Centro Marista de Defesa da Infância lança oitavo vídeo da Campanha Defenda-se

Conteúdo faz parte de série de vídeos voltados a crianças de 5 a 11 anos, com orientações sobre como elas podem se prevenir de situações que facilitam a violência sexual

Em apoio à semana de mobilização do 18 de Maio – Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, a Rede Marista de Solidariedade, por meio do Centro Marista de Defesa da Infância, dá continuidade à série de vídeos educativos sobre a autodefesa de crianças contra a violência sexual e lança o oitavo vídeo da Campanha Defenda-se.

A nova história visa chamar a atenção para os cuidados preventivos que a criança pode ter em relação à violência sexual nos diversos espaços de convivência, como a escola, a própria casa, os espaços de lazer e a internet. Além disso, orienta sobre a utilização dos canais de denúncia disponíveis que a criança pode pedir ajuda.

Segundo Vinícius Gallon, coordenador da campanha, “Este vídeo é muito importante pois estabelece um diálogo direto com a criança. Buscamos encorajar meninos e meninas a identificarem as situações de violência sexual presentes no cotidiano, indicando possibilidades de se defenderem e pedir ajuda, seja para o adulto de confiança, para os agentes do Sistema de Garantia de Direitos, ou para os canais de denúncia disponíveis”.

A série de vídeos está disponível no site do projeto, juntamente com documentos de referência sobre o enfrentamento à violência sexual e materiais para mobilização do tema nas mídias sociais: www.defenda-se.com
Sobre a Campanha:

A campanha “Defenda-se” contribui com as políticas de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, especialmente no campo da prevenção, ao promover a autoproteção de meninos e meninas contra o abuso e a exploração sexual por meio de vídeos educativos de versão amigável. Os vídeos ilustram situações cotidianas em que a criança pode se defender, seja relatando a violência para alguém de confiança ou fazendo a denúncia diretamente para o Disque 100, que recebe e encaminha denúncias de violações de direitos humanos.

As dicas das animações são:

1 – Não tenha medo nem vergonha de se defender

2 – Proteja sua imagem

3 – Não aceite carona de estranhos

4 – Não dê informações pessoais a quem você não conhece

5 – Conheça e proteja o seu corpo

6 – Não aceite dinheiro ou presente em troca de carinhos

7 – No carnaval e nas férias, fique mais atento com sua autodefesa

8 – Conheça e acesse os canais de denúncia

Sobre a Rede Marista de Solidariedade

A Rede Marista de Solidariedade abrange programas, projetos e ações de promoção e defesa dos direitos das crianças e dos jovens desenvolvidos em todas as áreas de atuação do Grupo Marista. A Instituição Marista tem status consultivo na Comissão de Direitos Humanos da ONU, por meio da Fundação Marista de Solidariedade Internacional. A rede desenvolve iniciativas para a efetivação dos direitos da criança, como o Centro Marista de Defesa da Infância.Representantes da Rede Marista de Solidariedade participam de conselhos, fóruns e redes nas áreas de educação, direitos da criança e do jovem, assistência social e saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional. A rede também atende diretamente cerca de 16 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, de maneira contínua, em 25 unidades sociaise nos programas de bolsas de estudo para a Educação Básica, Profissional e Ensino Superior. Outras informações, acesse: www.solmarista.org.br