Positivo Informática apoia FEBRACE 2015, que entre outros inventos mostra um dos vencedores da Feira Virtual das Ciências realizada pelo Educacional
Marketing Educacional
Alunos do Colégio Doze de Outubro apresentam o Eco Laundry, engenhoca que gera economia de mais de 200 litros de água por ciclo e pode ser modificada e utilizada em máquinas de lavar louça, pias de banheiro e até chuveiros. Além desse projeto vencedor, a Positivo Informática Tecnologia Educacional comemora a participação dos alunos da Escola Natural Vivência, de São José dos Campos – SP, que criaram uma Cadeira de banho de PVC para idosos e deficientes para a Feira Virtual das Ciências realizada pelo Educacional e quetambém estará à mostra na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia que começa amanhã
De amanhã, terça-feira, 17, até quinta-feira, 19 de março, estudantes da educação básica de 26 estados brasileiros estarão reunidos na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) para participar da 13ª edição da FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) e mostrar suas soluções para problemas concretos da sociedade. Entre os mais de 300 projetos que serão expostos ao público – são esperados mais de 10 mil visitantes – está o Eco Laundry, sistema implantado em uma máquina de lavar roupas para reutilizar a água e que, simultaneamente, pode produzir energia elétrica. Criado por três alunos do 2° ano do Ensino Médio do Colégio Doze de Outubro, o Eco Laundry foi um dos oito vencedores da Feira Virtual das Ciências, afiliada da FEBRACE e uma das atividades do Educacional, conjunto de soluções educacionais da Positivo Informática. (www.educacional.com.br). Também estará à mostra do público uma Cadeira de banho de PVC para idosos e deficientes, desenvolvida pelos alunos da Escola Natural Vivência, de São José dos Campos – SP, outro projeto criado para a Feira Virtual das Ciências.
Preocupados com a crise hídrica em São Paulo e em como economizar água em casa, Daniel Laubé, Rafael de José Freitas e Victor Pirolla tomaram como base uma máquina de lavar roupas de 8 Kg, um filtro de água de aquário, uma mangueira, uma piscina plástica e uma bomba de água. Com esse mecanismo, em vez de ser eliminada após a lavagem, a água é filtrada, armazenada no reservatório e transportada novamente para a máquina quando o novo ciclo se inicia. Como uma máquina de lavar roupas de 8 Kg consome, em média, 208 litros de água, isso significa que com o sistema criado pelos estudantes é possível economizar a mesma quantidade de litros por vez de uso. O sistema ainda pode gerar energia elétrica através de um dínamo instalado nos canos de transporte da água, bem como ser adaptado e usado também em máquina de lavar louças, na pia do banheiro e até nos chuveiros.
Além do projeto dos três alunos do Colégio Doze de Outubro, realizado e premiado pela Feira Virtual das Ciências do Educacional, o público poderá conhecer a Cadeira de banho de PVC para idosos e deficientes, criada por Monie de Paula Pereira, Anna Beatriz Kohler e Caio Gonçalves Ramos, alunos da Escola Natural Vivência, de São José dos Campos – SP. A ciência sempre busca aumentar e melhorar a qualidade de vida do homem, e eles também. Com poucos recursos – tubo de PVC e barbante – os três criaram projetaram e construíram uma cadeira para deficientes, idosos e pessoas com mobilidade reduzida que, além de aumentar a segurança durante o uso do sanitário e no momento do banho, ainda facilita o trabalho de enfermeiros e cuidadores.
Outros cerca de 330 projetos, de aproximadamente 740 estudantes da educação básica de todo Brasil participarão da FEBRACE 2015. Os trabalhos serão avaliados por pesquisadores e especialistas de diversas áreas do conhecimento e o público também poderá votar pelo site da FEBRACE (www.febrace.org.br). Os autores dos melhores trabalhos ganharão troféus, medalhas, bolsas e estágios, em um total aproximado de 200 prêmios. “Entendemos que incentivar o interesse pela pesquisa científica desde os primeiros anos da vida escolar é fundamental para formar cidadãos críticos e criativos, gerar inovação e encontrar alternativas pautadas na sustentabilidade e na responsabilidade social e ambiental”, diz Patrícia Sprada Barbosa, coordenadora pedagógica do Educacional. Segundo ela, normalmente, a participação de alunos em feiras de ciências já é muito enriquecedora. “No caso da Feira Virtual das Ciências, essa experiência é multiplicada, pois permite a troca de conhecimento entre alunos e professores de inúmeras escolas e regiões do país, e ainda garante a presença de um projeto vencedor na FEBRACE”, conclui.
Além da Feira Virtual das Ciências, o Educacional oferece vários outros projetos, ferramentas, aplicativos, plataformas adaptativas e conteúdos digitais que operam em múltiplas plataformas e atendem a alunos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas privadas de todo o Brasil. Veja mais em www.educacional.com.br
Mostra pública de projetos da FEBRACE 2015
Quando: de terça, 17, a quinta-feira, 19 de março
Horário: das 14h às 19h
Onde: tenda com 2,2 mil m² instalada no estacionamento da Escola Politécnica da USP (Av. Prof. Luciano Gualberto, nº 3, travessa 3, Cidade Universitária)
Entrada: franca
Mais informações: www.febrace.org.br
Sobre a FEBRACE: Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), a FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia. Seu objetivo é despertar nos jovens o interesse pela ciência, estimulando a criatividade, a inovação e o empreendedorismo. Os projetos finalistas da edição 2015 foram selecionados entre mais de 2.100 trabalhos submetidos diretamente pelos estudantes ou indicados por uma das 100 feiras afiliadas, como a Feira Virtual das Ciências, realizada pela rede social Educacional.
Sobre a Positivo Informática: A Positivo Informática (BM&FBOVESPA: POSI3) é a maior fabricante brasileira de computadores e tem destacada presença na Argentina. Emprega cerca de 4,5 mil colaboradores em suas fábricas no Brasil, localizadas em Curitiba (PR), Manaus (AM) e Ilhéus (BA), e na Argentina, na Terra do Fogo e em Buenos Aires. Integram seu portfólio de produtos desktops, notebooks, tablets, smartphones e celulares. Presença em mais de 10 mil pontos de venda no Brasil e 2 mil na Argentina, além de contar com cerca de 7 mil revendedores cadastrados em todo o Brasil. Mais informações disponíveis em http://www.positivoinformatica.com.br/ri. Criada há vinte anos, aPositivo Informática Tecnologia Educacional oferece soluções que enriquecem o processo de ensino-aprendizagem e transformam a sala de aula em um ambiente estimulante e desafiador para os alunos. São plataformas adaptativas, aplicativos e gerenciador de sala de aula, entre outros conteúdos digitais, além de mesas educacionais e equipamentos para escolas, alunos e professores e programas de formação e acompanhamento pedagógico presentes em cerca de 14 mil escolas em todo o Brasil e em mais de 40 países. Mais informações sobre Positivo Informática Tecnologia Educacional em: www.positivoteceduc.com.br
Curta a página oficial no Facebook no endereço www.facebook.com/positivotecnologiaeducacional