fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Encerramento do Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar na escola reuniu 850 educadores em Araucária

 Projeto realizou a formação continuada de educadores, gestores e agentes do Sistema de Garantia de Direitos, promovendo a defesa do direito ao brincar

A última semana de formação e encerramento do projeto “Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar na escola” em Araucária, realizada entre os dias 23 e 26 de junho, reuniu 850 educadores e gestores da Primeira Infância e do 1° ano do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação do município.

O projeto é desenvolvido pela Rede Marista de Solidariedade, por meio do Centro Marista de Defesa da Infância e conta com o apoio do Instituto HSBC Solidariedade. Em Araucária, foram realizadas atividades desde novembro de 2014, contabilizando 136h de formação para 34 gestores e educadores.

Ao longo do projeto, foram confeccionados cerca de 1.500 materiais lúdicos durante as formações, o que beneficiou aproximadamente 5998 crianças diretamente e 4.869 indiretamente, em 16 unidades de educação. No encerramento das atividades, foram realizados os últimos encontros do Grupo de Trabalho e a entrega dos documentos produzidos durante as formações para a garantia de continuidade do projeto no município. Também foi realizado um seminário aberto, com a palestra do músico e pesquisador Nélio Spréa, sobre “Linguagem escrita e matemática x práticas sociais”.

Segundo Sheila Pomilho, coordenadora do projeto, o destaque do município foi o engajamento do Grupo de Trabalho ‘Genti Trakina’ que resultou na construção de instrumentais qualificados no que se refere à promoção do direito ao brincar na infância.

“O envolvimento dos gestores durante o projeto contribuiu para obtermos resultados que permanecerão após o término dos nossos encontros. Saímos com a certeza de que a promoção do direito ao brincar estará atrelada às ações da área da educação e aos diferentes setores que comungam da defesa do direito de todas as crianças”, comemora a coordenadora.

Para o segundo semestre deste ano, foi elaborado um calendário municipal de ações visando promover o brincar no cotidiano infantil. Entre as ações estão o Dia do Brincar da família nas Unidades de Atendimento, por meio de oficinas de construção de brinquedos, práticas lúdicas, intervenção brincante em alguns espaços públicos do município por meio de brinquedos e objetos que proporcionem o brincar com as crianças nas praças da cidade.

Sobre a Rede Marista de Solidariedade

A Rede Marista de Solidariedade abrange programas, projetos e ações de promoção e defesa dos direitos das crianças e dos jovens desenvolvidos em todas as áreas de atuação do Grupo Marista. A Instituição Marista tem status consultivo na Comissão de Direitos Humanos da ONU, por meio da Fundação Marista de Solidariedade Internacional. A rede desenvolve iniciativas para a efetivação dos direitos da criança, como o Centro Marista de Defesa da Infância. Representantes da Rede Marista de Solidariedade participam de conselhos, fóruns e redes nas áreas de educação, direitos da criança e do jovem, assistência social e saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional. A rede também atende diretamente cerca de 16 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, de maneira contínua, em 26 unidades sociais e nos programas de bolsas de estudo para a Educação Básica, Profissional e Ensino Superior. Outras informações, acesse: www.solmarista.org.br

Sobre o Grupo Marista

No Brasil desde 1897, o Instituto Marista divide-se em unidades administrativas no País. Uma delas é o Grupo Marista – presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, na cidade de Goiânia e no Distrito Federal, além de filiais da FTD em nove estados – com atuação nas áreas de Educação, Solidariedade, Saúde e Comunicação, por meio de uma agremiação de organizações sem fins econômicos. Na Educação, seus colégios, centros técnicos e universidades formam mais de 60 mil pessoas anualmente e ampliam o conhecimento com a publicação de 34 milhões de livros em editoras próprias. A Rede Marista de Solidariedade atende diretamente 16 mil crianças e jovens de maneira contínua, além de atuar em todas as frentes do Grupo Marista a partir de programas com base na promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes, bem como estratégias de incidência política e fomento à educação para a solidariedade. Na Saúde, seus hospitais realizam 443 mil atendimentos ao ano e proporcionam ações de humanização, conscientização e prevenção. Na Comunicação, suas rádios prezam pela difusão de conhecimento, cultura e cidadania. E, diariamente, seus cerca de 14 mil colaboradores vivenciam e disseminam valores humanos, cristãos e Maristas para formar cidadãos éticos, justos e solidários. Outras informações, acesse: www.grupomarista.org.br

Informações para a imprensa:

Lead Comunicação

((11) 3168-1412

Cíntia Gomes – Ramal 12*[email protected]

Denise Angelo – Ramal13* [email protected]

 

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados