fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Matérias

Nesta área você encontrará todas as nossas matérias e conteúdos repletos de dicas, notícias e atualidades vindo de gestores, diretores e coordenadores que são referência na área de atuação.  Confira aqui e fique por dentro das novidades!

Conteúdo sobre Matérias

Férias na escola: música, teatro e muita diversão para as crianças

Aproveitar o período de férias para estimular as habilidades artísticas e esportivas das crianças pode ser muito gratificante. Um espaço lúdico pode ser construído nas escolas e atrair os alunos que, muitas vezes, não têm a oportunidade de desfrutar de um ambiente tão rico e interativo quanto este. O Colégio São Domingos, em São Paulo, […]

EDUCAR 2011: Aspectos da cultura escolar que favorecem a inovação e a aprendizagem, segundo Philippe Perrenaud

O sociólogo suíço Philippe Perrenaud foi um dos destaques do 18º Educador (Congresso Internacional de Educação), realizado no âmbito da Educar 2011. Diante do questionamento se “A educação transforma ou reproduz a sociedade?”, Perrenaud apresentou condicionantes que interferem sobre o desenvolvimento dos estudantes. Considerado um dos principais pensadores da educação na contemporaneidade, o especialista lançou […]

A orientação sexual nas escolas públicas de São Paulo

A sexualidade nos remete à nossa origem (quem somos, de onde viemos, como fomos concebidos) e, consequentemente, à origem do próprio conhecimento, da curiosidade e da disposição para aprender.  Sexualidade tem a ver com identidade e com as infinitas maneiras de ser homem ou de ser mulher na sociedade e na cultura e com o […]

Entrevista/Sexualidade: “Há de se buscar o equilíbrio”

A educadora e especialista em sexualidade Marilza Arcanjo dos Santos Rodrigues, diretora do Colégio John Kennedy, em Pirassununga, interior de São Paulo, aborda, em entrevista abaixo, como trabalhar o tema com crianças e adolescentes no ambiente escolar e também com os familiares, a partir da experiência que vem desenvolvendo em torno do Projeto Equilíbrio Sexualidade. […]

Tutoria: uma prática educativa para a inclusão social

Quando o ganhador do prêmio Nobel de Literatura, em 1925, George Bernard Shaw expressou sua opinião “Quem sabe, faz. Quem não sabe, ensina”, abriu-se uma falácia sobre a função do professor. Se naquela época a afirmação já não era coerente com a complexidade da atividade docente, hoje, em meados do século XXI, torna-se completamente infundada […]

A biblioteca escolar sob novo paradigma

Durante a  15ª Gestão (2009- 2011) do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de são Paulo, Oitava Região – CRB/8, o foco da Comissão de Educação foi voltado para a disseminação de um novo paradigma para a Biblioteca Escolar. O trabalho teve como embasamento o documento “Standards for the 21st Century Learner”, oficialmente traduzido para […]

A biblioteca escolar sob novo paradigma

Durante a  15ª Gestão (2009- 2011) do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de são Paulo, Oitava Região – CRB/8, o foco da Comissão de Educação foi voltado para a disseminação de um novo paradigma para a Biblioteca Escolar. O trabalho teve como embasamento o documento “Standards for the 21st Century Learner”, oficialmente traduzido para […]

A biblioteca escolar sob novo paradigma

Durante a  15ª Gestão (2009- 2011) do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de são Paulo, Oitava Região – CRB/8, o foco da Comissão de Educação foi voltado para a disseminação de um novo paradigma para a Biblioteca Escolar. O trabalho teve como embasamento o documento “Standards for the 21st Century Learner”, oficialmente traduzido para […]

Responsabilidade Socioambiental na Escola Viva (São Paulo / SP)

Do ponto de vista curricular, duas considerações ajudam a compreender o trabalho desenvolvido pela Escola Viva na área de responsabilidade socioambiental: 1 – Ele segue as diretrizes propostas pelo MEC. O Ministério da Educação considerou meio ambiente como tema transversal, entendendo assim que, pela sua complexidade e abrangência, não pode ser abordado por nenhuma disciplina […]

Psicomotricidade: Processo permite à criança se adaptar a ritmos e posturas diferentes, ampliando sua percepção do corpo

A psicomotricidade é um campo da pedagogia que engloba as interações do corpo humano com o exterior e estuda suas relações com o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Os conceitos complexos, que envolvem principalmente o desenvolvimento da coordenação motora, são explorados em uma série de atividades no Colégio Ápice, escola de ensino infantil no […]

Raio X da inclusão escolar no Brasil

População de 4 a 17 anos com deficiência no Brasil: 2.480.074 (Fonte: IBGE Pnad 2009) Total de crianças e jovens com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação matriculados em escolas públicas e privadas: 702.603. Crescimento de 10% em relação a 2009, quando o número era 639.718. (Fonte: Censo Escolar 2010 – INEP) Em […]