Alfabetização emocional na Educação Infantil

Ao estimular o desenvolvimento de habilidades socioemocionais na primeira infância, o Colégio AB Sabin contribui para que seus alunos aprendam a respeitar a diversidade de opiniões.

No Colégio AB Sabin, o desenvolvimento integral do ser humano faz parte do cotidiano dos alunos. O trabalho em sala de aula vai muito além do conteúdo das disciplinas da grade curricular e do registro em papel. Quando as crianças participam das aulas, elas se envolvem em todos os aspectos da atividade e, além de aprender os conceitos previstos, ampliam suas capacidades cognitivas, motoras, sociais e afetivas.

Em todos os projetos e atividades desenvolvidos com os alunos, além de observá-los individualmente em suas potencialidades, a fim de perceber se corresponderam às expectativas de cada componente curricular, os professores também criam estratégias para auxiliá-los no desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

De acordo com a professora do Pré II D, Raquel Alves, “nesta fase da primeira infância, em que as crianças estão na Educação Infantil, elas ainda são egocêntricas em suas atitudes, buscando realizar tarefas, escolher brincadeiras e utilizar diferentes objetos pensando apenas em si mesmas. Porém, na escola, elas encontram uma grande diversidade de opiniões e vontades que divergem das suas preferências, o que ocasiona o surgimento de conflitos em sala de aula”.

Ainda segundo a professora, a resolução de conflitos no cotidiano escolar não consiste apenas em solucionar os problemas pontuais. “No AB Sabin, o fundamento principal desse trabalho consiste em auxiliar as crianças a identificar e compreender as diferentes emoções que surgem no dia a dia. Há atividades específicas para estimular os alunos a relatar e refletir sobre seus sentimentos. Quando um colega expõe o que o deixa alegre ou triste, colabora para que os demais desenvolvam a percepção do outro, deixando um pouco de lado o seu próprio mundo”, explica Raquel Alves.

No decorrer dessa aprendizagem, as professoras também abordam com os alunos situações de conflito hipotéticas, envolvendo pessoas que não fazem parte do grupo escolar. Por não estarem efetivamente envolvidos na situação, eles conseguem refletir com maior imparcialidade sobre o que aconteceu, imaginar como as pessoas envolvidas se sentiram e de que maneira poderiam solucionar o problema.

Com essas atividades, o Colégio consegue trazer a aprendizagem emocional para o contexto da sala de aula, dando às crianças a oportunidade de se expressar, compartilhar seus valores familiares e estabelecer regras de convivência com o grupo. “Ao longo do tempo, percebemos a evolução das soluções propostas pelos alunos para os conflitos que acontecem em sala. Eles passam a entender o ponto de vista dos colegas e a respeitar a diversidade de opiniões, o que contribui para a ampliação de sua percepção do mundo social e para a construção de sua identidade”, complementa a professora.

Sobre o Colégio AB Sabin

Fundado em 2009, o AB Sabin foi criado para atender a uma crescente demanda do Colégio Albert Sabin, reconhecido por educadores, pais e alunos como uma instituição de ensino de qualidade. Localizado na zona oeste de São Paulo, o AB Sabin é totalmente adaptado para receber crianças da Educação Infantil. Além da estrutura, a escola tem como proposta pedagógica a condução dos “pequenos cidadãos” à formação de valores que os direcionarão para a vida, com uma filosofia focada em distinções humanistas que desenvolvem a autonomia, o respeito e a ética desde cedo. Com espaços destinados à convivência humana e rodeado por áreas verdes, segurança e tranquilidade, integrando atividades de cultura e lazer às disciplinas escolares, o Colégio conta com 9 salas de aula, sala de leitura e ateliê de Arte, cozinha experimental, brinquedoteca, piscina aquecida, quadra poliesportiva e um mini bosque de 437m². Estes espaços permitem aos alunos momentos de sociabilização adequados à faixa etária e ao principal ideal da escola: o de criar descobertas. Mais informações: www.absabin.com.br