fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Programa High School: Educação internacional

A educação tem sido guiada, especialmente nos últimos anos, sob as fortes influências da globalização. Economia, política, mercado de trabalho, profissões e o âmbito educacional estão, cada vez mais, em conformidade com as correntes globais. Na prática, as demandas contemporâneas apontam para o desenvolvimento de uma educação internacional, para além do domínio de um segundo idioma.

De acordo com Victor Vasques, gerente de marketing e vendas do setor, atravessamos um período, fortemente influenciado pelo mercado, no qual o ensino bilíngue não representa um diferencial significativo, “é necessário ofertar um diploma como o de High School, que abre portas no Brasil e no mundo, seja no mercado de trabalho ou em universidades”, diz. Dessa forma, a internacionalização do currículo (ou o programa de High School voltado para o Ensino Médio) responde a uma dupla demanda, tanto do mercado como dos anseios das famílias e dos próprios estudantes.

“O High School é a possibilidade de alunos brasileiros acessarem o melhor da educação internacional e conquistarem diferenciais relevantes em seus currículos ainda no Ensino Médio”, conta Vasques. “Além da fluência na língua inglesa, do contato com professores estrangeiros e do desenvolvimento de habilidades diversas, o High School é uma vivência cultural que possibilita aos estudantes explorarem matérias que não existem em currículos brasileiros”, complementa.

Há algumas especificidades que podem ser ressaltadas no programa High School como, por exemplo, a alta complexidade do conteúdo do currículo, já que o programa se encontra em um nível linguístico elevado, contribuindo, assim, para o aprimoramento na fala, na escuta e na escrita do segundo idioma. No final desse programa, o estudante alcança uma dupla certificação, facilitando tanto a entrada no ensino superior fora do Brasil, como um destaque para o mercado de trabalho.

Para os/as gestores/as que desejam implementar o programa na instituição, Vasques sugere algumas dicas: “Os bons programas de High School são aqueles que não somente oferecerem diferenciais relevantes em termos acadêmicos e de diplomas, mas também que se adaptam às expectativas da sua comunidade escolar. Pergunte por formatos de operação, se a precificação é em real, sobre a flexibilidade dos horários de estudo e o conteúdo de marketing compartilhados”. (RP)

Saiba mais: Victor Vasques – [email protected]

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados