Em Colégio paulistano, alunos desenvolvem projeto interdisciplinar sobre as Olimpíadas

Atividade visa aproveitar o tema para estimular autonomia dos estudantes na produção de conhecimento

Os professores do Colégio Mary Ward decidiram utilizar o maior evento esportivo do mundo para estimular seus alunos por meio de um projeto interdisciplinar. Durante o primeiro semestre, os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental vão desenvolver o projeto Olimpíadas, no qual produzirão podcasts sobre temas associados aos jogos.

No primeiro trimestre, as crianças irão aperfeiçoar seu potencial tecnológico desbravando o mundo dos podcasts, arquivo de áudio digital publicado na internet. Apresentados a materiais diversos, os estudantes aprenderão as características do áudio e a mexer em programas para produção de seu próprio material. Na segunda etapa, a pesquisa avança para os temas escolhidos e para a produção do programa de 15 minutos, que poderá contar com entrevistados ou apoiar-se apenas no material coletado.

Cada grupo será orientado por um professor de uma disciplina específica, porém, a intenção é não se ater apenas a respectiva matéria. Temas como doping, infraestrutura, história dos jogos e importância do esporte proporcionarão uma abordagem ampla que permitirá um desenvolvimento interdisciplinar do trabalho.

Para o prof. Anderson Nogueira, que leciona História, a iniciativa promove a colaboração entre os alunos. “Este tipo de atividade permite uma troca muito grande. Como os temas são diferentes, mas o processo de produção é o mesmo, eles se ajudam dentro e fora dos grupos desenvolvendo habilidades que vão além do conteúdo”, explica.

Ao fim do semestre, os áudios dos alunos serão disponibilizados na internet por meio do soundcloud a fim de que a produção escolar possa ser compartilhada com a sociedade como um todo.

Sobre o Colégio Mary Ward

O Colégio Mary Ward é uma instituição que desenvolve seus trabalhos de educação há mais de 70 anos, no bairro do Tatuapé, zona Leste de São Paulo.  Com uma infraestrutura diferenciada e instalações de alto padrão, a escola oferece ensino desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, e tem como proposta pedagógica a formação de cidadãos que sejam agentes eficazes de transformação com a promoção de valores de fraternidade, humanismo social, caridade, solidariedade, gratuidade, respeito ao diferente, compreensão e tolerância.