fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Pedagogia Escolar

O referencial pedagógico é, na contemporaneidade, um elemento denso e instigante para os debates que envolvem a educação. Nesta seção mostraremos novidades, matérias acerca deste assunto e conteúdos que exploram a relação entre núcleo pedagógico e gestão escolar.

Conteúdo sobre Pedagogia Escolar

Indiferença na sala de aula

Por Adilson Longen* Neste último ano, iniciei uma reflexão a partir de minhas observações diárias em sala de aula, trabalhando com conteúdos de Matemática. Minhas análises estão relacionadas ao comportamento de alunos diante do processo…
Leia mais...

Esporte na Escola – Somente vantagens??

Algumas perguntas quando pensamos no esporte dentro do ambiente escolar. O envolvimento de alunos, pais, direção, coordenação trás um contexto importante para dentro das instituições de ensino. Mas será que somente vantagens existem em…
Leia mais...

Como evitar o piloto automático na educação?

Quando considerada um ambiente frio e estressante, a escola desestimula o prazer de ensinar e aprender, a convivência e o sonhar. Automaticamente, os planos e projetos são substituídos pela obrigação, pelo fardo e tédio de cumprir as…
Leia mais...

Tenho um aluno com autismo, o que fazer?

Ana Regina Caminha Braga Para começarmos a debater o tema, é importante que entendamos o que é o autismo: um distúrbio neurológico que compromete a interação social, a comunicação, seja ela verbal ou não, de um indivíduo. Seus sinais…
Leia mais...

Como educar crianças mimadas?

Por Lilian Zolet Engana-se quem acha que o comportamento de certas crianças não tem nada relacionado ao modo como vivem no ambiente familiar. Filhos podem desenvolver o autoritarismo por conta da postura inadequada dos próprios pais. Em meu…
Leia mais...

Docência: profissão ou ofício?

Por Waldnylson da Mata O exercício da docência é um ofício ou uma profissão? Antes de reagir, reflita. Em alguns países da Europa, a docência é considerada uma semiprofissão, os motivos são a limitação da autonomia, a falta de…
Leia mais...