Papa Francisco envia mensagem para escolas brasileiras, em vídeo, na oficialização do convênio entre a Rede global Scholas e o Portal Futurum

Em vídeo, o Papa Francisco mandou uma mensagem para as escolas brasileiras, durante a oficialização da parceria global entre o Portal Futurum e a rede Scholas – instrumento virtual pela qual o Papa Francisco vem se comunicando com jovens de todo o mundo. O vídeo foi apresentado na manhã desta quarta-feira (15/7), na abertura do III Congresso da Associação Nacional das Escolas Católicas (ANEC), na Pontifícia Universidade Católica de Curitiba (PUC-PR).

Vídeo com Papa Francisco – Portal Futurum

O Futurum é único portal brasileiro a ser convidado para participar da rede global Scholas. Na cerimônia de abertura, participaram Leandro Klein, CEO do Portal Futurum, prof. Dr. Paulo Fossatti, Presidente da Anec, e Daniel Stigliano, representante do Portal Scholas.

Presente em 160 países e com 400 mil participantes, a rede Scholas – está desembarcando oficialmente no Brasil através da parceria com o Portal Futurum, criado em 2011 por entidades católicas Salesianas, Maristas, Lassalistas, pela Editora FTD e pela Anec, com o objetivo de contribuir com soluções de educação para a construção de uma sociedade ética e solidária.

Nascida na Argentina, a rede Scholas tornou-se um dos principais canais de comunicação do Papa com a humanidade, buscando promover a cultura do encontro entre os povos e os seres humanos, por meio de ações no âmbito da Educação, da arte e na tecnologia. O convênio com o Portal Futurum, proposto por iniciativa do Vaticano, acrescenta ao Scholas a dimensão do trabalho didático e pedagógico.

O  compartilhamento entre escolas e redes é o que torna o Portal Futurum uma plataforma inovadora. A interação e o compartilhamento de informações e conhecimentos entre a comunidade escolar das diversas regiões do país proporciona um crescimento coletivo de todos os envolvidos no processo. Alunos, professores e escolas podem compartilhar conteúdos e práticas nas dimensões pedagógicas, pastorais, sociais e de formação.

Conforme o presidente da Anec, prof. Dr. Paulo Fossatti, a plataforma tecnológica Futurum se diferencia ao ir além dos conteúdos escolares e também transmitir valores cristãos universais, como a defesa da vida, o valor da cooperação, da família e do convívio em sociedade. “Integramos os conteúdos em uma ferramenta que leva adiante os valores do Evangelho”, diz.

Hoje, a plataforma das escolas católicas apoia o trabalho pedagógico de 200 escolas e 90 mil alunos. São mais de 2.500 objetos educacionais; um banco com mais de 100.000 questões, provas e correções online; um banco com mais de 3 milhões de imagens; um projeto de musicalização para a Ensino Fundamental; livros literários digitais; acessos a museus e bibliotecas do mundo, e um planisfério digital, entre os recursos oferecidos.

Se inicialmente o Portal uniu as escolas brasileiras, agora chega à América Latina e ao resto do mundo – pois se prepara para traduzir seu conteúdo para diversos idiomas. “Temos certeza de que esse convênio vai fortalecer o Scholas, que não traz essa abordagem”, acredita o irmão Paulo Fossatti.

A aproximação começou em 2014, quando uma equipe ligada ao Papa Francisco entrou em contato para conhecer o projeto, que posteriormente foi apresentado no Vaticano. Agora, a parceria entre o Scholas e o Portal Futurum será ratificada pelo Papa Francisco no Congresso Mundial de Educação Católica, de 18 a 21 de novembro, em Roma.

Com a parceria, o Projeto Futurum ganha também uma dimensão internacional, na visão do irmão Valter Zancanaro, secretário executivo da União Marista do Brasil (Umbrasil).

Para ele, o Portal tem o potencial pioneiro de colocar na mesma plataforma grandes iniciativas educacionais católicas, trabalhando em rede e de forma sinérgica em nível global. “É muito importante ter um ambiente de trocas de boas práticas educacionais”, exemplifica. “De Norte a Sul, Leste a Oeste, na América Latina ou no mundo todo, posso encontrar pessoas e escolas trabalhando em experiências bem-sucedidas que podem ser compartilhadas”, diz irmão Zancanaro.

Para o diretor da rede Scholas, Enrique Palmeyro, que virá ao Brasil para a assinatura do convênio, no dia 15 de julho, a parceria será um passo essencial. “O Brasil é uma das reservas culturais do mundo e será um braço para o que o Papa sonha – uma rede em defesa da vida. O essencial é que vamos buscar a tecnologia virtual para o encontro humano, que é insubstituível”, finaliza.