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Guia para Gestores de Escolas

Gestão de impacto: como exercer a liderança pedagógica

“Professores não podem ser geridos… Relatórios, diários de classe, análise de desempenho em sala de aula podem ser geridos. Professores devem ser liderados.”

O que é liderança? A maioria das pessoas tem uma ideia intuitiva do que seja liderança, sempre associada a uma ação de comando ou a um cargo de chefia. Nos últimos anos, boa parte das obras produzidas em torno do assunto tem expressado uma visão muito restrita, mais preocupada com a análise e categorização das atitudes mais comuns dos líderes frente aos seus colaboradores, em lugar de examinar o contexto maior de suas funções. Elas prestam pouca atenção ao papel da liderança organizacional em termos do tratamento da mudança ambiental, que deveria ocorrer através da formação de equipes de alta performance.

A Psicologia moderna diz que liderar é o ato de influenciar as atitudes, opiniões e os sentimentos de outras pessoas. Mas essa troca de influências acontece entre as pessoas constantemente, sem necessariamente que uma lidere a outra. Uma pessoa é considerada um líder quando a sua persuasão é desmedida, ou seja, um líder convence mais que um não líder.

DIFERENÇA ENTRE GESTÃO E LIDERANÇA

Gestão e liderança são terminologias distintas e ao mesmo tempo complementares.Gestão está relacionada à sistematização de processos, documentação e gerenciamento de projetos, divisão e descrição de funções, reuniões periódicas de monitoramento (constância e periodicidade), análise de desempenho, gestão de tempo e planejamento estratégico com metas e objetivos concretos.

Liderança está ligada à lapidação de pessoas promovendo uma política de monitoramento, isto é, um acompanhamento e feedback que gere um clima de confiança e segurança para que o colaborador possa evoluir sem estresse, através de uma comunicação eficaz, do uso de processos decisórios participativos, gerenciamento de conflitos, meritocrameritocracia extrínseca e intrínseca, negociação de acordos e apresentação de ideias.

O ideal é implantar os processos de gestão e utilizar os conceitos de liderança como facilitador, fomentando os esforços coletivos, a coesão e o trabalho em equipe, para que todos possam evoluir com confiança e felicidade.

TORNAR-SE UM LÍDER

A capacidade de influenciar pessoas é considerada um dom se partirmos do princípio de que algumas pessoas possuem traços de personalidade, isto é, exteriorizam a sua personalidade através de comportamentos que favorecem o seu aparecimento, como extroversão, sociabilização, proatividade e agradabilidade, caraterísticas psíquicas desenvolvidas com grande intensidade na infância.

Os preceitos andragógicos (ligados à ciência de orientar e motivar adultos a adquirir novos hábitos, conhecimentos e atitudes) mostram que cursos e palestras de instrução não possuem profundidade e tempo suficiente para fazer com que um adulto torne-se um líder, mas algumas atitudes e ações, se utilizadas com constância e periodicidade, podem melhorar o desempenho de liderança de um indivíduo.

Sob a desculpa de ¨serem profissionais¨, alguns líderes agem de modo frio, reservado e calculista. Desse modo não estão sendo ¨profissionais¨, já que mantêm uma postura distante por serem inseguros ou por não terem paciência de se relacionar com outras pessoas.

PREMISSAS BÁSICAS

Um líder tem que gostar de gente! Não há liderança sem intensas relações interpessoais, vínculos afetivos, interação social e comunicabilidade. Se você não detém esses traços de personalidade, sugiro repensar seu futuro e procurar uma função que não enfatize tais atribuições como os cargos administrativos da secretaria, cobrança, financeiro. Não existe nenhuma função que o corpo docente exerça que não necessite de uma boa dose de liderança!

DICAS PARA SER UM LÍDER EFICAZ 

• Não desista de um colaborador

• Faça uso da meritocracia

• Tenha uma comunicação interpessoal eficiente

• Incentive a comunicabilidade

• Seja coloquial, use expressões e palavras com as quais o seu interlocutor esteja familiarizado

• Em caso de crítica, não adote uma postura defensiva. Faça perguntas esclarecedoras

• Adote uma postura de escuta reflexiva

• Faça parte de uma equipe de ponta

• Dê autonomia

 
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Christian Rocha Coelho é especialista em andragogia e diretor de planejamento da maior empresa de gestão, pesquisa e comunicação pedagógica do Brasil, a Rabbit Partnership.
Mais informações: (11) 3862.2905 / www.rabbitmkt.com.br / [email protected]

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