Educar a vontade: um desafio

Educar a vontade não é um caminho fácil. Pelo contrário, é um árduo percurso, que exige contínuo esforço de ambas as partes: dos pais e dos filhos. Exercitar a vontade requer coragem para enfrentar as “facilidades”, ou seja, estabelecer as regras e os limites e resgatar os valores perdidos, com trabalho e perseverança, porque são eles que permitem o bom convívio social, a harmonia e, consequentemente, a felicidade. Estamos falando de horário para levantar, estudar, dormir, mas também de contrariar alguns pedidos, evitar satisfações imediatas, não premiar por tarefas que por si só já tenham valor. Falamos aqui da criança enfrentar pequenas dificuldades, aprender a “se virar” sozinha e até “quebrar a cara” de vez em quando.

Quando falamos em educação da vontade, uma imagem que sempre nos vem à mente é a de uma cena muito comum no shopping hoje em dia. Ficamos chocados, e até paralisados, quando uma criança grita, faz birra, até se joga no chão a ponto de atrair a atenção de todos que ali passeiam. Os pais, por sua vez, envergonhados, não sabem que atitude tomar diante de tal situação.

Se observarmos mais de perto, este comportamento é permeado por certas atitudes anteriores a elas, de diversas partes: das mães, que por ficarem no trabalho a maior parte do dia, concedem aos filhos todas as facilidades tais como roupas, comida e diversão, achando que, com essa atitude, compensam a ausência e evitam-lhes qualquer sofrimento; dos pais, que chegam em casa cansados do trabalho e não conseguem dar-lhes a atenção necessária; das escolas, onde poucas ou nenhumas exigências são feitas, sem falar das facilidades da tecnologia, que eliminou as menores dificuldades por meio dos celulares, iPads, iPods e tablets.

Se, portanto, continuarmos “facilitando-lhes a vida”, estaremos criando, sem dúvida alguma, adultos egoístas, incapazes de qualquer iniciativa para resolver até os mínimos problemas do cotidiano. São as experiências boas, mas também as ruins, isto é, os pequenos “fracassos”, que nos ensinam e nos fortalecem para enfrentarmos os desafios do mundo real.

M de Mãe (www.mdemae.com.br) é a mais completa rede social materna, apoiada por uma equipe multidisciplinar formada por profissionais das áreas de medicina (ginecologia e obstetrícia, pediatria, endocrinologia, ortopedia, dermatologia), odontologia, estética, psicologia, direito, turismo, gastronomia e música.