Relato: Abordagem interdisciplinar e inovação de sistema bilíngue fundado por uma pedagoga

Por Milena Claus

Quando alguém escolhe trabalhar com Educação é porque acredita que possa contribuir significativamente na formação das crianças e adolescentes e acima de tudo acredita que essa contribuição se refletirá nas oportunidades, ações e decisões futuras do adulto. Esta certeza se confirmou quando cursei Pedagogia na Universidade de São Paulo (USP, 1997 – 2000) e depois, enquanto English Teacher e Coordenadora de Ensino em escolas de idioma.

É possível integrar o aprendizado do inglês com a vivência escolar do aluno? Esta foi a pergunta que me motivou a fazer os primeiros rascunhos do material didático bilíngue da YouZ. Era preciso pensar em como oferecer aos alunos das escolas regulares uma experiência com o idioma que fosse relevante e lúdica, que se integrasse aos grandes temas de estudo das demais disciplinas, que pudesse despertar o interesse e a paixão pelo idioma, e que objetivasse a fluência neste idioma que é hoje considerado como universal.

Foram oito meses dedicados integralmente ao desenvolvimento das 200 horas de atividades bilíngues que o material propõe para cada ano escolar (1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I). Superada esta etapa era hora de visitar os colégios e apresentar o material para Coordenadores e Diretores, encontrando um espaço disponível em meio às suas atarefadas rotinas. Persistência foi a minha palavra de ordem. Houve um colégio para o qual foram necessárias 17 ligações antes de agendarmos a primeira visita. Fiz amizade com várias secretárias e recepcionistas que gentilmente me atendiam e mantinha-me otimista, aliás, esta é uma característica que considero essencial para lidarmos com os desafios. Não poderia ser diferente. Basta lembrarmos que a YouZ foi idealizada em 2015 e lançada em 2016, anos de crise onde o desemprego dos pais e a inadimplência tiravam o sono de muitos gestores.

Muitas vezes vi à frente dos colégios, mulheres. Elas conciliavam a assertividade própria de quem está na gestão com a sensibilidade de quem lida quase que simultaneamente com as demandas dos alunos, equipe de professores e pais.  Presenciei momentos que demonstraram estas habilidades. Mulheres assim me inspiram porque constroem suas histórias de sucesso e superam as dificuldades do caminho preservando seus valores, persistindo nos seus sonhos e acreditando, sempre, nas pessoas.

MilenaClausMilena Claus é pedagoga e fundadora da YouZ Sistema de Ensino Bilíngue. Contato: [email protected]