Dica – Radiocomunicação

Matéria publicada na edição 23 | dezembro 2006 – ver na edição online

Facilidade na na comunicação

Os radiotransmissores ou transceptores são equipamentos portáteis que funcionam por meio de ondas magnéticas. O uso desses aparelhos radiocomunicadores permite agilidade nos procedimentos operacionais da escola. A comunicação via rádio é feita em sistema de conferência, garantindo que o funcionário (como inspetores, porteiros, zeladores e vigilantes) seja encontrado no ponto em que estiver, sem necessidade de deslocamento. Entre os resultados está o aumento da produtividade da equipe. Para o uso em escolas são recomendados os rádios profissionais, também conhecidos como HT ou hand talk, vendidos individualmente e alimentados com baterias regarregáveis. Já os rádios domésticos são vendidos em pares, alimentados a pilha e não resistem tão bem ao uso diário. Fatores como a topografia local e a qualidade do equipamento interferem no raio de ação dos rádios.

Segundo José Elias de Godoy, consultor de segurança, esse meio de comunicação é utilizado não só como sistema de segurança mas também para facilitar comunicações administrativas e com a portaria. “É importante sua correta utilização para facilitar e agilizar as transmissões entre os usuários. Portanto, deve-se atentar para algumas normas de operação em sistemas de rádios convencionais”, atesta Godoy. Entre as normas, o consultor cita:

-para falar, apertar a tecla de acionamento;

-chamar a pessoa desejada através de códigos;

-falar claro e pausadamente; -transmitir somente o necessário; -utilizar o código Q e o alfabeto fonético; -não interromper a comunicação de outro operador;

-deixar a tecla de acionamento livre para o outro operador falar;

-atender prontamente as chamadas; -repetir a operação sucessiva e alternadamente;

-manter a disciplina na rede.

Em relação ao investimento necessário, uma opção para reduzir o custo com os rádios é a locação dos equipamentos. Em caso de locação, a escola não terá custo de assistência técnica. É importante verificar se trocas de baterias e quais outros tipos de conserto estão incluídos no contrato de locação. Além disso, os equipamentos locados costumam ser substituídos quando há o lançamento de um modelo mais moderno. Seja qual for a modalidade escolhida, compra ou locação, é indicado procurar os serviços de empresas especializadas, que trabalhem com marcas conceituadas de rádios. É uma garantia para a escola de que, quando houver necessidade de assistência técnica, as peças sejam encontradas.