Endomarketing pedagógico

Matéria publicada na edição 117 | Abril 2016 – ver na edição online

A Rabbit utiliza a nomenclatura de endomarketing para o conjunto de ações de marketing de relacionamento, marketing interno e propaganda regional institucional.

O marketing de relacionamento divulga o trabalho pedagógico com a finalidade de aumentar a satisfação dos alunos e familiares, para que eles divulguem a escola através do boca a boca. O marketing interno auxilia a valorização e comunicação do staff da escola. A propaganda regional institucional tem o objetivo de mostrar o que acontece dentro da sala de aula para o mercado regional, de prospecção e ex-alunos. Este tipo de propaganda, menos comercial, é melhor assimilada pelos consumidores atuais.

Os principais objetivos do endomarketing – O endomarketing tem dois papéis importantes. Um é a geração do institucional, por meio da divulgação constante e em grande quantidade de peças individuais, como clippings, convites, post etc. Neste caso, as famílias e o mercado regional têm a sensação de que a escola é um local em constante evolução e de grande produção intelectual.

O outro papel é auxiliar no posicionamento estratégico, por meio da formação da imagem e da marca da instituição de ensino. Posicionamento estratégico é quando esta mesma família tem uma visão geral do processo de ensino-aprendizagem, entende o que a escola ensina e percebe a evolução do filho. Neste caso, faz-se necessário a produção de campanhas de endomarketing com várias peças de divulgação concomitantes, com começo, meio e fim.

Criação do conteúdo Para compreender a relevância da criação de uma peça ou campanha de endomarketing precisamos entender de forma sucinta o funcionamento da memória.

Os estímulos que chegam ao cérebro através dos órgãos sensoriais são armazenados em redes neurais denominadas memória de curto prazo.

Esta memória age no momento em que uma informação está sendo adquirida e armazenada por um curto tempo até ser decidido se a informação merece ser guardada ou descartada.

As informações passam pelo hipocampo que, junto com a amígdala, tem o papel de converter a memória de curto prazo em memória de longo prazo.

Esse processo de passagem é denominado de consolidação. A consolidação ocorre quando uma informação se torna definitivamente armazenada em uma determinada área do cérebro.

Tudo o que é armazenado de forma definitiva fica na memória de longo prazo. De acordo com o neurocirurgião Roberto Godoy, a capacidade da memória de longo prazo é praticamente ilimitada.

A memória de longo prazo funciona como uma cebola com várias camadas, as superficiais são lembradas mais facilmente e as camadas mais profundas são mais difíceis de resgatar.

Informações vinculadas a processos significativos, acompanhadas de carga emocional (principalmente as positivas), e benefícios para a pessoa são consideradas boias memoriais que tendem a se concentrar na superfície da memória de longo prazo.

Portanto, para que ocorra mais facilmente a consolidação memorial na superfície da memória de longo prazo, as comunicações simples (como peças individuais) devem ser iniciadas pela explanação do significado (conceito) da informação e finalizadas pelo benefício que o aluno terá.

Para a divulgação de um projeto pedagógico, a comunicação deve ser dividida em três etapas específicas com seus respectivos planos de mídia.

Abstract Construção Benefícios
Explanar as regras, propriedade e conceitos. Mostrar a evolução gradativa dos alunos. Quais conhecimentos e valores foram adquiridos.

– O que o aluno ganha com isso?

·      Banner fachada

·      Cartaz – sala dos professores

·      Circular

·      Trabalhos para casa

·      Eventos (convite)

·      Filmes

·      Banner fachada

·      Cartaz – sala dos professores

·      Circular

Aproveite o recurso de criação do álbum de fotos do facebook e monte uma linha cronológica de um Projeto Pedagógico. Inicie com as fotos da apresentação e explicação em sala de aula, registre a evolução através do desenvolvimento dos trabalhos dos alunos e finalize com os benefícios que a atividade proporcionou aos educandos. Assim, todos os amigos da mídia social conhecerão melhor o processo de ensino-aprendizagem proposto pela escola.