fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Bett Brasil Educar 2015: Educação, tecnologia e novos caminhos a seguir

Reestruturar, empoderar, trans- formar. Observamos a edu- cação como uma base sólida

para um futuro efêmero em constante ebulição. Esta educação, inserida no eixo central de propagações culturais e sociais, que atravessou as décadas com tradicionalismo e métodos esta- belecidos, mostra-se despreparada (ou com pequenas rachaduras) no que tange a realidade educacional.

Empoderar, no sentido amplo da pa- lavra e no espaço denso da educa- ção, é a maneira mais clara (e talvez necessária) de reafirmar os papeis e as condições existentes em cada setor interno de uma instituição. Apoderar- se da função educador envolve não só os limites do conhecimento, mas o fomento na construção do cidadão

BETT BRASIL EDUCAR 2015

EDUCAÇÃO, TECNOLOgIA E NOVOS CAmINHOS A SEgUIR Texto e fotos por Rafael Pinheiro

Durante quatro dias de evento, cerca de 18 mil visitantes de diversas localidades atravessaram os corredores da São Paulo Expo em busca de inovações, soluções, tecnologias e aparatos educacionais. Com uma programação ampla, densa e com
temas instigantes, a Bett Brasil Educar consolida-se como o
maior evento de educação da América Latina

e nas diversas esferas participativas que o aluno atingirá com maestria.

O agente transformador incluído nas atividades diárias transcende méto- dos, fórmulas, mecanismos e expli- cita um anseio em interagir, humani- zar, criar e experimentar momentos ímpares de relações interpessoais e compartilhamento de ideias que trans- forma-se em um ambiente saudável, acolhedor, seguro (tanto físico como psíquico) e, com todos estes elemen- tos intactos, o aprendizado nasce flu- ído e se fortalece da melhor forma possível: com total aproveitamento.

E para estes três aspectos ganha- rem força, de fato, é necessário um olhar criterioso no interior das salas de aula, nos corredores, nos par-

ques e playgrounds, nos horários de descanso e intervalo da alimentação, na programação pedagógica, no rit- mo e nas decisões dos educadores e gestores e, acima de tudo, no com- promisso instaurado na comunidade escolar. Refletir e compreender as problematizações que cercam todas essas funções é o ponto de partida para uma educação de qualidade, compatível com requisitos da cidada- nia e desejos ávidos dos estudantes.

O São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, localizado na re- gião sul da capital paulista, recebeu entreosdias20e23demaioaBett Brasil Educar 2015. O evento, que che- gou à sua 22a edição este ano, utilizou a experiência da Bett Londres, uma das maiores feiras de produtos e tecnolo- gia educacional do mundo, realizado há mais de 30 anos na Inglaterra, para organizar e difundir propos- tas para a educação brasileira com foco na qualidade e transformação.

Com a temática central: “A escola dos nossos sonhos: horizontes possíveis, desafios imediatos”, o evento propôs uma reflexão consistente para a gestão pública e privada na educação, ten- do como base palestrantes nacionais e internacionais, atividades de capa- citação, compostas por painéis, talk shows, mesas de debates e workshops durante os quatro dias da feira. Nomes relevantes do cenário educa-

Revista Direcional Escolas – Junho & Julho 2015

A Feira Bett Brasil Educar 2015 teve aproximadamente 18 mil visitantes

cional brasileiro e do exterior falaram sobre Alfabetização, Comunicação e Letramento; Avaliação na Educação; Currículo na Educação; Educação da Infância; Educação Integral; Educação e Tecnologia; Educação Profissional e Tecnológica; Formação Profissional e Metodologia de Ensino; Gestão e Políticas Educacionais. Logo, a Bett Brasil Educar, alcançou a condição de evento educacional mais relevante da América Latina e um dos mais completos do mundo. Realizada pela i2i Eventos e organizada pela Futuro Eventos, o saldo final foi de mais de 18 mil vi- sitantes de diversas localidades que acompanharam de perto as novidades em soluções e tendências educacio- nais e tecnológicas apresentadas por aproximadamente 250 expositores.

TECNOLOGIA EM PAUTA

Pela primeira vez o evento dedi- cou um espaço exclusivo para star- tups em educação e tecnologia, por meio da Bett Startups, em um am- biente propício para troca de ex- periências e networking altamente qualificado. Classapp, Diaryium, Elefante Letrado, Inédita, QG do Enem, Missão Universitário, Mupi e Kid Reports foram as empresas par- ticipantes. A Apple, que reconhece as escolas e programas educacionais líderes mundiais em inovação, lide- rança e excelência educacional, criou a Sala de Aula Interativa da Apple Distinguished Schools – um espaço de 160m2, com um auditório central, onde ocorreu um ciclo de palestras pautadas em Tecnologia Educacional.

Apostando em novos formatos para aumentar a interação com o público visitante, o local reuniu quatro insti- tuições brasileiras reconhecidas com o selo “Apple Distinguished Schools”, que foram trazidas para mostrar os recursos que as soluções Apple ofe- recem para a sala de aula, são elas: Arbos, D’Incao, Next e Porto Seguro. Fundado em 1878 pela comunidade germânica, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma das mais con- ceituadas instituições de ensino do país, comprometida de maneira só- lida à uma formação pluricultural e plurilinguística. Preocupando-se, também, com estratégias pedagó- gicas que ampliem, de maneira sig- nificativa e eficaz, a aplicação da tecnologia no ambiente educacional.

Segundo Rodrigo Assirati Dias, Coordenador de Tecnologia da Educação do Porto Seguro, o espaço digital é de suma importância e deve ser trabalhado de forma criteriosa na educação. “Trabalhar um plano de en- sino com uma sequência didática e as- sociar o conteúdo ministrado em sala de aula com ferramentas tecnológicas é um rota a ser seguida”, comenta.

Dentre os principais resultados, prota- gonismo, criatividade, iniciativa, au- toria, colaboração, mobilidade e co- municação são eixos fundamentais da tecnologia educacional. Para garan- tir todos esses aspectos é necessário diagnosticar e introduzir a tecnologia de forma objetiva e adequada para cada etapa de aprendizado. “Em sala de aula, nós temos duas professoras:

17

Revista Direcional Escolas – Junho & Julho 2015

18

uma de classe e outra especializada em tecnologia. Assim, há uma troca sadia de informação e, também, de um aprendizado contínuo. Mostrando novos métodos de ensino capazes de formar pessoas que contribuam para um mundo melhor”, destaca Rodrigo.

A ESCOLA DOS SONHOS

A agenda do Congresso Educador tem, por principal objetivo, o aper- feiçoamento profissional de educa- dores e gestores. Assim, o ciclo de palestras e mesas redondas pro- postas pelo evento trouxeram deba- tes inovadores e cases de sucesso.

Temas como o impacto das redes sociais na educação, formação/metodologia, políticas educacionais, alfabetização/ comunicação, gestão, educação inte- gral, entre outros, foram expostos por profissionais renomados nos diversos auditórios espalhados pelo São Paulo Expo Exhibition & Convention Center.

Neste ano, em especial, a pluralida- de exposta em palestras foi extensa, avançando não só na capacitação em gestão como em questões socioe- mocionais, culturais e de aspectos hu- manitários. Formado em Publicidade pela ESPM, Economia pela USP e es- pecializado em Qualidade de Vida no Trabalho, o palestrante Tom Coelho explorou o tema “Conhecer a Escola para Gerir Suas Metas: Humanizar e Formar para a Vida e Cidadania”, de- monstrando pontos relevantes que, por algum momento (ou em certo proces- so social-cultural), foi enfraquecido.

“A escola atual é o resultado de frag- mentos culturais. Somos a contempora- neidade dos milênios. E, observar isso, é uma forma de verificar as origens do povo brasileiro”, destaca o palestrante que, em sua apresentação, reforçou os novos valores educacionais: “O papel da escola é escolarizar e hoje as ins- tituições vão além disso, servindo, em alguns casos, como a própria família do aluno”, dispara.Segundo o espe- cialista, a família perdeu sua unidade, sendo “terceirizada à escola”. E a fal- ta de integração familiar é o reflexo de diversas questões, como a mobi- lidade urbana, o aumento do tempo do aluno na escola, a inserção tecno-

lógica nos espaços sociais e a ausên- cia de relacionamentos interpessoais.

A inserção tecnológica, citada na apresentação de Tom Coelho, apa- receu, também, na mesa de deba- tes com o tema “Gestão Escolar de Qualidade: Uma Contribuição para a Aprendizagem dos Alunos”, guia- da pelos palestrantes Tobias Ribeiro, Raison Barros Pinheiro, Marino Menossi e Tania Queiroz com a me- diação de Renato Casagrande. De acordo com Tania Queiroz, gradu- ada em História, Pedagogia e Pós- Graduada em Didática, Tecnologias Aplicadas à Educação e Psicodrama pela PUC, falar em gestão, no contex- to atual hipermoderno, nos obriga a olhar para este próprio contexto de outra forma. “O mundo mudou rapi- damente, saímos da humanidade 1.0 e chegamos à humanidade 4.0. Estamos na era da família.com.br. É muito fácil nos acostumarmos à tecnologia, mas não paramos para refletir como essas tecnologias geraram descontinuidade e mudaram o pensar/agir/sentir das crianças, dos jovens, dos adultos e, consequentemente, da gestão escolar”.

Administrar, então, essa geração que perde facilmente o interesse no apren- dizado e provoca uma notável desmo- tivação no trabalho do professor, é um desenvolvimento árduo e a longo pra- zo. Nas palavras da palestrante, uma das causas desse movimento é a au- sência de limites no ambiente familiar, tornando os alunos indisciplinados e desinteressados, gerando, assim, uma falta de interesse coletiva, afetando o professor e o gestor – literalmente.

“É preciso refletir e compreender a mente de nossos alunos e buscar- mos alternativas em sala de aula para trazer uma aula dinâmica, que acompanhe o cérebro dessa gera- ção, que é totalmente diferente da nossa. Pensar diferente sobre o que fazemos, destruir nossa visão antoló- gica das coisas e criarmos uma visão epistemológica, ou seja, a mudança é possível, desde que haja a compre- ensão da mentalidade e dos anseios dos alunos em sala de aula”, ressalta.

Redescobrir os valores, identificar o papel da nova escola e ensinar de

Revista Direcional Escolas – Junho & Julho 2015

19

Revista Direcional Escolas – Junho & Julho 2015

20

maneira dinâmica e profunda, onde a questão de identidade cultural atin- ge não só a dimensão individual, mas classe dos educandos é essencial à uma prática que busca uma qualida- de educativa. A sala de aula é um espaço para semear sonhos e desco- bertas, agregando valores, obtendo resultados promissores e oferecendo ferramentas suficientes para motivar os professores – os pilares centrais de um futuro educacional com qualidade.

LANÇAMENTOS EDUCACIONAIS

Cobrindo o segmento educacional de ponta a ponta, o evento contou com a participação de importantes lan- çamentos nacionais e internacionais de produtos e serviços, apresentan- do sistemas educacionais, além de diversas inovações para a educação integrada à tecnologia. Confira al- gumas novidades expostas na feira:

A New Midia apresentou três ino- vações que levam segurança e co- municação de ponta ao mercado: a catraca biométrica, a tecnologia bea- con e o aplicativo “Saída da Escola”. A catraca biométrica, novidade no Brasil e um dos destaques na Feira Educar, une modernidade e pratici- dade – com ela, basta a pessoa ca- dastrada se posicionar em frente ao equipamento para ser reconhecido, tendo, assim, a entrada liberada.

A Editora DSOP, com seu slogan “Mais que livros, sonhos!”, lançou a nova obra do educador finan- ceiro Reinaldo Domingos intitulada “O Menino do Dinheiro – tempo de Mudanças”. A obra apresenta a im- portância que o dinheiro tem para a realização dos sonhos materiais e mostra para o jovem que os não ma- teriais devem ser praticados logo no início de suas vidas. “A obra é uma continuidade da série O Menino do Dinheiro e traz ensinamentos de como um pré-adolescente deve lidar com um momento que deixa reflexo por toda a vida, na qual enfrenta uma alteração nas relações escolares, familiares, pessoais e, também, no mundo das finanças”, explica o autor.

Completando 50 anos de existência, o Objetivo lança o Objetivo Talks,

um e-book da disciplina de Inglês, desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Tecnologia UNIP-Objetivo (CPT). Voltado para os alunos do 6o ano do Ensino Fundamental, reúne as mesmas informações do material impresso, po- rém com atrativos de uma mídia digital, como jogos interativos e vídeos que fa- cilitam no desenvolvimento das quatro habilidades: ouvir, falar, ler e escrever.

O FTD Sistema de Ensino lan- çou a versão 2.0 da Plataforma Digital, que alia distribuição de conteúdos pedagógicos a articu- lação de professores, coordena- dores, gestores, alunos e família. Através da plataforma, os usuários têm acesso a um ambiente integrado de conteúdos pedagógicos, planeja- dor de sequências didáticas, arqui- vos de aulas, gestor de atividades e provas, gerenciador de arquivos, pre- sença e notas, assim como serviços de formação de professores, consul- toria educacional, avaliações insti- tucional e educacional, entre outros.

A Movplan, empresa que oferece produtos e soluções inteligentes para o mercado educacional, apresentou alguns dos seus principais produ- tos: Lousas Quadriline, Charge Mate, Carteira Universitária e Acadêmica e o Rack Multimidia Aluminium. Destaque para a Lousa Escolar Quadriline Retrátil, formada por mó- dulos laterais com curvatura panorâ- mica, inibindo a formação de reflexos e propiciando melhor visão do aluno.

Fundada em 2008 com o intui- to de produzir materiais nobres e úteis para beneficiar a sociedade com maior segurança e conforto, a Barcelona Superfícies esteve presente na Feira Educar e apresen- tou uma gama enorme de linhas de superfície de borracha para as di- versas áreas de recreação. Dentre os principais produtos, destaque para o piso Barcelona Play 16, Barcelona Play 40 e o piso Barcelona Fun.

A Eleva Educação apresentou sua plataforma de ensino que traz, como principal objetivo, inovações para os elementos típicos de um sistema de ensino tradicional. Essa evolução contempla um currículo completo, in-

Revista Direcional Escolas – Junho & Julho 2015

Palestrante e Consultor Internacional César Muñoz Jiménez durante entrevista para a Revista Direcional Escolas

cluindo habilidades cognitivas e não cognitivas, uso de tecnologia com o objetivo de personalizar o aprendiza- do, material didático contextualizado e assessoria pedagógica e operacio- nal dedicada. A plataforma cria um ambiente de construção coletiva, que facilita a vida de professores e educa- dores ao fazer com que eles e os alu- nos falem a mesma língua. Totalmente contextualizada, ela prepara o aluno, desde as séries iniciais, para o ENEM, o mercado de trabalho e a vida.

Um dos maiores fabricantes de play- grounds e parques ao ar livre de alta performance da América Latina, a Speed Kids oferece produtos ino- vadores, preços acessíveis e manten- do os níveis de segurança. Dentre os destaques, Linha Colore, Nature, Zoo, Ecoplay, Acqualoco, Sky, entre outros.

A Proes Brinq, com o objetivo prin- cipal em levar alegria aos quatro can- tos do país, foi fundada em 2006 na cidade de São Paulo e disponibiliza produtos de qualidade das melhores marcas em brinquedos e playgrounds. Tendo como compromisso a qualida- de, preço baixo e entrega garantida, além de uma Equipe Pedagógica para orientar e tirar as dúvidas de utiliza- ção e funcionalidade dos brinquedos.

O Cine 3D Educativo promo- ve a disseminação de conhecimento através de novas tecnologias e, com isso, eleva o nível de consciência do indivíduo e ajuda na criação de uma sociedade mais justa ‘e partici- pativa. No diferencial da empresa, o projeto Cine 3D educativo é um compromisso com a educação de qualidade que favorece a imagem, prestígio e qualidade dos colégios.

A Jacto Filter, líder de mercado desde 1995 na fabricação de bebe- douros em fibra de vidro, possui, em sua produção, três linhas de produtos: Aquarium (com opção para até quatro torneiras), Millenium (com opção para torneira superior, vertical para jato ou tipo lavatório) e Versatium (com opção para quatro torneiras superiores e tor- neira tipo jato inclinado e tipo copo).

A LJFL, distribuidora de áudio e ví- deo, representante oficial de grandes marcas no mercado, como Optoma, Proficient, Atlona, Interafácil, OSD, Celerity e Norxtar, apresentou, duran- te a Feira Educar, o Optoma W307UST – projetor ultra de curta distância, que propõe o ambiente perfeito para o aprendizado em sala de aula, 3D to- tal para o ambiente mais envolvente, maximizando o potencial de apren- dizagem do aluno. Com tecnologia BrilliantColorTM, traz novo realismo às imagens projetadas, possibilitando, assim, gráficos, filmes e textos nítidos.

A Play Kids Brinquedos, preocu- pada com todas as especificações e garantias de segurança, mantém o foco nos objetivos dos clientes, pensando e estruturando de acordo com a necessi- dade do comprador, além de garantir excelente qualidade, alta durabilida- de, resistência e aprovação pelos ór- gãos reguladores. Dentre os principais produtos: brinquedão, área baby, rotomoldados (banco lápis, sapateira colmeia, gangorra, banquinho, lixeira lápis), piscina de bolinhas, eletrôni- cos (tombo legal, basquete, mini bas- quete, air play), cama elástica, brin- quedos plásticos e mini brinquedão.

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados