Alunos do Instituto LACOAN – MG participam de projeto colaborativo do Educacional e descobrem os bastidores da produção e funcionamento de uma indústria de cimento

Projeto Como Funciona instiga a curiosidade infantil e transforma estudantes em protagonistas do próprio conhecimento usando como aliados a tecnologia, a colaboração e a troca de experiências

Iniciativa é desenvolvida com centenas de escolas de todo o País conectadas ao Educacional, rede social educativa que contempla uma série de soluções para a sala de aula

1Cerca de 50 alunos do 5º ano do ensino fundamental do Instituto LACOAN de Pedro Leopoldo – MG, visitaram a fábrica da Holcim, uma das líderes mundiais em cimento, concreto e agregados, e acompanharam todo o processo de fabricação do cimento. A iniciativa fez parte do “Como Funciona”, projeto colaborativo disponível no Educacional, rede social educativa da Positivo Informática Tecnologia Educacional e usada em centenas de escolas em todo o País. “O projeto “Como Funciona” tem como objetivo tornar os alunos protagonistas das próprias descobertas e conhecimento. São eles que escolhem um objeto, local ou evento para tentar desvendar como funcionam, do que são feitos e quais são os processos”, explica Patricia Sprada Barbosa, coordenadora pedagógica, do Educacional. “Todos os processos, etapas e experiências são compartilhados no ambiente virtual do Educacional com alunos e professores conectados e permitem o enriquecimento do conhecimento”, completa Patricia.

2O projeto foi coordenado pelas professoras Jussara de Souza e Gilmara Saraiva. Segundo Jussara, que há mais de 30 anos leciona no Instituto LACOAN, a etapa de escolha foi a mais difícil, já que os alunos, com idades entre 9 e 10 anos, ficaram em dúvida entre visitar uma emissora de rádio e uma indústria. “Como grande parte da população local trabalha em fábricas, as crianças ficaram curiosas para entender melhor o dia a dia de seus pais e optaram pela visita a uma fábrica de cimento. Após a decisão do tema, os alunos fizeram uma intensa pesquisa sobre a empresa e a produção e então foi agendada a visita”, explicou Jussara. A fábrica da Holcim em Pedro Leopoldo conta com uma área de 110 mil/m² produz 1,8 toneladas de cimento por ano, emprega 550 pessoas e produz cinco tipos de cimento.

Os estudantes foram recebidos por um engenheiro de produção e, durante uma tarde, conheceram departamentos como o de informática, transporte, logística, e, claro, a produção. “Eles surpreenderam os profissionais pela qualidade das perguntas. Questionaram sobre o funcionamento do forno, o tempo de preparação do cimento, segurança do trabalho e sustentabilidade”, lembra a professora. Durante a visita, foram produzidos vídeos, fotos e depoimentos que foram compartilhados com estudantes de todo o Brasil no ambiente virtual do Educacional.

“Experiências como essa são muito enriquecedoras. Sem dúvida, eles aprenderam muito mais com a visita do que em duas ou três aulas conceituais em sala de aula sobre o funcionamento de uma indústria. A colaboração, aplicação prática e a tecnologia são ferramentas essenciais para a eficiência da educação no século XXI. Os estudantes não querem mais apenas receber o conhecimento, mas participar dele e produzi-lo”, finaliza.

Sobre a Positivo Informática:

A Positivo Informática (BM&FBOVESPA: POSI3) é a maior fabricante brasileira de computadores e tem destacada presença na Argentina. Emprega cerca de 4 mil colaboradores em suas fábricas no Brasil, localizadas em Curitiba (PR), Manaus (AM) e Ilhéus (BA), e na Argentina, em Buenos Aires e na Terra do Fogo. Integram seu portfólio de produtos desktops, notebooks, tablets, smartphones e celulares. Presença em mais de 10 mil pontos de venda no Brasil e 2 mil na Argentina, além de contar com cerca de 9 mil revendedores cadastrados em todo o Brasil. Mais informações disponíveis em www.positivoinformatica.com.br.

Criada há vinte anos, a Positivo Informática Tecnologia Educacional oferece soluções que enriquecem o processo de ensino-aprendizagem e transformam a sala de aula em um ambiente estimulante e desafiador para os alunos. São portais,  mesas educacionais, plataformas, aplicativos e conteúdos digitais, equipamentos para escolas, alunos e professores e  programas de formação e acompanhamento pedagógico presentes em cerca de 14 mil escolas em todo o Brasil e em mais de 40 países. Mais informações sobre a Positivo Informática Tecnologia Educacional em : www.positivoteceduc.com.br
Curta a página oficial no Facebook no endereço www.facebook.com/positivotecnologiaeducacional