fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Livro com trava língua exercita a dicção das crianças

Composto por adivinhações e parlendas, a história das dez furunfunfelhas diverte e exercita a prática linguística

Publicado pela Editora Mundo Mirim, o livro A Casa Das Dez Furunfunfelhas, traz em seu conto a parlenda de dez animadas moças que  contam suas histórias através de trava-línguas. Com repentinos “tangolomangos”, expressão que é sinônimo de feitiço, elas desaparecem da narrativa dando lugar a jogos de adivinhações que as trarão de volta à história, aguçando a imaginação do leitor.

O enredo ainda conta com a aparição de um menino, que observando tudo de seu telhado deseja um final feliz à história, e o velho Félix, que com sua sanfona e jogos de adivinhação consegue fazer todas as furunfunfelhas retornarem à história.

Os contos compostos por parlendas e adivinhas é uma tradição oral da cultura brasileira, e eram utilizados pelos antigos sábios como um meio de transmitir os conhecimentos e valores para o povo, além de ser uma forma divertida de treinar a dicção dos pequenos, auxiliando no exercício de diversos fonemas.

“Alice disse que eu disse

que o que ela disse

era um poço de tolice.

Mas eu disse que ela disse

que eu disse o que ela disse.

E quem fez o disse não disse foi

a dona Berenice”

A autora Lenice Gomes, especialista em literatura infantil e juvenil, e auxiliada pelas ilustrações de Romont Willy, feitas através de técnicas de pinturas manuais, propõem através dessa soma de arte e uma narrativa carregada de rimas com um ritmo ligeiro que prenderá a atenção da criançada.

Ficha técnica
Editora Mundo Mirim

Ilustração: Romont Willy

Autor: Lenice Gomes

I.S.B.N.: 978-85-617-3059-8

Formato: 22×20

Número de Páginas: 36 págs

Preço: R$ 29,90

Sobre a autora: Nascida em Pernambuco, Lenice Gomes é especialista em Literatura Infantil/Juvenil, escritora e com licenciatura e bacharelado em História é autora de diversos livros infantis, entre eles “Brincando adivinhas”, recomendado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Sobre o ilustrador: Adepto da técnica de pintura manual, Romont Willy, nasceu no Piauí e vive hoje no Distrito Federal, iniciou sua carreira ilustrando uma revista em Brasília, e logo depois começou a ilustrar livros infantis.

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados