Conversa com o Gestor — Colégio Novo Ângulo Novo Esquema (NANE)

Especialização em inclusão.

Escola novo ângulo novo esquema “é possível aprender sempre”.

img10_1Diretora pedagógica há quase 30 anos do Colégio Novo Ângulo Novo Esquema (NANE), 26 deles como uma de suas mantenedoras, Rita de Cássia Rizzo Lima parte do pressuposto de que “todo mundo pode aprender, o que a Neurociência só veio para comprovar”. Também acredita que não existe modelo pronto “em lugar nenhum”, pois o trabalho com a inclusão resulta da “construção de muitos anos”. No caso do NANE, sua metodologia de abordagem com o aluno “nasceu da prática, do sentir e entender a necessidade do aluno ao longo do tempo”.

Posicionado como escola regular especializada em inclusão, não apenas para alunos com necessidades especiais, mas para todos aqueles que demandam uma proposta diferenciada de ensino, o NANE surgiu em 2000 após a união das escolas Novo Ângulo e Novo Esquema. Está localizado no bairro de Moema, em São Paulo, em um ambiente acolhedor, com instalações em grande parte adaptadas para cadeirantes e demais situações de comprometimento físico ou motor.

Sua organização de ensino é também seriada, mas a prática escolar acontece por meio da progressão por ciclos, em que os alunos são reunidos em grupos pelo critério de afinidades. “É um olhar individualizado sobre crianças e jovens, com dificuldades de aprendizagem ou não”, define Rita. A estratégia de intervenção com os alunos se divide em três tipos de atividades: o “método da roda”; as oficinas de áreas temáticas como Português, Artes, Matemática e Educação Física; além de aulas mais convencionais para os demais conteúdos, em classe.

Na dinâmica da roda, o professor trabalha com o grupo ou subgrupos correspondentes a um determinado ciclo, sob o pano de fundo do conhecimento, para que o conjunto defina um tema comum a ser trabalhado. “Chegar ao foco de interesse do grupo é uma forma de estabelecer um vínculo e ensinar o aluno a se posicionar, conhecer e a defender ideias, argumentos. E sob esse pano de fundo se introduz o conhecimento, sem estarmos presos a áreas temáticas específicas, que são trabalhadas conforme surgem as oportunidades”, relata a diretora.

Os temas abordados ao longo do ano são sistematizados e apresentados em um evento aberto à comunidade, o Projexpo. Já as oficinas “organizam o conteúdo acadêmico de forma linear”, pois o aluno as frequenta de acordo com o seu desenvolvimento. O NANE disponibiliza ainda dois formatos de Ensino Médio, o convencional e o prático (baseado na metodologia OPTE – Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo). E criou o Programa de Emprego Apoiado, para ex-alunos que queiram ingressar no mercado de trabalho via política de cotas. A escola possui hoje 103 alunos no Ensino Fundamental I e II e Médio, e uma equipe composta por quatro diretoras mantenedoras, três coordenadoras, duas auxiliares de classe, 29 professores e cinco funcionários da área administrativa e operacional.

Por Rosali Figueiredo

Nívea Maria De Carvalho Fabrício