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Guia para Gestores de Escolas

Como gerenciar seu tempo na escola

Sempre ouvi falar que depois dos 20 anos o tempo passa voando, meses transformam-se em anos, que viram décadas e quando nos damos conta e olhamos para trás reclamamos que a vida é curta demais e nos indagamos: Por que temos a sensação de que o tempo passa rápido demais?

É porque gastamos o tempo em atividades que nada têm a ver com nossos objetivos, sonhos e com a nossa missão de vida. Na maior parte do tem- po não fazemos nada significativo.

Neste ano, quais atividades você realizou que realmente fizeram a diferença? Durante o dia, perdemos mui- to tempo com tarefas circunstanciais, isto é, atividades que somos levados a fazer em função de situações que independem da nossa vontade, como atender às pessoas sem hora marcada e ser interrompido inúmeras vezes para responder perguntas ou consultas.

Ainda pior é passar o tempo resolvendo urgências que, se não forem executadas imediatamente, irão gerar algum tipo de problema.

É comum existirem pessoas que se alimentam de atividades urgentes, pois estas, quando resolvidas, deixam a sensação ilusória e pontual de salvador da pátria e super-herói, alimentando o ego e melhorando a autoestima. Porém, com o passar do tempo, além do prejuízo à saúde, deixa a sequela da sensação de missão não cumprida e ocasiona falhas na gestão de processos devido à centralização e perda de autonomia do grupo.

O que realmente é importante são as ações que trazem resultados efetivos para a nossa vida. Ações feitas hoje, que fazem a diferença no trabalho, na vida pessoal e para as pessoas que vivem conosco. Algumas atitudes podem contribuir para melhorar a gestão de tempo e reduzir as atividades urgentes e circunstanciais:

Importantes: Priorize

Coloque data e prazo

Urgentes:
Descrição de função e

organograma Monitoramento e Checklist

Circunstanciais: Delegue

Aprenda a Dizer Não

Planilha de Gerenciamento de tempo semanal

A planilha de gerenciamento de tempo tem a finalidade de auxiliar na organização da semana por meio da visualização e do controle de tarefas e funções. Para que auxilie na redução de interrupções do trabalho dos líderes da instituição (direção, coordenação e orientação) pelas famílias e pelos próprios colaboradores, confeccione a planilha em formato de cartaz e fixe em local visível na sala dos professores e dos demais líderes. A planilha remete apenas às funções mais importantes, com o objetivo de criar uma rotina que melhore a organização.

Dica: Geralmente os problemas apa- recem no início de cada período (ex.: falta de professores), por isso, evite marcar tarefas com horários fixos.

Atendimento aos Pais

Recepção de professores e alunos

Calendário semanal – Horários Fixos

16h – 17h

Segunda

Terça

Recepção de professores e alunos

Recepção de professores e alunos

Quarta

Quinta

Recepção de professores e alunos

Atendimento aos Pais

Sexta

Recepção de professores e alunos

Recepção de professores e alunos

7h – 8h

Recepção de professores e alunos

8h – 9h

9h – 10h

Atendimento aos Pais

Coaching Individual

10h – 11h

Assistir às aulas

Recepção de professores e alunos

Assistir às aulas

11h – 12h

12h – 13h

Assistir às aulas

Reunião de monitoramento

13h – 14h

Recepção de professores e alunos

Recepção de professores e alunos

14h – 15h

Coaching Individual

Reunião de monitoramento

15h – 16h

Assistir às aulas

Assistir às aulas

Assistir às aulas

Atendimento aos Pais

Planejamento semanal

 
christian-rocha-coelhos
Christian Rocha Coelho é especialista em andragogia e diretor de planejamento da maior empresa de gestão, pesquisa e comunicação pedagógica do Brasil, a Rabbit Partnership.
Mais informações: (11) 3862.2905 / www.rabbitmkt.com.br / [email protected]

 

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