Redes Sociais: Interações com as mídias digitais

Nos últimos anos percebemos um aumento significativo na utilização de diversas redes sociais (como o Instagram e o TikTok, por exemplo) que tiveram os acessos intensificados durante a pandemia de Covid-19. Segundo uma pesquisa realizada por uma empresa especializada em análises de internet, os dados avaliados de 2021 apontam que 97,6% dos brasileiros estão em uma ou mais redes sociais – sendo esse o maior número entre os países da América Latina pesquisados.

Victor Muniz Ferreira, professor do Ensino Médio Técnico em Multimídia do Senac São Paulo, acredita que o fenômeno da “TikTokização” pode ser utilizado como uma ferramenta aliada para introduzir conteúdos educacionais. “Há diversos professores que usam a rede social como um chamariz para os assuntos principais. Como a ideia do TikTok é o divertimento e pontos mais sucintos, é interessante trabalhar como forma de introdução de algum saber”, destaca.

Integrante do corpo docente do Ensino Médio Técnico da instituição, Thaynan Fumian utiliza a plataforma para interagir com os jovens. “Para dialogar com o público jovem é preciso entender onde eles estão e do que gostam. E as redes sociais são canais para isso, pois estão sempre ao alcance deles. Usar esse caminho é benéfico a eles e aos educadores, pois assim nos atualizemos em relação à abordagem e conteúdo que vai chamar atenção do estudante em aula”, afirma.

A docente, que utiliza a plataforma para dar dicas de inglês, reforça a importância do aprendizado de outros idiomas e o estímulo desse aprendizado por meio de materiais audiovisuais. “Muitos alunos ainda consideram o aprendizado do inglês como algo secundário. Procuro aproveitar esse argumento como oportunidades, por meio da exibição de conteúdos que demonstrem o contrário e propondo trabalhos cujos produtos finais sejam vídeos para alimentação do próprio TikTok”, pontua.

Utilizando as redes sociais como ferramentas de conteúdo e não necessariamente como plataforma de aprendizagem, o Elite Rede de Ensino, observando a rotina dos estudantes e a estreita ligação entre eles e as redes sociais, criaram uma disciplina eletiva chamada “Midiologia”, oferecida a partir do 6º ano do Ensino Fundamental.

Segundo Amanda Mussauer, coordenadora de inovação e professora de biologia da instituição, o objetivo da disciplina é ensinar aos alunos alguns conceitos das redes e mídias sociais “a fim de torná-las parte do seu futuro profissional, independente da área que queiram seguir. E, mais do que isso, que eles aprendam a utilizar e a se posicionar nas redes sociais de forma responsável”. Na eletiva, as atividades envolvem o desenvolvimento de uma rede social e de um mídia kit que seja de interesse do aluno. “Nosso intuito é que ele possa finalizar a disciplina com um perfil que seja útil para o seu dia a dia e para o seu desenvolvimento, colocando em prática os conhecimentos que são oferecidos ao longo da disciplina”, completa Mussauer. (RP)

Saiba mais:
Amanda Mussauer – [email protected]