Que tal mediar os conflitos na escola e prevenir o Bullying?

O conflito faz parte de nosso dia a dia, tanto o nosso conflito pessoal (interior), como os conflitos externos com outra(s) pessoas que surgem de nossos relacionamentos afetivos, no trabalho, nas amizades, na família, na escola, na faculdade, com vizinhos e em toda nossa sociedade.

Normalmente encaramos o conflito como algo ruim, estressante, que só poderá ser resolvido por meio de discussões, brigas, desentendimentos e na maioria das vezes recorrendo ao Judiciário para solucioná-los.

Mas, aos poucos a sociedade vem mudando e várias formas de solucionar os conflitos foram surgindo, entre elas os métodos não adversáriais de solução de conflitos, podendo destacar: a arbitragem, a conciliação e a mediação.

A mediação de conflitos como método formal para resolver ou solucionar controvérsias, difundiu-se a partir da década de 60, nos Estados Unidos, sendo já utilizado informalmente pelos seres humanos há muito tempo, com a intervenção de uma terceira pessoa para ajudar na negociação de interesses. Este método é muito comum no Direito, já que junto com a arbitragem e a conciliação, tornou-se uma forma alternativa de resolver impasses, em que os envolvidos chegam a um acordo mútuo que satisfaça suas necessidades.

Podemos utilizar a mediação em diversas esferas e entre elas podemos citar a Mediação no âmbito das Instituições de ensino, aonde iremos nos ater neste momento.

A mediação de conflitos escolares pretende contribuir para a convivência mais harmônica, saudável, a construção do dialogo, a diminuição da violência e do “bullying”.

O processo de mediação de conflitos auxilia na viabilização do diálogo construtivo e na negociação de tomada de decisões, visando relações interpessoais confortáveis na convivência escolar.

Assim, a implementação de programas e técnicas de mediação nas escolas para solucionar conflitos entre alunos, entre professores, entre alunos e professores, pais e professores, diretores e funcionários, enfim todos os “atores” do âmbito escolar é uma excelente alternativa de solução de conflitos pacífica.

O objetivo do uso da mediação na resolução de conflitos escolares é fornecer à escola as ferramentas e alternativas para evitar que situações problemáticas do cotidiano se desenvolvam e atinjam um nível maior de violência.

O uso de técnicas de mediação de conflitos pode melhorar a qualidade das relações entre os “atores” (professores, alunos, diretores) do mundo escolar e melhorar o “clima escolar”.

• O uso da mediação de conflitos diminuirá os índices de violência contra pessoas, vandalismo, violência contra patrimônio, incivilidades, etc.

• Trará uma melhora nas relações entre alunos, propiciando melhores condições para o bom desenvolvimento da aula. Desenvolvendo o autoconhecimento e o pensamento crítico, uma vez que o aluno é chamado a fazer parte da solução do conflito.

• Consolidando a boa convivência entre diferentes e divergentes, permitindo o surgimento e o exercício da tolerância.

• Permitirá que a vivência da tolerância seja um patrimônio individual que se manifestará em outros momentos da vida adulta e social.

A mediação de conflitos com certeza é uma potente e viável alternativa para a diminuição da violência escolar, sendo também uma ferramenta de prevenção e combate ao “bullying”.

Dra. Cristiane Sabino Spina Advogada, mediadora privada das Câmaras Caesp e Advance em São Paulo. Docente e palestrante nos Cursos de Conciliação e Mediação da Advance/SP e da Mediata em Campinas Conciliadora judicial de Primeira Instância desde 2008, atuando no CEJUSC, no Fórum João Mendes Junior e na conciliação extra processual no PACE na Associação Comercial de São Paulo Conciliadora de Segunda Instância no Tribunal de Justiça de São Paulo – desde Set/2013 Capacitação em Conciliação e Mediação Judicial, de acordo com a Resolução 125/10 do CNJ pela Escola Paulista dos Magistrados EPM/SP Curso de Didática e Ensino em Mediação, no Instituto “De família” Capacitação em Implementação de Programas de Mediação Escolar, pela Algi Mediação Curso de Técnicas de Negociação pela Escola Superior de Advocacia – ESA Pós Graduada em Direito do Consumidor pela EPM/SP, Membro efetivo da Comissão de Arbitragem da OAB/Jabaquara/SP