Plataforma Meninas no Poder, da Plan International Brasil, leva representantes do Brasil para evento da ONU, em Nova Iorque

logo_meninasnopoder4_0

Plataforma Meninas no Poder, projeto da Plan International Brasil, que tem a finalidade de contribuir para o aumento da incidência política de meninas e é realizada em cinco cidades do país, dará a oportunidade para duas meninas brasileiras representarem os anseios de outras milhares, que diariamente buscam respeito e lutam por igualdade de gênero.  Larissa e Nicole vão participar, entre os dias 10 e 19 de julho, do evento High Level Political Forum, organizado pela ONU e realizado em Nova Iorque.

O High Level Political Forum é um evento que reúne organizações e instituições do mundo inteiro para analisar o progresso das nações em relação ao compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS´s). Esses Objetivos foram estabelecidos na Agenda 2030, documento assinado em 2015 por 193 países membros da Organização das Nações Unidas.

O evento acontece anualmente e nesta edição serão abordados os avanços nos seguintes ODS´s: ODS 1 (Erradicação da Pobreza), ODS 2 (Fome Zero), ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), ODS 5 (Igualdade de Gênero), ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e ODS 14 (Vida na Água).

As duas selecionadas para representar as meninas brasileiras, estão na Plataforma Meninas no Poder, desde 2016, e vêm participando das oficinas sobre empoderamento, liderança e igualdade de gênero. No High Level Political Forum elas mostrarão às organizações, instituições e autoridades que ter compromisso com os objetivos de desenvolvimento sustentável também é ter compromisso com um mundo mais igualitário, saudável e acolhedor para as meninas.

A escolha pelas representantes da Plataforma se deu exatamente por serem meninas com perfis bastante diferentes, mas com uma ampla noção de seus direitos e com a mesma vontade de mudar suas realidades. A definição de quem representaria as meninas brasileiras no evento da ONU, foi feita com base em suas biografias, enviadas pelas próprias garotas interessadas em participar.

“Fizemos uma seleção interna, onde priorizamos as duas pelo envolvimento com o tema e pela participação em outras iniciativas com foco no empoderamento. Estamos muito felizes por podermos oferecer essa oportunidade da Larissa e a Nicole e através da participação delas no evento, mostrar ao mundo as iniciativas brasileiras que têm como foco o empoderamento feminino, a garantia de direitos de meninas e a busca constante pela igualdade de gênero”, conta Bárbara Barboza, gerente da Plataforma Meninas no Poder.

Captura de Tela 2017-07-11 às 15.28.51

Sobre a Plan International Brasil

A Plan International é uma organização não-governamental de origem inglesa ativa desde 1937 e presente em 71 países. No Brasil desde 1997, a organização possui hoje mais de 20 projetos, impactando aproximadamente 70 mil crianças e adolescentes. A Plan International Brasil parte do princípio de que assegurar o direito de crianças e adolescentes é um dever e não uma escolha. Em 2011, lançou a campanha mundial “Por Ser Menina”, com o objetivo de acabar com as raízes da discriminacão contra meninas, exclusão e vulnerabilidade, por meio da educação e do desenvolvimento de habilidades. Como resultado dos esforços da Plan International, em 2012 a ONU instituiu o dia 11 de outubro o Dia Internacional da Menina. Para mais informações sobre a organização, acesse: www.plan.org.br

Foto: ©Divulgação