SMART aprimora software de aprendizado colaborativo mais utilizado no mundo

Notebook 15 facilita a criação de jogos e atividades de aprendizagem criativos e divertidos, reduzindo o tempo de preparo das aulas

Atualizações no SMART amp permitem maior cocriação e estimulam a colaboração por meio dos dispositivos dos alunos, a qualquer hora e em todo lugar

A SMART Technologies Inc., empresa líder em soluções tecnológicas e colaborativas para educação, anuncia o lançamento do software de aprendizado colaborativo SMART Notebook® 2015, que estará no mercado a partir de abril. A nova versão do software de aprendizado colaborativo mais usado do mundo apresentará diversos recursos, como o desenvolvedor de atividades de aula e o mapeamento de conceitos. Além disso, as novas funcionalidades e os parceiros de conteúdo do SMART amp™ impulsionarão, junto com o Notebook, o potencial colaborativo total dos alunos, professores, monitores interativos e dispositivos móveis.

SMART Notebook

O SMART Notebook 2015 oferece:

Novo desenvolvedor de atividades de aula, que permite que qualquer pessoa crie facilmente jogos de aprendizado criativos e divertidos em menos de cinco minutos.  O professor pode elaborar tarefas educacionais sofisticadas e visualmente atraentes com alguns passos simples, elaborar diversas tarefas interativas com o mesmo conteúdo, para reforçar determinados tópicos, e envolver os alunos no processo de elaboração de aulas. O desenvolvedor de atividades de aula apresenta elementos de gamificação, incluindo campainhas, dispositivos de escolha aleatória e cronômetro.

Mapeamento de conceitos é um novo recurso altamente solicitado por educadores e uma das atividades mais usadas em ciências e estudos sociais. Ele encoraja a descoberta e permite a organização visual de conceitos para promover um nível maior de compreensão.

O SMART Notebook foi baixado por cerca de seis milhões de usuários nos últimos três anos. Este software está sempre em desenvolvimento, transformando-se em uma plataforma diversificada que estimula experiências de aprendizado colaborativas em monitores interativos e dispositivos de alunos. Além disso, ele possibilita mudanças na prática do aprendizado e na adoção de tecnologias.

Após testar o desenvolvedor de atividades de aula, Rebecca Simon, diretora de tecnologia e inovação educacional de um colégio em Nova York disse: “para professores que estão começando a usar o Notebook, esta será uma excelente forma para criar algo pedagógico relevante para os alunos”. Joey Savoy, coordenador de tecnologia em um distrito escolar de New Brunswick, Canadá, concordou afirmando “é muito fácil preparar aulas envolventes para os alunos”.

SMART amp

O software de aprendizado colaborativo SMART amp™ continua crescendo. Lançado em 2014, o SMART amp é um software baseado em nuvem, que permite aos alunos cocriarem conteúdo em uma tela digital para possibilitar a colaboração, a qualquer hora e qualquer lugar, nos dispositivos dos alunos. Ele fornece informações em tempo real aos professores sobre o aprendizado e a colaboração do estudante e disponibiliza uma plataforma consistente para integrar a tecnologia da sala de aula com qualquer dispositivo ou monitor interativo. Os novos recursos acrescentados recentemente ao SMART amp incluem:

A capacidade de escrever equações matemáticas usando símbolos comuns, sobrescrito e subscrito, que permitem aos usuários editarem as equações matemáticas e trabalharem colaborativamente em problemas matemáticos na área de trabalho.

A atribuição de objetos expõe o processo de aprendizado fornecendo a visibilidade das colaborações de um determinado aluno em uma área de trabalho colaborativa.

O recurso Agrupamento (Grouping) permite que os professores agrupem, com alguns cliques, alunos em suas próprias áreas de trabalho. Os professores podem modificar os grupos simplesmente arrastando os alunos de um grupo para outro.

Três novos parceiros de conteúdo: LessonPix (EUA), FortunaPix (EUA) e Educandus (Brasil), totalizando 26 parceiros de conteúdo.

O SMART amp também está disponível em Francês e Espanhol.

David Denchfield, diretor de um colégio no Reino Unido, recomenda o SMART amp. “Ele é um excelente software que fornece uma plataforma simples para que todas as crianças contribuam nas aulas, de forma divertida e envolvente. As crianças adoraram usar o SMART amp e eu o recomendo com segurança aos colegas de todas as áreas de educação.” O aluno James, do Reino Unido, concorda, “Se trabalhássemos no SMART amp o tempo todo, eu viria para o colégio até mesmo aos sábados e domingos”.

“Os professores sempre dizem que não têm muito tempo para a elaboração de aula,” afirma Greg Estell, Presidente da Divisão de Educação da SMART Technologies. “Com as melhorias no Notebook 2015 e o aprimoramento contínuo do SMART amp, nós permitiremos que os professores ganhem mais tempo para estimular os alunos com atividades de aula que tornam o aprendizado divertido e recebam informações imediatas sobre o progresso do aluno.”

Sobre a SMART Technologies

A SMART Technologies Inc. é líder em soluções tecnológicas que facilitam formas de interação colaborativa em escolas e locais de trabalho ao redor do mundo, possibilitando experiências altamente produtivas e engajadoras nestes ambientes. A SMART oferece soluções integradas de hardware, software e serviços para garantir performances avançadas, além de ser líder mundial de displays interativos. Cerca de 70 milhões de professores e alunos do mundo todo usam as soluções da SMART para tornar o aprendizado mais interativo, envolvente, eficaz e divertido.