A Onda discute fascismo e autocracia no CinElvira desta quinta-feira, 13

O Colégio Elvira Brandão dá continuidade a seu projeto CinElvira nesta quinta-feira, 13, a partir das 14h00, com o filme alemão A Onda, drama dirigido por Dennis Gansel e estrelado por Jürgen Vogel, Frederick Lau e Max Riemelt.

CinElvira é um programa cultural considerado relevante pela direção da escola, centrado na exibição de obras que abrangem desde registros históricos importantes até conteúdos explorados nos vestibulares, de acordo com a diretora geral Maria Ester Ceccantini.

O roteiro da obra em estudo: Em uma escola da Alemanha, alunos têm de escolher entre duas disciplinas eletivas, uma sobre anarquia e a outra sobre autocracia. O professor Rainer Wenger (Jürgen Vogel) é escalado para dar aulas sobre autocracia, contra sua vontade. Decorridos poucos minutos da primeira aula, ele decide formar um governo fascista na sala.

Alunos e professor dão a esse movimento o nome A Onda. O professor perde o controle da situação, e alunos começam a propagar A Onda pela cidade, tornando o projeto pedagógico num movimento real.

A exibição do filme será seguida de debate entre alunos e professores.

Todas as sessões do projeto CinElvira são abertas à imprensa. Jornalistas interessados devem confirmar presença com a assessoria.

Sobre o Colégio Elvira Brandão

O Colégio Elvira Brandão é uma instituição centenária, criada pela professora que lhe dá nome. Está presente entre as mais conceituadas e modernas escolas da capital. Seu ensino tem como objetivo preparar alunos para atuar como agentes transformadores da sociedade, na vida acadêmica e no mercado de trabalho, pela valorização da educação, da cultura, da cidadania e dos princípios fundamentais. Várias personalidades com grandes serviços prestados à Nação brasileira, por sinal, têm no currículo uma passagem pelo Elvira Brandão, como Antonio Ermírio de Moraes, Dorina Nowill, Eva Wilma, Guilherme Afif Domingos, Etty Fraser, Paulo Autran, Raul Cutait, Roberto Setúbal, Ruy Mesquita, Julio de Mesquita Neto e Rubens Barrichello.