as escolas podem aliviar o peso dessa epidemia silenciosa e proporcionar uma experiência mais leve e positiva para professores, alunos e famílias.