“Linguagem da Dança” prepara professores para ministrar aulas de dança nas escolas

Cursos capacitam professores e ensinam a usar dança como instrumento de aprendizado

Criar, improvisar e compor. Esses são objetivos do curso “Linguagem da Dança” oferecido pelo Instituto Caleidos neste segundo semestre de 2015. As inscrições já estão abertas. O curso integra um projeto de formação permanente para professores e artistas na área de dança e ensino, capacitando os profissionais a desenvolverem atividades de dança e arte dentro das escolas.

dança

As aulas serão ministradas pela diretora do Instituto, Isabel Marques. Coreógrafa, escritora e pedagoga, a docente fez Mestrado no Laban Centre for Movement and Dance, de Londres (hoje Trinity Laban) e doutorado na Faculdade de Educação da USP e também pioneira no Brasil na sistematização e pesquisa na área de ensino de dança

Os cursos tem duração de quatro meses – agosto a novembro – e os professores da rede pública tem desconto na mensalidade. Os valores dos cursos seguem uma política diferenciada. O Instituto Caleidos criou e pratica o plano de “desmonetarização” – parte da mensalidade pode ser trocada por objetos e itens que valorizem o espaço (detergente, café, papel toalha, uma planta, um presente qualquer).

“Com isso, o Instituto busca humanizar as relações profissionais e estabelecer outras formas de pagamento e compartilhamento de conhecimento que não sejam as monetárias (dinheiro). Busca também criar e gerar senso de corresponsabilidade entre os frequentadores e o espaço do Instituto”, explicou Isabel Marques.

As inscrições e demais informações sobre mensalidade deverão ser feitas pelo e-mail [email protected]. Segue abaixo um resumo do que será abordado durante o curso:

LINGUAGEM DA DANÇA – Inicio dia 03 de agosto, docente Isabel Marques, encontros semanais às segundas das 18h30 às 20h.

Destinado para profissionais e leigos, o curso trabalha os princípios de Rudolf Laban (a Coreologia) de forma investigativa, lúdica e contextualizada. A ênfase do curso é dada aos processos de criação (improvisação e composição) tendo como abordagem a “Proposta Metodológica da Dança no Contexto” (Marques/96).

Sobre o Caleidos

O Instituto Caleidos foi criado em 2007 para dar continuidade aos projetos desenvolvidos pelo Caleidos Arte e Ensino (2001-2008), em São Paulo (SP), e às atividades de criação, ensino e pesquisa que seus diretores, Isabel Marques e Fábio Brazil, desenvolvem há mais de 25 anos. Em nova sede desde 2011, o Instituto abriga também as atividades e os projetos do Caleidos Cia. de Dança. Desde sua fundação, o Instituto Caleidos já realizou trabalhos para diversas organizações sociais e governamentais entre elas Ministério da Educação, Unesco, Funarte, Secretarias Estaduais de Educação dos estados do Pará, Paraná, Goiás, São Paulo, Pernambuco, além de atuar em diversos eventos como a Bienal Internacional de Dança de Fortaleza, Festival de Dança de Joinville e o Festival de Dança de Londrina, entre outros.

Isabel Marques é escritora, coreógrafa e diretora de dança, formada em Pedagogia pela USP, fez Mestrado no Laban Centre for Movement and Dance, de Londres (hoje Trinity Laban) e doutorado na Faculdade de Educação da USP. Pioneira no Brasil na sistematização e pesquisa na área de ensino de dança. Tem vasto trabalho que interliga pesquisa, ensino e produção artística no Brasil e no exterior. Fundou, em 1996, e dirige o Caleidos Cia. de Dança, com trabalhos premiados pelo Programa de Fomento à Dança (SMC/SP) e pelo ProAC (SEC/SP). Autora dos livros “Ensino de Dança Hoje”, “Dançando na Escola”, pela Cortez Editora, e “Linguagem da Dança: Arte e Ensino”, pela Digitexto, vencedor do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 200 9 e foi finalista do Prêmio Jabuti 2011. Em 2001, com Fábio Brazil, fundou o Caleidos Arte e Ensino, hoje Instituto Caleidos, em São Paulo/SP, ministrando cursos, prestando assessorias e desenvolvendo trabalhos nas áreas de dança e de educação.

Linguagem da Dança

Início das aulas: 03 agosto de 2015

Mensalidade: R$ 260,00 (professores da rede pública tem 25% de desconto)

Local: Instituto Caleidos/Rua Mota Pais, 213 Vila Ipojuca/SP