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Guia para Gestores de Escolas

Terceira edição do Transformar, principal evento sobre inovação em educação no país, destaca temas como currículo e transdisciplinaridade, ensino híbrido e conectividade

O evento, que acontece no próximo dia 25 de agosto, abordará as tendências em inovações  educacionais no mundo em conexão com pautas atuais do setor no Brasil

Voltado para gestores públicos, educadores, investidores, empreendedores, lideranças sociais e outros interessados em inovações educacionais, o Transformar 2015 será transmitido ao vivo pelo Canal Futura no site do evento (transformareducacao.org.br). Entre os principais temas desta edição, destacam-se currículo e interdisciplinaridade, competências para a vida no século 21, ensino híbrido, fabricação digital e cultura maker, formação de professores, avaliação, certificação, conectividade e empreendedorismo em educação.

Este ano, o Transformar vai abrigar ainda uma edição do Fab Learn, evento sobre fabricação em educação, cultura “maker” e aprendizado mão na massa, promovido pela Universidade de Stanford em parceria com o Programaê!. Além disso, os visitantes terão acesso a um espaço de experimentação de ensino híbrido. Eles poderão interagir e vivenciar na prática o uso de algumas tecnologias educacionais inovadoras e descobrir como o uso desse tipo de ferramenta pode influenciar positivamente no aprendizado do aluno.

Promovido pela Fundação Lemann, pelo Instituto Península e pelo Instituto Inspirare, o evento oferece novas referências e apoio para a sociedade brasileira continuar avançando no esforço de trazer a educação do país para o século XXI. “Nesta edição, os participantes vão viver um dia inteiro de experiências novas e surpreendentes, enquanto debatem sobre metodologias, processos e infraestrutura necessários para implementar inovações educacionais”, conta Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Lemann.

Para Alice Damasceno, diretora executiva do Instituto Península, a 3ª edição do Transformar proporcionará uma experiência única aos convidados. “O encontro, que já é uma referência, abordará os principais temas sobre inovação em educação discutidos mundialmente, além de trazer experiências e práticas de educadores que transformam a sala de aula. Tenho certeza que será um evento para inspirar e ser inspirado”, comenta.

Referências nacionais e internacionais de cada um dos temas apresentados estarão presentes e participarão das palestras e debates, como Marjo Kyllönen, Secretária de Educação de Helsinque (Finlândia), Jennifer Adams, do Departamento de Educação de Ottawa (Canadá), Gonzalo Péres, gerente geral do Plano Ceibal (Uruguai), Henry Hipps, diretor da Bill & Melinda Gates Foundation (EUA) e Geoff Mulgan, chefe executivo da NESTA (Reino Unido).

“O Transformar apresenta experiências realmente inovadoras, que estão conseguindo engajar os estudantes e prepará-los para a vida. Nossa intenção é provocar a sociedade brasileira a criar novas formas de aprender e ensinar, que dialoguem com o mundo contemporâneo e façam sentido para os alunos do século 21”, finaliza Anna Penido, diretora do Instituto Inspirare.

Por dentro de alguns dos temas do Transformar 2015

Cultura maker como recurso pedagógico

A ideia de aprender na prática, a partir de experiências que motivam os alunos a colocar a mão na massa, é o ponto de partida de um movimento que cresce nos EUA e na Europa e já começa a aparecer de forma mais consistente também aqui no Brasil. O movimento Maker se propõe a criar ambientes criativos em que são idealizados e desenvolvidos os mais diversos produtos. É o caso dos laboratórios de fabricação digital, ou fablabs, oficinas montadas dentro de universidades e escolas, em locais públicos ou privados, equipados com impressora 3D, cortadora a laser, fresadora e cortadora de vinil. O impacto positivo da cultura maker na educação é corroborado por estudos científicos que demonstram que a atividade cerebral dos estudantes é mais intensa quando vivenciam atividades educativas interativas e práticas do que quando assistem a aulas expositivas.

Ensino Híbrido

Conhecido em inglês por blended learning, o ensino híbrido diz respeito ao conjunto de práticas pedagógicas que combinam o aprendizado presencial com atividades on-line. Ao usar desta metodologia, os professores proporcionam aos alunos momentos em que estudam – sozinhos ou em grupo – com o apoio de ferramentas tecnológicas e comunidades virtuais, com outros em que a aprendizagem ocorre de forma presencial, valorizando a interação entre pares e entre aluno e professor. Para o professor, as ferramentas disponíveis permitem também o melhor uso do tempo dedicado ao ensino, além de avaliações e intervenções mais personalizadas às necessidades e dificuldades de cada aluno.

Formação de professores

As mudanças estruturais na educação demandam uma nova escola, um novo aluno e, claro, também um novo professor. A adaptação dos docentes a essa nova realidade é tão urgente quanto desafiadora, já que a maior parte dos paradigmas relacionados ao seu cotidiano dentro e fora da sala de aula está sendo questionada. Mais do que dar respostas, o novo professor deve saber fazer as perguntas adequadas. A formação de professores é um assunto que vem sendo discutido ardorosamente dentro e fora do Brasil, já que os desafios parecem se repetir em diferentes realidades.

Conectividade

O acesso à internet já se tornou parte integrante do Direito à Educação. Ela é fundamental pois democratiza o acesso a recursos pedagógicos de qualidade e promove a personalização, permitindo que alunos com diferentes perfis aprendam no seu ritmo e a partir de seus interesses e necessidades. Além disso, o uso das tecnologias como ferramentas de ensino aproxima a escola da realidade digital já vivida pelo aluno, despertando seu interesse e ampliando suas possibilidades de expressão. Para isso, além de infraestrutura, é imprescindível que a internet oferecida nas instituições de ensino seja rápida, garantindo o melhor funcionamento das tecnologias da educação. No Transformar 2015, serão discutidos princípios, desafios e propostas para levar Internet de alta velocidade para todos os alunos de escolas públicas brasileiras.

Saiba mais

transformareducacao.org.br

Quando: 25 DE AGOSTO DE 2015

Onde: Espaço Vila dos Ipês – Avenida Mofarrej, 1505, Vila Leopoldina, São Paulo-SP. 

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