fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Matérias

Nesta área você encontrará todas as nossas matérias e conteúdos repletos de dicas, notícias e atualidades vindo de gestores, diretores e coordenadores que são referência na área de atuação.  Confira aqui e fique por dentro das novidades!

Conteúdo sobre Matérias

Competências mínimas ao diretor de escola

Em uma mesa de debates mediada pelo educador Celso Antunes dentro do 7º Educador Management (Seminário Internacional de Gestão em Educação promovido pela Educar 2001, no final de maio, em São Paulo), especialistas deixaram suas contribuições em relação ao perfil que defendem para o diretor de escola. As informações não estão registradas em ordem de […]

Férias na escola: música, teatro e muita diversão para as crianças

Aproveitar o período de férias para estimular as habilidades artísticas e esportivas das crianças pode ser muito gratificante. Um espaço lúdico pode ser construído nas escolas e atrair os alunos que, muitas vezes, não têm a oportunidade de desfrutar de um ambiente tão rico e interativo quanto este. O Colégio São Domingos, em São Paulo, […]

EDUCAR 2011: Aspectos da cultura escolar que favorecem a inovação e a aprendizagem, segundo Philippe Perrenaud

O sociólogo suíço Philippe Perrenaud foi um dos destaques do 18º Educador (Congresso Internacional de Educação), realizado no âmbito da Educar 2011. Diante do questionamento se “A educação transforma ou reproduz a sociedade?”, Perrenaud apresentou condicionantes que interferem sobre o desenvolvimento dos estudantes. Considerado um dos principais pensadores da educação na contemporaneidade, o especialista lançou […]

A orientação sexual nas escolas públicas de São Paulo

A sexualidade nos remete à nossa origem (quem somos, de onde viemos, como fomos concebidos) e, consequentemente, à origem do próprio conhecimento, da curiosidade e da disposição para aprender.  Sexualidade tem a ver com identidade e com as infinitas maneiras de ser homem ou de ser mulher na sociedade e na cultura e com o […]

Entrevista/Sexualidade: “Há de se buscar o equilíbrio”

A educadora e especialista em sexualidade Marilza Arcanjo dos Santos Rodrigues, diretora do Colégio John Kennedy, em Pirassununga, interior de São Paulo, aborda, em entrevista abaixo, como trabalhar o tema com crianças e adolescentes no ambiente escolar e também com os familiares, a partir da experiência que vem desenvolvendo em torno do Projeto Equilíbrio Sexualidade. […]

Tutoria: uma prática educativa para a inclusão social

Quando o ganhador do prêmio Nobel de Literatura, em 1925, George Bernard Shaw expressou sua opinião “Quem sabe, faz. Quem não sabe, ensina”, abriu-se uma falácia sobre a função do professor. Se naquela época a afirmação já não era coerente com a complexidade da atividade docente, hoje, em meados do século XXI, torna-se completamente infundada […]

A biblioteca escolar sob novo paradigma

Durante a  15ª Gestão (2009- 2011) do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de são Paulo, Oitava Região – CRB/8, o foco da Comissão de Educação foi voltado para a disseminação de um novo paradigma para a Biblioteca Escolar. O trabalho teve como embasamento o documento “Standards for the 21st Century Learner”, oficialmente traduzido para […]

A biblioteca escolar sob novo paradigma

Durante a  15ª Gestão (2009- 2011) do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de são Paulo, Oitava Região – CRB/8, o foco da Comissão de Educação foi voltado para a disseminação de um novo paradigma para a Biblioteca Escolar. O trabalho teve como embasamento o documento “Standards for the 21st Century Learner”, oficialmente traduzido para […]

A biblioteca escolar sob novo paradigma

Durante a  15ª Gestão (2009- 2011) do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de são Paulo, Oitava Região – CRB/8, o foco da Comissão de Educação foi voltado para a disseminação de um novo paradigma para a Biblioteca Escolar. O trabalho teve como embasamento o documento “Standards for the 21st Century Learner”, oficialmente traduzido para […]

Responsabilidade Socioambiental na Escola Viva (São Paulo / SP)

Do ponto de vista curricular, duas considerações ajudam a compreender o trabalho desenvolvido pela Escola Viva na área de responsabilidade socioambiental: 1 – Ele segue as diretrizes propostas pelo MEC. O Ministério da Educação considerou meio ambiente como tema transversal, entendendo assim que, pela sua complexidade e abrangência, não pode ser abordado por nenhuma disciplina […]

Psicomotricidade: Processo permite à criança se adaptar a ritmos e posturas diferentes, ampliando sua percepção do corpo

A psicomotricidade é um campo da pedagogia que engloba as interações do corpo humano com o exterior e estuda suas relações com o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Os conceitos complexos, que envolvem principalmente o desenvolvimento da coordenação motora, são explorados em uma série de atividades no Colégio Ápice, escola de ensino infantil no […]