Educação física para o corpo e a mente

Há tempos que as aulas de Educação Física deixaram de ser apenas recreativas e se transformaram em uma disciplina importante na grade curricular. No Colégio Santo Américo, os alunos participam de projetos que incentivam a prática esportiva e trabalham o desenvolvimento do bem-estar, prezando o corpo e a mente.

Segundo o professor Gedeon Piller, coordenador de educação física do Santo Américo, a Educação Física está incluída no processo pedagógico e auxilia na criação dos valores éticos, fazendo prosperar o respeito aos adversários, a vontade de vencer os obstáculos e estimulando a competitividade de forma sadia.

“Os estudantes aprendem a trabalhar em grupo, desenvolvendo suas habilidades individuais. Além da melhora do condicionamento físico, através da prática esportiva regular, a disciplina trabalha também questões relacionadas à autoestima e a autoconfiança”, explica o professor.

Nos momentos que requerem mais dedicação dos alunos aos estudos, a prática esportiva também faz a diferença ajudando-os a não se sobrecarregarem mentalmente. “É fundamental manter o corpo e a mente em equilíbrio. Com a musculatura fortalecida, aumenta a capacidade circulatória e consequentemente a inclinação para descarregar o estresse”, afirma Gedeon.

Para o coordenador, o papel dos pais é imprescindível na hora de estimular os filhos a frequentarem as aulas com prazer e disposição. “Se os jovens se sentirem seguros com o apoio da família, as atividades irão fluir de maneira mais tranquila e eles poderão contar com resultados significativos”, comenta.

Sobre o Colégio Santo Américo (www.csasp.g12.br)

Há mais de 60 anos, o Santo Américo oferece uma proposta pedagógica diferenciada, focada na aprendizagem global do aluno, por meio de uma matriz curricular abrangente viabilizada pelo período integral.

Com uma equipe de educadores altamente qualificados, que busca ampliar a capacidade de os estudantes se tornarem agentes da sua própria aprendizagem, a escola disponibiliza uma grande variedade de atividades que permite o desenvolvimento de talentos diversos.

Os alunos contam com um Espaço Cultural de mais de 1,6 mil m², onde são ministradas aulas de artes, música e dança. Além disso, o ensino de xadrez faz parte da grade curricular, há uma maior carga horária de Educação Física e no ensino de línguas estrangeiras, como Inglês e Espanhol.

O Colégio Santo Américo está localizado na rua Santo Américo, 275, no Morumbi, zona sul de São Paulo.