Atitudes e ações na Educação que transformam desafios em conquistas

A função da escola há muitos anos deixou de ser apenas alfabetizar. Além de transmitir conteúdos e cultura, tem como missão o crescimento do ser humano para uma convivência social pacífica e colaborativa, em direção ao fortalecimento da identidade, autonomia e cidadania.

A educação, em todos os seus sentidos, forma e transforma vidas. A escola é o agente educacional responsável por germinar transformações fundamentais em nossa sociedade; a escola é uma preparação para a vida. Para isso, é essencial que os educadores se questionem sobre quais estratégias vencedoras, atitudes e ações são adequadas para que esse processo se desenvolva. Nesse sentido, podemos brevemente lembrar e refletir sobre alguns pontos:

• O encontro entre o adulto educador e a criança ou o jovem é a aproximação entre culturas que apresentam características diferentes e que utilizam formas distintas de interpretar o mundo e as experiências pessoais. A forma do adulto, geralmente mais racional e hipotético-dedutiva, se exprime por meio de explicações, demonstrações e descrições consideradas mais objetivas.

Já a da criança e do jovem é uma forma mais empírica que se exprime por meio do comportamento, do jogo ou da utilização da linguagem simbólica. O desafio é de construir uma ponte comunicativa e uma linguagem comum entre o adulto e a criança que facilite o processo de aprendizagem e que torne prazeroso para o professor ensinar.

• Além de informações, no ato de ensinar são transmitidas também emoções, sentimentos, atitudes, crenças e valores que exercitam uma influência profunda nos alunos. Essas influências podem ser positivas, incentivadas em direção ao desenvolvimento; ou ser negativa, desmotivadora e de desinteresse em relação ao estudo, o que pode impedir o aprendizado efetivo. Se a experiência em sala de aula for positiva, de acolhimento e de sucesso, o aluno constrói uma representação de si mesmo como alguém capaz e confiante. Do contrário, se for uma experiência de desamparo, desamor e fracasso, o contexto escolar e o ato de aprender podem se transformar em uma ameaça.
  • Comunicar-se não é um ato unidirecional, mas produz consequências em todos os sujeitos envolvidos, confirmando assim a natureza relacional do processo ensinamento-aprendizado, dentro de uma experiência interativa que envolve o professor e seus alunos. A relação interpessoal é a base da relação educativa, onde o educador e aluno se abrem um para o outro. Fortalecer o significado da comunicação e do diálogo permite que o aluno entenda a importância de compreender o outro e ainda o faz assimilar o seu papel na diversidade existente no ambiente em que vivemos.

Como educadores, precisamos compreender que, conforme os estudos da neurociência confirmam, as competências emocionais e a competência relacional, contribuem de forma determinante para o processo de aprendizagem do aluno, e ajudam o educador na sua missão de ensinar. Conhecer os aspectos da interação que ocorre entre o sentir e o aprender, a emoção e a imaginação, significa movimentar as energias do coração dos nossos alunos, facilitando a sua aproximação aos conteúdos disciplinares com prazer, interesse e curiosidade para que eles possam fazer uma elaboração pessoal das informações, criando a própria realidade no contexto escolar, familiar e social e especialmente buscando a autorrealização e a felicidade.