fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Fundação Lemann investe em programa de longa duração para formação de gestores e educadores de todo país

Desde 2011, a Fundação Lemann e a Elos Educacional firmaram uma parceria para ajudar a formar gestores e educadores de todo país e garantir um aprendizado de qualidade para seus alunos. A nova edição do Programa Gestão para Aprendizagem, que selecionou 11 redes das mais de 200 inscritas em todo país, tem o objetivo de tornar essa formação ainda mais completa e com melhores resultados. As secretarias participantes são de Alagoas, Sergipe, Mato Grosso do Sul, Campina Grande (PB), Campos do Jordão (SP), Franca (SP), Taubaté (SP), Ponta Grossa (PR), Castro (PR), Recife (PE) e Pernambuco.

 No novo Gestão para a Aprendizagem foi incorporado todo o aprendizado destes anos de parceria, entre eles, a importância do apoio da Secretaria da Educação e a necessidade de formação da equipe pedagógica da Secretaria. Com exceção da Secretaria da Educação de Pernambuco, que dará início às atividades a partir dos próximo ano, as demais redes já estão começando a realizar o programa. “As redes selecionados para esta etapa mostraram este compromisso e valorização por parte das lideranças pedagógicas, por isso acreditamos no potencial do programa para estas redes e temos certeza que teremos ótimos resultados”, comemora Silvana Tamassia, sócia-fundadora da Elos Educacional.

Agora com dois anos de duração, o Gestão para Aprendizagem oferece não só a formação de gestores escolares, mas passa a atender a rede como um todo, com consultoria para os secretários de educação e sua equipe, mais formação para equipes  técnicas, gestores escolares e professores. Com isso, é possível abordar de maneira mais aprofundada as frentes de Currículo, Avaliação, Recursos Didáticos, Formação e Acompanhamento Pedagógico das Escolas. “Outro ponto de destaque para o programa é a possibilidade de sustentabilidade destas soluções aprendidas, pois com a formação para todos os educadores, este conhecimento permanece na rede e poderá ser propagado quando assim desejarem”, completa Claudia Zuppini, sócia-fundadora da Elos Educacional.

Por meio de edital, Secretarias de Educação de todo país puderam se inscrever e foram selecionadas redes com diferentes contextos, compondo um grupo diverso que estreia o novo formato do Gestão para Aprendizagem. Cada rede apresenta realidades diferentes deste contexto e o programa visa elaborar um plano estratégico para atender estas necessidades específicas ao longo de dois anos. As 10 Secretarias escolhidas e que já começaram as atividades este ano estão convidando as escolas de sua rede para aproveitar esta oportunidade.

Com foco em resultados, o curso tem muitas atividades práticas, o que permite aos gestores perceberem no dia a dia as mudanças em suas redes.  “As novidades deste novo programa têm como principal objetivo garantir que as mudanças causadas nas redes e escolas sejam duradouras e impactem o maior número de alunos possível”, reforça Guilherme Antunes, gerente de projetos da Fundação Lemann.

As Secretarias terão a ajuda de especialistas e consultores com experiência em Secretarias de Educação, escolas, fundações educacionais, e atuando em formação de professores e gestores educacionais, para fazer o diagnóstico de seus principais desafios e a partir disso desenhar um plano de ação. “Trabalharemos, juntos com a equipe pedagógica da Secretaria, no fortalecimento e qualificação das decisões.  Compartilharemos  aprendizados de outras Redes para que a equipe possa qualificá-los e ajudá-los na elaboração das suas ações. Isso potencializa o tempo da equipe e dá maior robustez à tomada de decisão”, completa Raph Gomes, Consultor do Programa Gestão para Aprendizagem.

Para as Secretarias de Educação que ficaram de fora desta edição, haverá novas oportunidades para se inscreverem ainda este ano e elas serão divulgadas no site da Fundação Lemann e a Elos Educacional.

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados