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Guia para Gestores de Escolas

Editora Peirópolis lança "Educação e Sustentabilidade-Princípios e valores para a formação de educadores"de Neca Setubal

Obra defende o papel da educação no desafio de estruturar uma sociedade sustentável

 

 

FICHA TÉCNICA

 

Título: Educação e Sustentabilidade: Princípios e Valores Para a Formação de Educadores

Autor: Maria Alice Setubal

Formato: 20,5 x 27,5 cm

Nº de páginas: 192

ISBN: 978-85-7596-365-4

Preço: R$ 42

 

 A Editora Peirópolis lança, no dia 17 de Junho, às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, a obra “Educação e Sustentabilidade: Princípios e Valores para a Formação de Educadores”, de autoria de Maria Alice (Neca) Setubal, presidente da Fundação Tide Setubal e do Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

 A publicação nasceu do projeto Educar na Cidade, coordenado pelo Cenpec, que tinha como foco refletir e produzir conhecimento sobre princípios e valores para a educação do século XXI: sustentabilidade, equidade, diversidade cultural, educação para a paz, participação e cidadania e novas formas de educar e aprender. Diferentes profissionais que atuam diretamente em territórios vulneráveis, em escolas públicas e organizações locais, e especialistas refletiram sobre o tema. O encontro dessas reflexões está sistematizados neste livro.

 A publicação traz conceitos debatidos e conectados com práticas que revelam que os valores e princípios da sustentabilidade devem ser incluídos na formação de professores e educadores, contribuindo para a construção de uma nova visão de sociedade, mais justa, sustentável e democrática.

“Vivemos hoje uma crise mundial de valores e de direcionamentos, e no Brasil, isso se agrava com uma crise econômica, política e educacional. Na educação, é preciso superar os problemas apontados no Plano Nacional de Educação alcançando suas metas, ao mesmo tempo em que repensamos um modelo de escola e de currículo, que faça sentido na contemporaneidade”.

 O conceito de educação e sustentabilidade está baseado em cinco dimensões acerca do tema: articulação entre passado/presente/futuro em uma visão de longo prazo que considera o bem-estar das próximas gerações; interdependência entre as pessoas e entre as pessoas e o ambiente, gerando corresponsabilidade individual social e coletiva, ampliação da aprendizagem formal, não formal e ao longo da vida; visão sistêmica e complexa, integrando princípios, valores e ações e os diferentes âmbitos da sustentabilidade (ambiental, social, econômica, política e cultural).

 A escola, muitas vezes único equipamento público em territórios vulneráveis frequentado pelos jovens, é um lugar para concretizar as dimensões. É também um espaço de passagem para outros lugares sociais, que compõem a cidadania, o reconhecimento social e a diversidade cultural. Sua conexão com a comunidade e com outros atores do território fortalece a possibilidade de formação desses jovens.

 “O território é um espaço vivo e complexo e os alunos circulam por ele. Se pensarmos no território como um espaço de educar e de aprender, todos podem desenvolver sentidos para aprendizagens. Se esse encontro de saberes for compartilhado, assim como acontece nas redes sociais onde as informações circulam, são debatidas e ressignificadas para resolver problemas e construir conhecimento, é possível desenvolver as pessoas em diferentes áreas da vida por meio das diferentes disciplinas do currículo como as práticas apresentadas no livro demonstram. Adentram se modo de ensinar e aprender questões da realidade e o estímulo a autoria, a criação e a responsabilidade”, afirma a autora.

 Nesse sentido, o conceito de educação e sustentabilidade se alia a concepção de educação integral que desenvolve aspectos físicos, cognitivos, emocionais e culturais, respeitando a realidade local, a partir de uma escola aberta, que interage com diferentes espaços, organizações e saberes. “Quando deixamos de olhar para a criança ou para o jovem como o aluno na escola, o paciente na unidade básica de saúde, o educando na organização local, passamos a percebê-la como criança ou jovem daquela comunidade e cada um pode contribuir de forma transversal com sua formação. Ao fazermos isso em parceria, com base em valores compartilhados e que estimulam respeito à diversidade, à participação e o exercício da cidadania, a realidade local contribui para a sustentabilidade que será colocada em prática em qualquer lugar”, finaliza.

  

 Sobre a autora

Maria Alice (Neca) Setubal é formada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, com mestrado em Ciências Políticas pela mesma instituição e doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

É autora de diversos livros e artigos para revistas e jornais. Foi coordenadora do Educação para América Latina e Caribe pelo Unicef. Integra diversos conselhos como GIFE, Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (Raps), IDS – Instituto de Democracia e Sustentabilidade, Instituto Natura. Preside da Fundação Tide Setúbal, localizada no bairro de São Miguel Paulista, na zona leste da cidade de São Paulo, e dirige o Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Em 2005, venceu o prêmio Jabuti com o projeto multimídia “Terra Paulista – Histórias, Arte, Costumes”. Desde 2010 está envolvida no debate sobre sustentabilidade e educação.

Sobre a Editora Peirópolis

Criada em 1994, a Editora Peirópolis tem como missão contribuir para a construção de um mundo mais solidário, justo e harmônico, publicando literatura que ofereça novas perspectivas para a compreensão do ser humano e do seu papel no planeta. Suas linhas editoriais oferecem formas renovadas de trabalhar temas como ética, cidadania, pluralidade cultural, desenvolvimento social, ecologia e meio ambiente – por meio de uma visão transdisciplinar e integrada. Além disso, é pioneira em coleções dedicadas à literatura indígena, à mitologia africana e ao folclore brasileiro. Há alguns anos, a Peirópolis vem desenvolvendo um catálogo de literatura portuguesa, com o valioso reconhecimento e apoio da Direcçcão geral do Livro e da Biblioteca (DGLB) do Ministério da Cultura de Portugal. A Editora é parceria da Brasil em Mente para trabalhar literatura para crianças e jovens em Língua Portuguesa com a comunidade de falantes do português fora do Brasil.

 Para saber mais sobre a Peirópolis, acesse www.editorapeiropolis.com.br   

 

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