Parque Estadual Cantareira promove programação especial para o Dia Mundial da Água

As atividades são voltadas para estudantes, visitantes e  comunidades do entorno do parque

A comemoração do Dia Mundial da Água no Parque Estadual da Cantareira (PEC) acontecerá nos núcleos Pedra Grande, Engordador e Cabuçu. As atividades são diferentes em cada um, mas o objetivo é o mesmo: conscientizar a população sobre a importância de preservar nosso bem mais precioso, a água, abordando conceitos de economia, escassez e preservação ambiental, entre outros.

Nos dias 17, 19 e 26 de março, o Núcleo Pedra Grande do PEC visitará comunidades de seu entorno imediato, levando palestras, apresentações e debates relacionados a temática em questão, com o objetivo de oferecer mais informações para as populações locais e preservar a natureza. Essas comunidades estão relacionadas ao Projeto Cuca, que nasceu de uma parceria entre o Parque Estadual da Cantareira e a CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista).

No Núcleo Engordador, de 17 a 20 de março, um roteiro especial de trilha monitorada será realizado com as escolas agendadas, com enfoque para o  antigo sistema de abastecimento da cidade de São Paulo.

No Núcleo Cabuçu, de 24 a 27 de março, a programação abordará o tema “A Escassez nos Recursos Hídricos”, incluindo palestras, visita à Barragem com explanação sobre o histórico do abastecimento da cidade de São Paulo, além de uma gincana “Caça ao Tesouro Ecológica”, na qual as pistas trarão curiosidades sobre a importância da água.

Sobre o parque:

A maior parte do território do PEC está localizada na Zona Norte de São Paulo, constituindo um importante remanescente da Mata Atlântica na metrópole, e de extrema relevância ecológica para o Estado de São Paulo. É considerada uma das maiores florestas urbanas do mundo, com inúmeras nascentes e diversos cursos d’água. Foi declarado parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo pela UNESCO em 1994.

Para mais informações e agendamentos, ligue ou mande email, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.  Pedra Grande: (11) 2203-0115 ou (11) 2203-3266 [email protected] ; Engordador: (11) 2995-3254 ou (11) 2995-3329, [email protected]; e Cabuçu: (11) 2401-6217 ou (11) 2406-8429 [email protected]