Programa de Música & Orquestra Instituto GPA abre inscrições

Gratuito e sem fins lucrativos, o projeto recebe candidatos até 14 de agosto, em Santos, Osasco e Rio de Janeiro
O Programa de Música & Orquestra Instituto GPA anuncia abertura de inscrições, a partir do dia 27 de julho. O objetivo é desenvolver uma cultura musical para jovens carentes por meio de metodologia de ensino única no mundo.Para participar, os interessados devem comparecer a uma das casas, até o dia 14 de agosto, e apresentar carteira de identidade e comprovante de residência, além de estar acompanhado por um responsável.

Destinado a crianças e adolescentes, entre 10 e 18 anos, o curso tem como objetivo desenvolver os alunos por meio da educação musical, estimulando a cidadania e a identidade cultural. Tem duração de dois anos e aulas de uma hora e meia, duas vezes por semana.

Gratuito e sem fins lucrativos, o programa é financiado pelo Instituto GPA, sem a necessidade de investimento em material didático ou compra do instrumento. Em 2014, o programa passou a ter o apoio na Lei de Incentivo a Cultura (Lei Rouanet).

A metodologia de ensino é única no mundo. O Método Jaffé, de ensino coletivo de cordas, foi criado pelo violinista e professor Alberto Jaffé, que ensina violinos, violas, violoncelos e contrabaixos sempre juntos, desde a primeira nota, sem estudo individual. Os jovens que se destacam podem participar daOrquestra Instituto GPA até a idade de 21 anos.

Compostas por até 40 integrantes, as Orquestras Instituto GPA se apresentam em vários eventos ao longo do ano. Mais de 300 mil pessoas já assistiram às apresentações realizadas no Brasil e em países como Argentina, França e Estados Unidos.

Confira a seguir, os endereços das Casas:

Instituto GPA – Casa Osasco
Rua Dona Primitiva Vianco, 400 – Centro – Osasco (Extra)

Instituto GPA – Casa Santos
Av. Ana Costa, 340 – Campo Grande – Santos – SP

Instituto GPA – Casa Rio de Janeiro
Rua Artidoro da Costa, s/nº – Vila Isabel – Rio de Janeiro – RJ

Sobre o programa Música & Orquestra Instituto GPA

O programa Música & Orquestra Instituto GPA foi criado em 1999 para atender à demanda dos colaboradores do GPA por uma iniciativa que ensinasse música a seus filhos. Com a intenção de trabalhar a educação musical como ferramenta para formar cidadãos, os cursos se estenderam às comunidades vizinhas e aos núcleos educacionais situados na Grande São Paulo (Osasco e Morumbi) e nas cidades de Santos, Rio de Janeiro e Brasília.

Ao longo de seus 16 anos, o Programa de Música & Orquestra Instituto GPA já beneficiou mais de 14 mil jovens. Nesse período, com a proposta de proporcionar ao público apresentações de música clássica, as orquestras realizaram mais de 800 concertos em vários Estados brasileiros e países como Itália, Estados Unidos, França e Argentina, com alcance de mais de 300 mil pessoas.

Sobre o Instituto GPA

O Instituto GPA, uma organização não governamental sem fins lucrativos, foi criado em 1998 pelo GPA com o objetivo de incentivar o desenvolvimento humano por meio de ações educacionais, culturais e sociais em suas comunidades de atuação.  Oferece gratuitamente programas que estimulam a empregabilidade e o empreendedorismo, sempre guiado pelo propósito: “educação para a ética, liderança e autonomia”.

Mobiliza públicos estratégicos em São Paulo (Osasco, Morumbi e Santos), Rio de Janeiro (capital e São Gonçalo) e Brasília, principalmente com os programas Música & Orquestra Instituto GPA (curso com duração de dois anos e formação da orquestra), Núcleo Avançado em Tecnologia de Alimentos (NATA) e com campanhas solidárias realizadas nessas regiões ao longo do ano. Desde sua fundação, o Instituto GPA já beneficiou mais de 85 mil pessoas.