Terceirizando o ensino de idiomas na sua escola
“Além de oferecer ensino de qualidade aos alunos e conforto para os pais, contar com uma equipe de especialistas em ensino de idiomas pode criar um grande diferencial em relação a colégios concorrentes”, comenta coordenadora pedagógica
Ter domínio do idioma inglês é uma exigência que tem aparecido cada vez mais cedo. Por isso, muitas escolas privadas do ensino regular têm optado por terceirizar as aulas de idiomas na educação infantil, proporcionando aos pais e alunos mais qualidade e profundidade na disciplina.
Segundo a coordenadora pedagógica do Centro de Idiomas Language Factory, Flavia Pucci, a opção feita por muitas escolas de contar com um fornecedor especializado para oferecer o ensino do inglês aos alunos representa uma série de benefícios tanto para a instituição de ensino quanto para as crianças. “Além de oferecer ensino de qualidade aos alunos e conforto para os pais, contar com uma equipe de especialistas em ensino de idiomas pode criar um grande diferencial em relação a colégios concorrentes”, explica.
Flávia Pucci aponta quatro razões para ter um serviço especializado de ensino de idiomas dentro da escola regular:
1 – Melhor adaptação do aluno – Contar com o conforto do ambiente escolar, e da companhia dos já conhecidos colegas de classe, estimula no aluno a vontade de aprender em conjunto. Também é um fator determinante na decisão dos pais que precisam optar entre um serviço terceirizado na escola ou levar a criança para outra unidade de ensino.
2 – Especialização e qualidade no ensino – Ao contar com um parceiro, a escola não precisa se preocupar em desenvolver ou buscar um método de ensino no mercado, uma vez que o fornecedor já trará esse know-how, normalmente com metodologia comprovada. “O ensino do idioma já está no DNA das empresas especializadas, e com o foco e disciplina do aluno é possível garantir maior velocidade no aprendizado.” explica Flavia Pucci.
3 – Ensino de inglês com marca – A parceria com uma empresa especializada em línguas também pode ser uma excelente estratégia de marketing para as instituições de ensino regular, que podem contar com a marca do parceiro para valorizar sua proposta de ensino. Além do Inglês, é possível oferecer outros idiomas como espanhol, francês, italiano e alemão, que futuramente poderão ser indispensáveis para o currículo dos alunos. Essa prática pode destacar a escola entre as demais.
4 – Menos custos e mais flexibilidade – A escola ganhará vantagens visíveis com a redução dos custos trabalhistas, uma vez que todas as atividades burocráticas de contratação, reposição e treinamento dos profissionais ficam de total responsabilidade da empresa contratada.
ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR
Fundada em 2016, a YouZ Sistema de Ensino Bilíngue tem como objetivo apresentar às escolas particulares um material didático bilíngue que, diferente do que ocorre com os tradicionais livros de inglês para crianças, proporciona aos alunos o aprendizado e a fluência na língua de forma integrada e contextualizada com os grandes temas de estudo que estiverem sendo trabalhados na escola no Ensino Fundamental I, o primeiro ciclo da educação básica.
O sistema de ensino bilíngue YouZ é inovador no mercado de produtos e serviços para a educação, uma vez que substitui as aulas “de” inglês por aulas em que os alunos utilizam o idioma para resolverem desafios das demais áreas do conhecimento. A proposta é levar temas que são apontados durante o ciclo escolar para as aulas bilíngues. Por exemplo: o aluno está aprendendo sobre o ciclo de vida dos animais em Ciências e seguirá este mesmo conceito nas aulas bilíngues, em inglês, o que proporciona uma experiência significativa com o idioma. “Esse sistema de ensino responde a uma necessidade crescente das escolas particulares por um diferencial que se baseie e atenda a uma demanda real de pais e alunos por uma formação completa, dentro da vivência escolar, que contemple a fluência em inglês, considerado hoje como o idioma universal”, afirma Milena Claus, pedagoga e fundadora da YouZ Sistema de Ensino Bilíngue.
Atualmente, os principais clientes da YouZ são escolas particulares de Ensino Fundamental I, que percebem a importância de se diferenciarem no mercado ao oferecer aos seus alunos a educação bilíngue. As escolas que já oferecem o sistema se posicionam como instituições onde os alunos terão uma formação completa, integrada e atual.
De acordo com Milena Claus, a tendência é pensar o ensino bilíngue como possível e desejável para um número infinitamente maior de alunos se comparado ao daqueles que hoje frequentam escolas tradicionais bilíngues, geralmente destinadas a um público de alto poder aquisitivo. A tendência é perceber que o aprendizado bilíngue pode ocorrer dentro da grade curricular, desde que o colégio já adote uma carga horária maior do que a mínima exigida pelo MEC (e isso é comum, seja por conta da adequação dos horários de entrada e saída dos alunos aos horários de trabalho dos pais ou porque os colégios já reconheceram que as quatro horas diárias são insuficientes para os padrões desejados da qualidade do ensino oferecido).
Ainda segundo a pedagoga, o principal diferencial da YouZ é a abordagem interdisciplinar das atividades bilíngues propostas pelo material didático e o fato do aprendizado do inglês ocorrer de forma contextualizada com os grandes temas de estudo de História, Matemática, Ciências e Geografia em cada um dos anos do Ensino Fundamental I.