Mãe e filho na arte do Vitral

Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental do Consa promovem exposição de vitrais com foco na relação Mãe e Filho.

Além da função decorativa e de forte simbologia, os vitrais fornecem inúmeras informações acerca das características e do modo de vida do ser humano.
O vitral vem integrando os ambientes ao longo da história. Tal fato deve-se pela captação e transmissão da luz através dos vidros proporcionando assim um resultado fantástico, tanto de espiritualidade, quanto de beleza.
Num estudo simplificado dessa técnica, os estudantes do 9º ano, substituíram o metal da armação pela pintura do contorno do desenho, e o vidro, por papel celofane.
A proposta do trabalho fundamentou-se no tema “Mãe e Filho”. Os vitrais tiveram a intenção de retratar as mães ou simplesmente retratar uma mãe com o filho, dependendo da escolha do estudante.
Após a conclusão das obras, escreveram a apresentação de sua arte.

Alguns exemplos:

“O meu projeto não representa minha própria mãe, e sim representa uma mulher e sua filha de perfil. Na cabeça da mãe, repousa um pássaro fêmea da espécie conhecida como tié-sangue, zelando pelo seu filhote, que está em uma folha. Eu escolhi representar esses pássaros, pois minha mãe adora esse passarinho, e eu também adorava observá-los com minha mãe. Tudo isso trazia para mim fascinação, admiração e felicidade, assim como minha mãe traz pra mim todos os dias. Utilizei cores quentes para os seres vivos e cores frias para o céu. Agradecimentos à minha família, especialmente à minha avó, que forneceu o dinheiro para a compra dos materiais e, claro, à minha mãe que está sempre ao meu lado, ouvindo minhas crises de adolescente e me dando conselhos para a vida toda. Minha mãe, minha inspiração, meu exemplo de mulher vencedora”. Mariana Fortes

“No meu trabalho, representei a relação entre uma mãe e uma filha adolescente, que apesar dos conflitos e brigas, que todos sabemos que existe, o amor entre a mãe e o filho sempre vai existir. Eu utilizei algumas características minhas e de minha mãe, como as cores dos cabelos”. Marina Baldocchi

“No processo de construção do vitral refleti sobre a importância do ser “mãe”, e percebi a minha preocupação em presenteá-la com este trabalho. Deixei em primeiro plano a mãe e os filhos, e procurei usar cores ousadas para as folhas como vermelho e rosa, na qual as identifico como cores características do amor, e o azul, para fazer as roupas dos filhos. A mãe deixa transparecer conforto e certa preocupação em ter seus bebês no colo. Busquei simplificar os desenhos e não exagerar em detalhes.
Conclui que foi um trabalho que exigiu muita habilidade nos recortes e colagens, mas valeu a pena, porque gostei do resultado final”. Luiza Frank

“Durante a construção deste vitral, nas aulas de Artes Visuais, pude perceber a importância da mulher na vida das pessoas. O quanto somos influenciados pelas nossas mães e que, mesmo não demonstrando nosso amor o quanto deveríamos, ela está sempre presente. O vitral foi mais uma forma para demonstrar o meu amor.
Quanto à parte técnica, comecei com um esboço em folha A3 e passei para o papel cartão. Recortei e escolhi as cores do papel celofane que melhor representavam a minha relação com a minha mãe. Finalizei colocando papel laminado atrás do vitral”. Ana Luisa Mendonça

“As cores representam a paz (azul), esperança (verde) e força (amarelo). Para fazer o vitral me inspirei numa foto da internet. Fiz as folhas ao fundo em homenagem a minha mãe que adora plantas, assim como a roupa vermelha do bebê”. Vanessa Longhin

Silvia Maria Bido – Professora de Artes Plásticas

Sobre o ‘Consa’
Com tradição de 78 anos, o Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida tem em seu horizonte e em sua rotina a busca incessante por uma educação de qualidade que dialogue com a realidade dos estudantes, numa interação produtiva entre as habilidades e competências das ciências, das linguagens, das artes e da fé. Este diálogo proporciona aos estudantes uma formação completa, conectada com o cotidiano e atravessada por valores franciscanos.
Os estudantes contam com um Espaço Cultural de mais de 17 mil m², onde usufruem de Laboratórios, Bibliotecas, Capela, Salas Multimídia, Auditório, Espaços Verdes, Ateliê de Artes Plásticas, Salas de Música e Dança, Parques Infantis, Ambulatório, Lanchonete, Restaurante, Refeitório, Horta e Jardim, Complexo Esportivo Completo – Celfran – com: piscinas cobertas e aquecidas, Salas de Ginástica, Ballet, Judô, Tae kwon do, Circo, Academia de Musculação e Quadras Poliesportivas.
O Consa oferece cursos regulares da Educação Infantil ao Ensino Médio e período estendido: Integral e Semi-Integral.
O Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida está localizado na Alameda Jauaperi, 416, Bairro Moema, zona sul de São Paulo.