British Council recruta voluntários para atuar como educadores no projeto Inglês da família, em São Paulo

O British Council e a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) recrutam educadores voluntários para atuar em escolas públicas que participam do Programa Escola da Família, nas zonas leste, norte e central da capital paulista. O projeto Inglês da Família proporciona sessões de inglês para crianças, jovens e adultos. As sessões ocorrem aos finais de semana com a duração de 90 minutos e os educadores voluntários participarão de treinamentos em metodologia de ensino da língua, oferecidos pelo British Council.

Os voluntários devem possuir nível de inglês avançado ou fluente, ter disponibilidade para lecionar 1 hora e meia por final de semana, disponibilidade para participar de treinamentos oferecidos pelo British Council em três finais de semana e demonstrar comprometimento com o projeto e disposição para atuar nas escolas. Não é necessário ter experiência prévia como professor de inglês.

Os voluntários receberão treinamento, material didático e suporte pedagógico para as aulas. Os candidatos selecionados passarão por testes de nivelamento para determinar sua fluência e entrevista em meados de novembro, escolherão e visitarão sua escola de preferência  em Dezembro e iniciam as atividades do projeto em meados de janeiro de 2015. Certificados serão emitidos para os participantes.

“Esta é uma oportunidade para aprimorar o nível de inglês de educadores e aperfeiçoar a metodologia de ensino”, diz Nina Coutinho, Diretora de Inglês do British Council no Brasil. “Os participantes ganharão experiência em sala de aula, um certificado de formação em metodologia de ensino da língua do British Council e um certificado de horas de trabalho voluntário do British Council e da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo/ FDE.”

Em pesquisa realizada pelo British Council, 96% dos voluntários que já participaram do projeto relataram uma experiência de satisfação profissional em virtude do trabalho nas escolas e 100% indicou satisfação com relação à oportunidade de desenvolvimento profissional que tiveram através do projeto. Entre os alunos adultos, 70% não haviam tido acesso a um curso de inglês e 90% dos alunos da educação infantil obtiveram acesso ao aprendizado de língua inglesa apenas através da escola. 100% dos alunos aprovaram as sessões e o conteúdo.

Sobre o projeto Inglês da Família
O Inglês da Família é uma parceria entre o British Council, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e o Sport Club Corinthians Paulista. O projeto tem como objetivo oferecer sessões de inglês de alta qualidade para comunidades de baixa renda. O projeto também beneficia professores de inglês atuantes e futuros, que se candidatam para atuar no projeto como educadores voluntários e participam de treinamentos em metodologia de ensino da língua inglesa ministrados pelo British Council.
A Secretaria de Educação, através da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), é responsável pela implantação do projeto em escolas da rede estadual dentro do programa Escola da Família. As aulas acontecem aos finais de semana, quando escolas são abertas para o público e oferecem diversas atividades lúdicas e esportivas. As sessões de inglês complementam esta oferta de atividades. Durante sua fase piloto, entre março de 2013 e março de 2014, o projeto beneficiou um público de aproximadamente 1000 alunos entre crianças jovens e adultos, em 20 escolas da periferia da cidade de São Paulo. O Sport Club Corinthians Paulista ofereceu um pacote de incentivos para a participação nas aulas. Alunos que participaram de 70% ou mais das aulas ministradas foram contemplados com ingressos para jogos e teatro, visitas ao Parque São Jorge. Além disso, ao final da fase piloto do projeto o clube ofereceu vagas para crianças na escolinha de futebol Chute Inicial, e oportunidades de estágio para jovens. A Faculdade Sumaré e a Editora Richmond também abraçaram o projeto contribuindo com apoio institucional, doações de espaço para treinamento, pessoal, e material didático para a comunidade.

Serviço

Para participar, é preciso preencher o formulário de inscrição online em www.britishcouncil.org.br e um coordenador do projeto entrará em contato por telefone. O prazo é dia 2 de novembro de 2014.

Contato para Imprensa

Ana Signorini – 21 21057540 [email protected]

Sobre o British Council

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para oportunidades educacionais e relações culturais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços através do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. Atua em cinco áreas: Educação, Língua Inglesa, Artes, Esportes e Exames. A organização está presente em mais de 100 países, com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não governamentais e iniciativa privada. No Brasil, tem escritórios em Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. Para mais informações, visite o site www.britishcouncil.org.br.