Nova lei de combate ao bullying é tema de palestra para os alunos do Colégio Batista de Porto Alegre

O objetivo é promover a cada dia mais práticas saudáveis de convívio e de respeito entre os grupos do ambiente escolar. O evento acontecerá no dia 06/05 (sexta-feira), a partir das 10h30, no auditório da Escola (Av. Cristóvão Colombo 1098). O encontro é aberto ao público e gratuito.

Com a proposta de trazer esclarecimentos legais frente às normas de convivência e campanhas que a escola já vem implementando através dos Projetos como o Pit Stop – trabalha com os alunos práticas de boa convivência social, bons hábitos e a discussão crítica e construtiva de assuntos que dizem respeito à adolescência e seus conflitos – e a Escola da Inteligência – trabalha a Educação Socioemocional -, com o objetivo de promover a cada dia mais práticas saudáveis de convívio e de respeito entre os grupos do ambiente escolar, o Colégio Batista de Porto Alegre realizará uma palestra sobre a Nova Lei de Combate ao Bullying, em vigor em 2016.

O tema será trazido pela professora do curso de graduação em Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul – FMP, Thaís Teixeira Rodrigues, para os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

De acordo com a coordenadora pedagógica do Colégio, Eliane Bragança, o encontro traz o conhecimento legal da nova Lei e traz o questionamento de por que algo tão relevante, e ao mesmo tempo tão corriqueiro entre os grupos, precisa se tornar uma Lei? “Trazer essa discussão para os alunos traz conscientização na ênfase de que o respeito pelo outro está tão defasado e alguns princípios tão esquecidos, que foi necessário legislar e até punir os casos extremos. Para o adolescente, ouvir cases e relatos que chegaram à Justiça, ou podem chegar, traz à tona a conscientização e as marcas que o bullying pode acarretar na vida de uma pessoa”, enfatiza Eliane.

O evento acontecerá no dia 06 de maio (sexta-feira), a partir das 10h30, no auditório da Escola (Av. Cristóvão Colombo 1098). A palestra é aberta ao público e gratuita.

Sobre a Lei Antibullying:

A partir do dia 09 de fevereiro de 2016, passou a vigorar a Lei Anti bullying – Lei Federal n. 13.185/2015, que determinou que é dever do estabelecimento de ensino, dos clubes e das agremiações recreativas assegurar medidas de conscientização, prevenção, diagnose e combate à violência e à intimidação sistemática.

O Programa de Combate à Intimidação Sistemática define o bullying como a prática de atos de violência física ou psíquica exercidos intencional e repetidamente por um indivíduo ou grupo contra uma ou mais pessoas com o objetivo de intimidar ou agredir, causando dor e angústia à vítima, que tem prejuízo direto no rendimento escolar e nos relacionamentos com os amigos e com a família.