Livro Didático é importante ferramenta para estimular o gosto pela leitura nas crianças

Educadora do Colégio Itatiaia dá dicas de como fazer  a criança desenvolver o hábito da leitura desde cedo

Comemorado em 27 de fevereiro, o Dia Nacional do Livro Didático tem como objetivo reforçar a importância de uma das principais ferramentas de ensino para o professor e de aprendizado para o aluno.

Recurso primordial para educadores, especialmente os que atuam em escola pública – 98% utilizam, segundo levantamento do Aprendizado em Foco (QEdu). O livro didático além de facilitar o planejamento das atividades em sala de aula e ajudar na formação pedagógica dos alunos, abre portas para o hábito da leitura.

Devendo ser estimulada desde cedo nas crianças, a leitura é uma das principais formas de comunicação e conexão entre os pequenos e o mundo, além de ampliar o vocabulário, desenvolver a linguagem e o pensamento.

“O hábito da leitura proporciona possibilidades infinitas, uma vez que é possível conhecer tudo o que se deseja por meio dela”, explica Valéria Thomazini, professora do Colégio Itatiaia.

Mas, para que esta seja uma prática frequente, deve ser estimulada desde cedo e através de diversos meios: jornais, revistas, panfletos, placas, informativos, propagandas, entre outros. O exemplo dado pelos próprios pais e educadores também é fundamental.

Entre as recomendações de Valéria para estimular o gosto pela leitura estão: escolher o livro mais adequado, levando em consideração a opinião da criança, além de analisar o melhor local e horário – o ideal é optar por ler em um momento e lugar tranquilos.

Ler junto com a criança, acompanhar a história e, principalmente, demonstrar interesse, também é muito importante.

O adulto pode fazer a diferença no momento da leitura, lendo em voz alta, narrando a história e criando vozes para os personagens ou criando novas histórias a partir daquela que se está lendo. Chamar outras crianças para ler e ouvir faz com que as crianças interajam e sociabilizem.

Sempre que terminar uma leitura é importante conversar com a criança para saber o que ela achou da história, o que aprendeu e se conseguiu acompanhar. Traçar outros finais para a história também é uma iniciativa que potencializa a criatividade da criança.

Por fim, o principal: Tente sempre que terminar uma leitura, programar outra, assim se mantém o ritmo e cria-se um hábito.

Livro didático é o mais lido no Brasil

Divulgada em 2012, a última edição da pesquisa Retratos da leitura no Brasil, o mais abrangente estudo sobre o perfil do leitor do brasileiro, realizado pelo Instituto Pró-Livro, aponta a importância do livro didático para a formação de leitores. É o gênero mais frequentemente lido, exercendo, portanto, um relevante papel na difusão do hábito e do gosto pela leitura.

Mesmo com as mudanças em sala de aula, principalmente no que diz respeito à tecnologia, o livro didático ainda é um dos instrumentos mais importantes e transformadores da Educação no Brasil.

Ao adotar seu material didático, o Colégio Itatiaia leva em consideração a linha pedagógica e filosófica do livro a ser escolhido, que é a de preparar para a sociedade cidadãos autônomos, críticos e conscientes.

Você conhece o PNLD?

Iniciado em 1929, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) foi se aperfeiçoando ao longo desses 80 anos. Voltado à educação básica brasileira, tendo como única exceção os alunos da educação infantil, o programa tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos.

Após a avaliação das obras, o Ministério da Educação (MEC) publica o Guia de Livros Didáticos com resenhas das coleções consideradas aprovadas. O guia é encaminhado às escolas, que escolhem, entre os títulos disponíveis, aqueles que melhor atendem ao seu projeto político pedagógico.

Sobre o Colégio Itatiaia

Com 34 anos de referência em ensino de qualidade, desde o berçário até o Ensino Fundamental, o Colégio Itatiaia oferece, por meio de um método de ensino inovador, aprendizado especializado aos seus alunos. Além da grade curricular, um dos grandes diferenciais é o curso bilíngue voltado para língua e cultura japonesa. O curso também oferece a possibilidade de crianças japonesas aprenderem português.

O Colégio Itatiaia conta com professores experientes e capacitados para que os objetivos pedagógicos sejam cumpridos, respeitando cada aluno como indivíduo único, estimulando assim suas habilidades e competências para que eles se tornem pessoas capazes, independentes, empreendedoras, seguras e felizes. Para mais informações acesse o site www.colegioitatiaia.com.br.