A família na escola: qual o modelo de educação que a sociedade deseja?

img117Na educação do século XXI, a escolarização ultrapassou o limiar da “acolhida, de uma aprendizagem que se pautava antes no simbólico (no uso da palavra, na leitura)” e está agora “direcionada para as imagens, o hipertexto, para uma aprendizagem que não tem muitas vezes o grau de profundidade da anterior, mas é muito mais extensa”. E ela inclui demandas da comunidade escolar e da própria família. Nesse sentido, conforme avalia a professora livre-docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Leny Magalhães Mrech, o papel da escola sai do campo da transmissão do conteúdo para o da mediação do conhecimento, processo em que precisa envolver a própria família.

No entanto, os pais desconhecem, em geral, segundo observa a pesquisadora, a dimensão dos desafios atuais e ficam presos a “pacotes educativos mercadológicos”, com expectativas muito elevadas tão e somente em torno do desempenho do aluno. Isso tem gerado cada vez mais casos de crianças com estresse, ao mesmo tempo em que cria um quadro de exclusão (daqueles que não conseguem acompanhar a média da turma, ficam acima ou abaixo da expectativa projetada em torno deles).

A seguir, a pesquisadora observa, em rápida entrevista, que a tendência a reduzir a educação e escolarização a pacotes mercadológicos atinge cada vez mais crianças menores e traz prejuízos à infância.

Revista Direcional Escolas
– Poderíamos associar o estresse das crianças a um pacote educacional muito apertado, extenso e exigente em termos de desempenho, meritocracia?
Leny M. Mrech – O que os psicanalistas têm identificado na clínica com crianças e adolescentes é que estas vêm se apresentando em um crescente estado de tensão. O que ocorre principalmente com crianças das escolas particulares. Muitas são encaminhadas para o atendimento desde cedo. Possibilitando que, de um lado, elas sejam tratadas mais rapidamente e, de outro, revelando as tensões pelas quais elas passam em sistemas meritocráticos. São crianças que com apenas com cinco anos ficam preocupadas com os testes que farão. Outras que se sentem sem chances de brincar porque todo o seu horário está ocupado com atividades. A infância fica comprometida com um modelo de ‘mercado de saber’ que a criança e o adolescente entram desde o início.

Revista Direcional Escolas – Claro que esperamos que as crianças e jovens apresentem a possibilidade de dominar conteúdos pertinentes à sua idade cronológica e escolar. Não seria natural a sociedade esperar isso? O que estamos exigindo, além disso, que não está auxiliando em nada a educação?
Leny M. Mrech – A Educação, principalmente a Educação Infantil, tem que ser direcionada para que a criança de tenra idade aprenda a brincar, a explorar a sua etapa de construção dos jogos de faz – de – conta. Quando nós as aproximamos muito cedo das tendências do mercado elas perdem essa possibilidade. As crianças se tornam passivas, apenas assistindo televisão ou participando dos jogos de videogame. Neste sentido, volto a assinalar a importância de a criança ser considerada em primeiro lugar e não o seu desempenho. Pois, quando isso acontece nós deixamos de vê-la considerando-a apenas um produto.

Por Rosali Figueiredo

Saiba+