Projetos de adaptação dos Colégios contribuem com a integração dos novos alunos

Assimilar novidades, conhecer novos professores e colegas e passar a conviver em uma nova escola geram ansiedade, incertezas e a necessidade de integração de novos alunos

O primeiro dia de aula na educação infantil sempre traz muitas expectativas, principalmente para os pequenos que iniciam uma nova fase. Choros, carinhas tristes e assustadas são comuns nesta fase que requer um cuidado especial dos pais e professores. Por isso, para fazer com que esta experiência seja bastante positiva, algumas escolas realizam várias atividades lúdicas e atraentes, proporcionando um maior entrosamento entre os alunos.

No Colégio Mary Ward, por exemplo, a professora da Educação Infantil, Alana de Souza Valim, realiza a “Chuvinha de Papéis”, com o objetivo de propiciar um momento de maior descontração. Em roda, ao som de músicas calmas, as crianças manipulam e rasgam livremente diferentes tipos de papéis. “Na sequência, juntamos todos os papéis, o jogamos e fazemos a chuvinha, este é um momento de diversão, no qual os pequenos se expressam e se sentem acolhidos

Os novos alunos que chegam ao Colégio Humboldt são recepcionados por professores e monitores que os encaminham até as salas de aula. Com os alunos menores do Fundamental 1, a instituição realiza um “projeto” de aluno tutor. Um aluno “veterano” se voluntaria para acompanhar o novo amigo durante os primeiros dias na escola. Ele mostra onde é o banheiro, a lanchonete, os horários dos intervalos, onde ficam as salas de aula de música, artes, alemão e as quadras esportivas.

Já no Colégio Franciscano Pio XII, a primeira semana tem uma programação variada para facilitar ao máximo o acolhimento das crianças. Os horários são diferenciados e os pais participam da adaptação ativamente. Para Paula Neves Fava Bon, coordenadora pedagógica da Educação Infantil, “uma semana é considerada o suficiente, mas respeitamos o tempo de cada criança sempre conversando com a família”. Para lidar com o novo espaço de uma maneira menos impactante, o colégio procura trabalhar menos com a sala de aula e aproveita ao máximo sua extensa área verde, com passeio pelo rancho, contato direto com os animais, principalmente com o pônei Amaral, e as brincadeiras ao ar livre, que fazem com que as crianças se divirtam e fiquem mais relaxadas. Já na sala de aula, a palavra de ordem é a informalidade. “Nós trabalhamos bastante com música, o que ajuda bastante na descontração das crianças, bem como as atividades lúdicas que incluem brinquedos, massa de modelar e uma série de outros recursos que não introduzam de cara a formalidade do papel”, afirma a coordenadora.

A Escola Internacional de Alphaville conta com um programa específico de adaptação para os alunos do Kids (Educação Infantil), especificamente para os de dois anos de idade. “Essas crianças estão saindo de um espaço em casa para um espaço coletivo, de interação com outras pessoas. Essa mudança precisa ser gradual”, comenta Jacqueline Cappellano, coordenadora do Kids da instituição. Um comunicado explicando passo a passo de como vai funcionar a adaptação é enviado para os pais e os pequenos permanecem por menos tempo na escola na primeira semana. Um staff maior de professores é voltado para essas crianças e os pais ficam na escola com seus filhos. Na semana seguinte, o horário já é estendido até o meio-dia e os pais vão deixando pouco a pouco a sala de aula. “A adaptação não é uma receita de bolo. Cada criança é uma criança. O processo é contínuo até que ela se acostume ao novo espaço de convivência”, finaliza a coordenadora.