Você Aprende Agora quebra barreira do ensino de idiomas para quem não pode pagar ou está sem tempo

Com 690 vídeo aulas gratuitas de três minutos, curso online desenvolvido por empreendedor brasileiro possui metodologia própria e certificação do nível básico ao avançado

A necessidade de dominar uma segunda língua, seja para o mundo dos negócios, para a viagem dos sonhos ou para o relacionamento interpessoal desde sempre representa uma barreira para algumas pessoas. Falta de tempo para frequentar uma escola regular, timidez para praticar na frente de desconhecidos ou falta de recursos financeiros para bancar um curso são alguns dos motivos mais frequentes para que o aprendizado não se torne realidade. E, diante desse cenário, a plataforma Você Aprende Agora (http://www.voceaprendeagora.com/) se torna um aliado na missão de ensinar da forma mais rápida e eficiente, facilitar e acelerar o aprendizado a quem não tem disponibilidade de tempo e de dar acesso a quem não pode pagar pelo serviço.

O Você Aprende Agora é um curso online, desenvolvido pelo professor Felipe Dib, que reúne 690 aulas de inglês em vídeos com cerca de três minutos de duração cada. A metodologia de ensino rápido foi criada por Dib e tem como referência teórica a Cambridge University. O aluno deve dedicar dez minutos do seu dia a cada lição. Primeiro, ele assiste e entende o conteúdo. Depois, escreve o que aparece na tela durante as explicações. E, por fim, repete tudo o que ouviu em inglês e responde as perguntas da aula que são corrigidas na hora. Com isso, as quatro habilidades (escuta, fala, escrita e leitura) necessárias são estimuladas.

O acesso a todo material, do nível básico ao fluente, é gratuito. É possível assistir os conteúdos em uma sequência já programada ou procurar por temas específicos, o que também torna a ferramenta útil para aqueles que já dominam a língua, mas precisam de um reforço específico em modal verbs ou prepositions, por exemplo.

Para aqueles que desejam ir além e praticar o idioma com exercícios específicos, ter aulas particulares à distância com o próprio Felipe ou um certificado de aprendizagem do Institute of Education (empresa responsável pelo Você Aprende Agora), a opção é aderir a uma das assinaturas com conteúdo ilimitado que variam de R$79 a R$99, ou comprar os créditos avulsos para tirar dúvidas ou se preparar para uma viagem.

Para estimular que os alunos se envolvam com o aprendizado e não desistam com o tempo, a plataforma foi construída com recursos de gamificação e sob o conceito de edutainment, que une educação com entretenimento. Com isso, ao assistir as aulas até o fim e realizar as atividades propostas, o usuário recebe pontos que o classificam dentro de um ranking de desempenho.

“A diferença da proposta do Você Aprende Agora para os outros cursos disponíveis no mercado é que dentro da nossa plataforma uma pessoa pode, de fato, aprender inglês sem pagar. Temos a modalidade VIP para quem quer um aprofundamento maior, mas, não há pegadinhas. Reunimos conteúdos que são realmente úteis para as pessoas no dia-a-dia e isso faz com que elas percebam a aplicação e se dediquem ao estudo”, explica Dib.

A ideia do projeto nasceu de uma junção de situações na vida do empresário. A dificuldade em aprender inglês no método tradicional fez com que Felipe viajasse muito pelo mundo. No currículo, intercâmbio na Nova Zelândia, formação em Relações Internacionais, pós-graduação em ensino e aprendizado de língua inglesa e especialização em liderança pela Georgetown University, em Washington. Na vida, dois acidentes de carro em menos de um mês. No primeiro, nenhuma sequela. No segundo, muitas complicações decorrentes de fraturas e cirurgias.

“O Você Aprende Agora foi a forma que eu encontrei de agradecer a Deus e devolver para a sociedade o milagre da minha vida depois dos sustos passados com o que eu sei fazer de melhor, que é ensinar inglês. O que eu quero com isso é poder fazer a diferença na vida das pessoas, com um serviço de qualidade. Deixei para trás a ambição de ser milionário em troca da consciência do meu compromisso social. Hoje, o que ganho com as assinaturas da plataforma é para manter os serviço no ar e para me dedicar 100% à expansão disso para impactar mais gente e tornar o inglês cada vez mais democrático”, ressalta o professor.

No ar desde 2011 como canal de YouTube e desde 2013 como site próprio, o Você Aprende Agora celebra este mês 10 milhões de aulas lecionadas para alunos em 181 países e conta desde 2014 com uma versão feita para falantes de espanhol que querem aprender o inglês: o Tú Aprendes Ahora (http://www.tuaprendesahora.com/), que já tem alunos em mais de 50 países e é usado pelo sistema público de educação no Uruguai, Venezuela, Paraguai e República Dominicana.

Além disso, em 2014, a startup foi convidada pelo Fórum Econômico Mundial para colaborar com os Objetivos do Milênio da ONU e selecionada para ir à China para o Encontro Anual dos Novos Campeões. “O meu plano para o futuro é conseguir implementar o Você Aprende Agora na rede pública de ensino no Brasil e, ainda para 2015, a meta é expandir para Rússia, Índia e China. A ideia é conseguir atingir o maior número de pessoas possível e mudar suas vidas para melhor”, completa Felipe Dib.

Para mais informações sobre o Você Aprende Agora

Growth Comunicações