fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Talento vem de dentro e todo mundo tem

A descoberta dos dons estimula a criança a conhecer e valorizar suas habilidades

 Escrever histórias, desenhar, ensinar, tocar um instrumento, cantar…qual é o seu dom? Auxiliando os pequenos a descobrir talentos e habilidades em si e no próximo, a psicóloga paulista Karina Picon conta uma história de desafios e autoconhecimento em A Descoberta dos Dons, lançamento da Boa Nova Editora.

Guilherme e Francisco são colegas de escola, curiosos e adoram aprender coisas novas, no entanto, levavam a vida de formas bem diferentes. Enquanto Guilherme era uma criança emotiva, alegre e de imaginação fértil, Francisco desperdiçava seu tempo em frente ao computador e estava sempre entediado, triste e sozinho.

Em uma aula de música, Guilherme cria melodias em seu violão e desperta a inveja de Francisco, que adorava notas musicais, mas não tocava instrumento algum. Percebendo o sentimento na criança, a professora Cecília ajuda Francisco a descobrir as próprias habilidades e a admirar o dom de Guilherme:

“Deus deu um dom a cada pessoa, Ele não faz diferença entre Seus filhos. O dom de Guilherme é tocar violão, que, somado ao seu treino e esforço, faz dele um artista. Precisamos ajudar você a descobrir qual é o seu.” Pág 22.

A Descoberta dos Dons reúne ensinamentos sobre a boa convivência e incentiva a criança a descobrir, compreender e valorizar esse “presente” que já faz parte da essência dela e que pode ser cultivado. De forma didática e saudável, a partir da transformação de Francisco, o livro mostra à criançada os dons como instrumentos de mudanças positivas no mundo.

  

Sobre a autora:

Karina Picon é de Catanduva, formada em psicologia pela PUC-Campinas e especialista em Terapia de Casal e Família pelo Instituto Bauruense de Psicodrama. Em 18 anos de experiência clínica, percebeu que muitos adultos não sabiam responder quais eram seus dons e a serviço de quê estavam aqui. Assim, a autora teve a ideia de criar uma ferramenta no campo literário capaz de auxiliar pais, professores e orientadores a despertar essa descoberta nos pequenos. Ela acredita que crianças que reconhecem seus dons e lidam melhor com suas emoções tornam-se mais seguras e  apresentam uma menor probabilidade de desenvolver transtornos de ansiedade e depressão na vida adulta.

  

Ficha Técnica:

Boa Nova Editora
Autora: 
Karina Picon
Ilustrações: Rafael Sanches

ISBN:  978-85-8353-012-1

Páginas: 28

Formato: 27×27

Preço: R$ 9,90

Receba nossas matérias no seu e-mail


Relacionados