Conversa com o Gestor — Os impactos da Copa sobre o ano letivo
Matéria publicada na edição 95 | Fevereiro 2014 – ver na edição online
O país do futebol está em festa com a copa!
Chegou o ano tão esperado pelos amantes do esporte. As opiniões se dividem, há aqueles que acreditam ser uma conquista para o país, já que a última vez que o Brasil sediou a Copa do Mundo foi em 1950. É fato que o evento movimentará a economia do país. Especialistas apontam que o evento esportivo poderá gerar 142 bi adicionais para o Brasil. “Seria ótimo se algum percentual viesse para a infraestrutura das escolas públicas. Mas não tenho conhecimento de indicativo de que isso vá ocorrer. Como aqui se trata de escola particular não teremos nenhum benefício vinculado à organização da copa” esclarece Carlos César Marconi, diretor pedagógico do Colégio Mary Ward.
Há uma vasta discussão que gira desde 2007, ocasião em que a FIFA definiu a sede da Copa do Mundo em 2014. Os impactos da copa no Brasil é assunto polêmico e amplamente discutido. Pode-se constatar este fato ao realizar uma busca em sites de pesquisas na internet. Se por um lado, o evento esportivo fomentará o fluxo de turistas resultando em resultados socioeconômicos positivos, por outro, ainda não é possível afirmar se a infraestrutura comportará tal movimentação turística. No setor da educação a Lei Geral da Copa define que o calendário oficial deve conter 200 dias letivos, porém segundo especialistas em legislação educacional, as escolas devem seguir normas de seu sindicato a fim de resguardar-se de eventuais problemas jurídicos.
Podemos notar que a Copa não será assim tão impactante para o ano letivo. Carlos César Marconi, diretor pedagógico do Colégio Mary Ward confirma “Não houve alteração do calendário de 2014. Seguimos as orientações do Sinpro (Sindicato dos Professores) e Sieeesp (Sindicato das Escolas Particulares) que orientaram sobre o calendário. Apenas nos dias de jogos do Brasil no mês de junho a escola fará feriado escolar”.
Mas e a festa junina, tão tradicional nas escolas, como será?
Cada escola montou sua programação, em alguns casos a festa folclórica não ocorrerá, e algumas escolas aproveitarão o tema Copa para a festança do arraial como nos conta Erica Mantovani, Coordenadora do Colégio Mater Dei (São Paulo) “Nossa festa junina é sempre no começo de junho, então acontecerá antes do começo da copa, mas faremos uma festa junina verde e amarela.” E quando questionada sobre uma possível evasão de alunos em tempos de jogos, ela diz “Como os jogos são no fim da tarde, dificilmente teremos evasão, porém, aos alunos que estudam nesse período teremos telões para que possam assistir juntos. Incentivaremos a “torcida Weducation” – assistir e torcer juntos”. O fato da escola vivenciar este momento com os alunos faz com que seja evitada uma temida evasão dos alunos em dias de jogos como elucida Carlos César Marconi “Acredito que não haverá evasão durante o período da copa. Os jogos do Brasil que serão em São Paulo e coincidirão com aulas são 2, e elas estarão suspensas nesses dias. O terceiro jogo já pega o período de férias dos alunos e professores. A proposta pedagógica levará em conta algumas atividades vinculadas aos países que estão participando da copa do mundo. Uma análise dos aspectos culturais, físicos, políticos entre outros já estão sendo desenvolvidos desde o ano passado para que nossos alunos tenham noção da grandiosidade do evento”.
É fato que o planejamento pedagógico é de extrema importância para uma instituição de ensino, e é necessário considerar os eventos sazonais e eventos de grande porte como a Copa, como nos aponta Erica Mantovani “Desde o inicio do ano faremos com os alunos a partir do fundamental I, um campeonato interno nas aulas de educação física que reproduzirá exatamente o que acontece na Copa: teremos treinos preliminares, convocação de equipe e a Copa propriamente dita, saindo um campeão. Os times serão escolhidos e estudados na aula de Inglês, fazendo uma interdisciplinaridade e ampliação de vocabulário. Também produziremos materiais e textos nas aulas de artes e língua portuguesa. A idéia é além de trabalhar o evento esportivo e sua importância, ampliar o repertório cultural das crianças trabalhando os aspectos gerias do conteúdo em diferentes áreas. Estudando cada país, suas características, costumes e tradições conseguimos abranger vários aspectos do nosso conteúdo, a interdisplinariedade fica clara quando todas as áreas estão envolvidas: artes, música, inglês, educação física e todas as disciplinas. Além disso, o tema do livro anual produzido pelos alunos do Ensino Médio, editado e lançado pela Editora Andross, tem como tema “Mascotes”. Esse livro faz parte de um projeto desenvolvido desde o maternal até o Ensino Médio”
Como reforça Carlos César Marconi “Creio que se a estrutura da organização for bem elaborada e motivacional para nossos alunos os resultados serão automáticos. Isto é, o aluno motivado para o evento e nossos professores, assim como equipe gestora integrados podemos ter os objetivos das atividades atingidos de modo satisfatório, o que torna o evento mais um elemento em seu conteúdo para concretizarmos nossa proposta pedagógica”. Ficou claro que as escolas trabalham para que nada afete a frequência de alunos nem a qualidade das aulas. Mesmo que haja uma preocupação por parte dos pais, e se possa cogitar que as rematrículas estariam comprometidas, Erica Mantovani pondera “Eventos assim não afetam a rematrícula. Não há motivo, a não ser que a escola não ministre aulas em todos os dias dos jogos e não reponha essas faltas.Em nossas escolas, além de não termos alterado nosso calendário, utilizamos o tema para desenvolver projetos anuais, sem fugir dos nossos objetivos pedagógicos.”
Perfil da Escola: Colégio Mary Ward
Localização (Unidade sede): Colégio Mary Ward, Rua Gonçalo Nunes, 366, Tatuapé
Número de Instituições e unidades:
Colégio Mary Ward – Tatuapé
Escola Santa Maria – Pari
Instituto Beatíssima Virgem Maria – Brooklin
Todas as três escolas pertencem à Congregação de Jesus
Fundação: Colégio Mary Ward – 1936
Mantenedora: Congregação de Jesus
Ciclos escolares: Educação Infantil ao Ensino Médio
No de alunos: 800
Equipe de colaboradores (Diretores, coordenadores, assistentes, professores, apoio pedagógico como biblioteca e laboratórios, apoio administrativo, manutenção etc.):
Aproximadamente 100 pessoas entre Equipe gestora, professores e colaboradores.
Mensalidades em 2014:
Educação Infantil – R$ 855,00 | Fundamental I – R$ 671,00 | Fundamental II – R$ 980,00 | Médio – R$ 1250,00
Instalações (da Unidade central):
- Laboratórios de:
- Informática
- Ciências Naturais, Física, Química e Biologia
- Idiomas
- Quatro quadras para Educação Física e Esportes
- Salas ambientes: Matemática, Filosofia, Sociologia, História e Geografia, Educação Artística, Ensino Religioso, Sala Mágica, Teatro, Ginástica e Mary Ward;
- Pátios cobertos
- Parque Infantil destinado aos alunos da Educação Infantil – (Brinquedoteca, Solarium, Piscina de Bolinhas, Fraldário, Cozinha Experimental, Sala do Soninho entre outras salas específicas)
- Centro Cultural com espaço para feiras, exposições e festas
- Teatro Eva Wilma
- Salão
- Capela e Oratório
- Salas de Projeção
- Sala dos alunos Representantes de Classe
- Enfermaria
- Biblioteca com terminais para pesquisas na Internet
- Sala de Jogos Pedagógicos
- Cantina e Restaurante
- Refeitório/restaurante – para alunos do período integral
- Refeitório dos Funcionários
- Salas Multimídias
- Anfiteatro
Todos os ambientes com recursos apropriados para atender a Proposta Pedagógica do Colégio.
Perfil da Escola: Colégio Mater Dei
Perfil da Escola – Colégio Mater Dei
Localização (Unidade sede do Grupo): Rua Marechal Bitencourt, 62 – São Paulo
Número de Instituições e unidades:
O Colégio Mater Dei foi fundado em 1962,em São Paulo e desde 1984 instalou uma unidade em São José dos Campos.
Mantenedora:
A estrutura administrativa e pedagógica do Colégio Mater Dei compreende uma Entidade Mantenedora, uma diretoria pedagógica e uma diretoria administrativo-financeira. Subordinadas a elas coordenações,
departamentos pedagógico, administrativo e de tecnologia atuam para que a missão e as metas educacionais sejam cumpridas com sucesso no cotidiano da prática escolar.
Ciclos escolares: da Educação Infantil ao Ensino Médio
Regime de aula:
Educação integral para todos os alunos, diferenciando-se pelo comprometimento com a formação pedagógica, moral, social, ambiental e financeira, e contribuir para a qualidade de vida dos alunos e de suas
famílias. Oferece:Aulas em 3D – Desde o ano passado, as instituições oferecem aulas em 3D aos alunos do Fundamental I até o Ensino Médio, que funcionam como complemento da matéria dada em classe.
Modelo Internacional – Programa de imersão nos Estados Unidos, Argentina eItália.
Robótica (Lego Education) – O projeto, do Lego Zoom, ajuda no aperfeiçoamento do trabalho com competências e habilidades necessárias ao mundo de hoje.
Mente Inovadora (Mind Lab) – A Mind Lab é líder mundial no campo de desenvolvimento de raciocínio e inteligências, iniciou atividades em 1994 e está presente em milhares de instituições de educação, enriquecendo a vida de mais de um milhão de estudantes em mais de 30 países, entre eles Estados Unidos, Brasil, Grã-Bretanha, Espanha, Itália, Hungria, Turquia, Israel, Hong Kong, China, Japão e outros.
Rede Pitágoras – As escolas são integradas à Rede Pitágoras, grupo educacional que fortalece a proposta pedagógica da escola. Com uma proposta educacional consistente e inovadora, o Pitágoras oferece o conteúdo didático de todo o ano letivo, além de garantir todo o suporte e acompanhamento técnico-pedagógico na formação dos professores e gestores educacionais da escola e a interação do colégio com mais de 600 instituições de ensino no Brasil e no exterior.
Mensalidades em 2014: De R$900,00 a R$2.340,00